Arthur Barbosa celebra 30 anos de carreiracomo compositor com reestreia de OperitaVioloncello

Primeira ópera no mundo com orquestra de cellos tem apresentação no dia 9 de maio, às 20h, no Theatro São Pedro

Aguardada como uma das grandes obras da temporada erudita em Porto Alegre, Operita Violoncello reestreia no dia 9 de maio (terça-feira), no Theatro São Pedro. Composta pelo maestro Arthur Barbosa, com libreto do poeta Álvaro Santi,a ópera de câmara em um atonarra a história de Maria, mulher que se dedica totalmente ao violoncelo, seu grande amor, mas que se vê apaixonada por um homem pela primeira vez. Logo, o instrumento de cordas assume a forma humana, criando um triângulo amoroso.

Em cena, regendo uma orquestra formada por um conjunto de cellistas e um percussionista, Barbosa terá o desafio de garantir um toque de latinidade à formação operística. Tal recurso expressivo é algo inusitado que foge totalmente ao registro convencional, onde tango e ritmos do sul do Brasil, como a milonga, dialogam com as artes plásticas, o teatro e a dança.

A concepção de Operita Violoncello seguiu a lógica de todo processo criativo. Inicialmente, Arthur Barbosa estudou o repertório dos cellos, aspecto que considera inédito na obra, pelo fato de ser composta somente para um conjunto deste instrumento: “Eu já tinha o enredo da ópera, mas foi Álvaro que desenvolveu essa história de amor entre três personagens. Ele fez o poema e eu transformei em música. E colocar notas em letras é um processo longo e trabalhoso, uma vez que eu tenho que colocar nota por nota em cada sílaba, e em cima disso ainda vem toda a orquestração”.

Dirigida por Jacqueline PinzonOperita Violoncello é protagonizada pelos tenores Angela Diel Daniel Germano e pelo ator-bailarino Raul Voges, que também assina as coreografias. O elenco conta, ainda, com as participações das atrizes-bailarinas Geórgia Reck e Iessa Medeiros. Para a formação instrumental, Arthur Barbosa convidou Estela Deunisio, Isadora Gehres, Jonathan Santos, Martina Ströher, Milene Aliverti, Murilo Alves, Paula Schäffer, Philip Mayer, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira, além do percussionista Jorge Matte.

A concepção cênica de Operita Violoncello busca abandonar o padrão de ópera convencional, onde solistas, coro e corpo de baile ocupam lugares estanques e de modo compartimentado. Outro diferencial desta montagem diz respeito ao modo como a encenação reposiciona os cantores. Migra-se de um formato operístico convencional para uma configuração onde os cantores e o ator solista são fundamentais no desenrolar da ação. Ou seja, os solistas não apenas usam sua virtuose vocal, como passam a ser ativos corporalmente em toda a movimentação e coreografias executadas no palco. Eles cantam, dançam e representam, como ocorre em óperas na contemporaneidade, a qual está fortemente influenciada pela linguagem do teatro musical”, explica Jacqueline.

Jubileu de Prata da Ospa
Esta não é a primeira incursão de Arthur Barbosa neste gênero, que participou de estreias de suas obras com orquestras no Brasil e em países como os Estados Unidos, Espanha, França e Chile. Este ano comemora jubileu de prata como membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), onde desde 2014 ocupa o cargo de regente da OSPA Jovem. Operita Violoncellovem este ano para coroar estas efemérides.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística, Composição e Regência:
 Arthur Barbosa
Libreto: Álvaro Santi
Encenação: Jacqueline Pinzon
Solistas: Angela Diel (mezzo soprano) e Daniel Germano (baixo)
Ator-bailarino: Raul Voges
Atrizes-bailarinas: Geórgia Reck e Iessa Medeiros
Orquestra de violoncelos: Estela Deunisio, Isadora Gehres, Jonathan Santos, Martina Ströher, Milene Aliverti, Murilo Alves, Paula Schäffer, Philip Mayer, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira
Percussão: Jorge Matte
Coreografia e cenografia: Raul Voges
Figurinos: Antonio Rabàdan
Iluminação: Maurício Moura
Fotografia: Cláudio Etges
Vídeos: Maurício Casiraghi
Assessoria de imprensa: Roberta Amaral
Produção executiva: Lorena Sanchez
Direção de produção e realização: Lu Bitello/Engenho da Arte

SERVIÇO
Operita Violoncello
Quando: 
9 de maio | Terça-feira | 20h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico)
Ingressos: R$35 a R$90
Ingressos antecipados: https://theatrosaopedro.eleventickets.com

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Claudio Etges

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Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.