Obra inédita do artista nordestino Charles Lessa pode ser visitada no Instituto Ling até o dia 3 de junho

O mural de grandes dimensões, que traz uma narrativa pictórica com referências da infância e da adolescência do cearense na região do Cariri, pode ser conferido com entrada franca de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

A intervenção inédita criada pelo artista cearense Charles Lessa na parede de entrada do Instituto Ling pode ser conferida com entrada francade segunda a sábado, das 10h30 às 20h. A obra ficará disponível para visitação até o dia 3 de junho, quando então será apagada, abrindo espaço para uma nova produção de outro artista nordestino, convidado pelo curador Bitú Cassundé.

O mural traz uma narrativa pictórica com lembranças da infância e da adolescência de Lessa, resgatando momentos sensíveis de seu passado, como o luto após a morte de sua mãe. “Havia a preocupação de levar um tema tão soturno para um ambiente tão vivo, mas acho que é justamente esse encontro que eu quero provocar no público“, conta o artista.

A pintura é composta por três desenhos sobrepostos. A imagem central é a representação de três pessoas velando um corpo. Nas laterais, há a representação de um sonho de um lado e, do outro, um corpo-barco, de uma mãe, que serve como suporte para as crianças navegarem no rio da vida.

PUBLICIDADE

Em todas elas, há elementos que remetem à região do Cariri, no Ceará, como os brinquedos, as feiras, as cores e as ritualidades no entorno do sagrado. “Ele atravessa tudo isso por referências da cultura contemporânea, do mangá, das revistas em quadrinhos, da publicidade, da mídia“, comenta o curador. 

Desenvolvido em um espaço com seis metros de largura e quase três de altura, o trabalho levou cinco dias para ser executado. Os bastidores da produção, que puderam ser acompanhados em tempo real por quem passou pelo Instituto Ling durante o mês de abril, foram registrados em um minidocumentário, feito pela produtora Eroica Conteúdo, que está disponível no canal do YouTube do centro.

A intervenção artística faz parte da segunda temporada do projeto Ling Apresenta que, até o fim de 2023, ainda receberá outros três artistas do Nordeste, convidando cada um deles a criar obras a partir de novas perspectivas sobre as suas origens, acessando memórias, a ancestralidade e a cultura popular.

PUBLICIDADE

O Ling Apresenta tem realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

Charles Lessa levou cinco dias para fazer a obra na parede de entrada do Instituto Ling 
Crédito da foto: Eroica Conteúdo

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Ling apresenta: Charles Lessa, com intervenção artística inédita
Artista: Charles Lessa
Curadoria: Bitú Cassundé
Período de visitação: até o dia 3 de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Sobre o artista 
Charles Lessa 
(Crato, CE, 1993) é artista visual licenciado pela Universidade Regional do Cariri – URCA e desenvolve trabalhos em pintura, com desdobramentos na arte urbana e na escultura. Participou de exposições individuais e coletivas, como Que na próxima existência se houver eu nasça girafa, no CCBNB, em Cariri (2019), e Viagem à aurora de um novo mundo, na galeria b_arco, em São Paulo (2020), e no 72º Salão de Abril, em Fortaleza (2021). Também participou de edições do Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana e foi artista pesquisador no Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes em 2021. Em 2022, foi indicado ao Prêmio Pipa.

PUBLICIDADE

Sobre o curador
Bitu Cassundé (Várzea Alegre, CE, 1974) foi curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará de 2013 a 2020 e coordenou o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema da Artes de 2013 a 2018. Também integrou a equipe curatorial do projeto À Nordeste, no SESC 24 de Maio, em São Paulo (2019), juntamente com Clarissa Diniz e Marcelo Campos; participou da equipe curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural de São Paulo (2008 a 2010); e dirigiu o Museu Murillo La Greca, em Recife (2009 a 2011). Em 2015, participou da 5ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, da equipe curatorial do 19º Festival Videobrasil e do Projeto Arte Pará. Com Clarissa Diniz, formou a coleção contemporânea do Centro Cultural Banco do Nordeste, vinculado ao projeto Metrô de Superfície. Em 2022, foi curador da exposição Antonio Bandeira: Amar se Aprende Amando, na Pinacoteca do Estado do Ceará. Suas últimas pesquisas se dedicam a investigar as relações de trânsito entre as regiões norte e nordeste do Brasil, com ênfase nos ciclos econômicos, nos fluxos migratórios e nas conexões entre vida, desejo e arte. Questões relacionadas à subjetividade, confissão, intimidade e biografia também integram suas pesquisas. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado em Artes na UFPA e vive entre Crato e Belém.

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
VivaFoto

PUBLICIDADE