Música espanhola, dança flamenca e castanholas no próximo Domingo Clássico com Orquestra da Ulbra

02.04.23: Abertura da temporada 2023 dos Domingos Clásscios com Orquestra de Câmara da Ulbra no Leopoldina Juvenil em Porto Alegre. Foto Eduardo Seidl/Fototaxia/DonaFlorCom

Espetáculo será no dia 7 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca. Programa terá suítes de Hofmann, Nielsen e Albeniz, com participação de Daniele Zill, nas castanholas

No dia 7 de maio, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. Desta vez, o programa terá a apresentação de suítes de três compositores: Isaac Albeniz, Hubertus Hofmann e Carl Nielsen.

O espetáculo inicia com Suíte para Cordas, de Hofmann, pianista e compositor alemão, que veio para Porto Alegre em 1962. Atuou primeiro como pianista da OSPA, e a partir de 1968 tornou-se professor do IA-UFRGS. Seu estilo composicional tem uma base tonal tradicional com elementos das vanguardas européias do século XX e da música popular, como o jazz e o tango. 

Em seguida, a Orquestra apresenta Pequena Suíte para cordas, composta quando Nielsen tinha 22 anos e era ainda estudante do Conservatório Real da Dinamarca. A obra teve grande sucesso em sua estreia. O compositor, que era violinista, participou tocando na orquestra. Em uma entrevista dada por Nielsen em 1918, ele disse que cada movimento tinha um subtítulo que faria referência a deuses da mitologia greco-romana: “As Danaides”, “Dança das Cárites” e “A Procissão de Baco”.

PUBLICIDADE

Para encerrar o concerto, a Orquestra da Ulbra apresenta Suíte Espanhola, de Albeniz – grande representante do nacionalismo musical espanhol em fins do século XIX. Para essa obra, a Orquestra recebe Daniele Zill, que fará uma performance de dança flamenca, com castanholas, abanico, mantón e bata de cola. 

Considerado um de seus melhores trabalhos, a Suíte Espanhola reflete o espírito da música hispânica tradicional. Ao se utilizar de ritmos, melodias e instrumentos típicos da Espanha, ajudou a definir uma sonoridade única e inconfundível.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO 
Data: Domingo (7/5) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca *Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou roupas em bom estado.

PUBLICIDADE

PROGRAMA: SUÍTES
Hubertus Hofmann: Suíte para Cordas
Carl Nielsen: Pequena suíte para cordas 
Isaac Albeniz: Suíte espanhola  – Participação de Daniele Zill (castanholas)   

REGÊNCIA: Tiago Flores

Este concerto foi viabilizado com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Seidl

PUBLICIDADE