Ana Flávia Fazão e Alexandre Ritter ministram masterclass de piano e música de câmara no Instituto Ling

A atividade, destinada a ouvintes e a alunos executantes de nível intermediário ou avançado, acontece nesta sexta-feira, dia 2 de junho, das 14h às 17h

Em uma parceria inédita com o Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, o Instituto Ling recebe a Masterclass de Piano e Música de Câmara, ministrada pela pianista goianiense Ana Flávia Frazão e o contrabaixista gaúcho Alexandre Ritter. A atividade é destinada a estudantes de piano que queiram trabalhar com música de câmara, para duos, trios ou em outras formações que utilizem ou não o piano. Com vagas para alunos ouvintes e para executantes de nível intermediário ou avançado, o encontro acontece nesta sexta-feira, dia 2 de junhodas 14h às 17h. As inscrições para a atividade custam R$ 30 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

A goianiense Ana Flávia Frazão fez mestrado e doutorado, obtendo nota máxima da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha

Sobre os ministrantes
Ana Flávia Frazão é pianista e professora associada da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) na área de piano e música de câmara. Com ampla experiência como docente, é frequentemente convidada para ministrar cursos e masterclasses em diversas universidades, centros de música e festivais, a exemplo das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e da Paraíba, Festival Internacional de Música de Câmara Maestro Dante Valledor e Simpósio de Música de Câmara do Teatro Argentino, em La Plata, na Argentina. Por vários anos, também foi professora no Festival Internacional de Inverno da Universidade de Santa Maria. Natural de Goiânia, formou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG) e fez mestrado e doutorado, obtendo nota máxima da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde morou por oito anos.

Alexandre Ritter é contrabaixista e desenvolve desde 2000 trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro fundador da Bach Society Brasil e contrabaixista na Bach Brasil. Recebeu os títulos de doutor e bacharel em Performance pela Universidade da Georgia, nos EUA, e participou do mestrado em Performance na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Ganhou diversas bolsas de estudo, entre elas na Academia Musical de Chiggiana, na Itália; Toronto Summer Music Academy, no Canadá; e na  Escola de Artes da Carolina do Norte, nos EUA. Tocou em orquestras nas Américas do Norte e Sul, incluindo orquestras nos EUA, como a ARCO Chamber Orchestra, as Sinfônicas de Savannah, Charleston, Greenville, Athens, Macon e Augusta. No Brasil, esteve na formação das Orquestra Sinfônicas do Paraná (OSINPA) e de Porto Alegre (OSPA), além da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Orquestra Unisinos.

PUBLICIDADE

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Masterclass de Piano e Música de Câmara
Com a pianista goianiense Ana Flávia Frazão e o contrabaixista gaúcho Alexandre Ritter
Dia 2 de junho, sexta-feira, das 14h às 17h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições

R$ 30,00

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

PUBLICIDADE

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Isaias Mattos

PUBLICIDADE