Porto Alegre Consort apresenta neste sábado, 12/11, às 20h, O Projeto Viva Vivaldi, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre

O concerto é uma saudação, uma reverência a um dos compositores mais importantes da história da música, Antônio Lúcio Vivaldi

Sob a regência do maestro Diego Schuck Biasibetti, orquestra, coro e solistas cantores interpretam as obras Gloria e Dixit Dominus de Vivaldi. São obras do séculos XVII e XVIII – música antiga – especialidade do grupo Porto Alegre Consort, e embora sejam de tempos tão distantes, o significado e atração são atemporais e podem ser sentidos assim que a performance inicia, um verdadeiro convite à reflexão, à abstração do corre, corre, ao deleite.  

Os solistas do concerto são: Andiara Mumbach e Larissa Ramos – sopranos; Angel Diel – mezzo-soprano; Felipe Bertol – tenor e Ricardo Barpp – baixo-barítono. Na preparação vocal Gisa Volkmann.

O espetáculo tem entrada franca e será transmitido ao vivo pelo canal de Youtube do grupo.

SERVIÇO
O que: Viva Vivaldi com Porto Alegre Consort
Regência: Diego Schuck Biasibetti
Solistas: Andiara Mumbach e Larissa Ramos – sopranos; Angela Diel – mezzo-soprano; Felipe Bertol – tenor e Ricardo Barpp – baixo-barítono. Preparação Vocal: Gisa Volkmann.
Quando: 12 de novembro de 2022 – sábado
Hora: 20h
Local: Catedral Metropolitana de Porto Alegre – Centro Histórico
Transmissão Ao Vivo: https://www.youtube.com/channel/UCeDLwlJuFeCdOOf-pGEz1zg

*este evento disponibiliza medidas de acessibilidade física e de conteúdo.

Lei de Incentivo à Cultura
Apoio: Catedral Metropolitana de Porto Alegre e Império Persa
Produção Cultural: Atmosfera Produtora
Patrocínio: Grupo Zaffari
Realização: Porto Alegre Consort, Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, Governo Federal Pátria Amada Brasil.
Assessoria de comunicação e imprensa: Ester Chaves / Atmosfera Produtora – (54) 9 99987307

SAIBA MAIS, SOBRE O ELENCO:

Porto Alegre Consort:
Grupo vocal e instrumental que se dedica a interpretação da Música Antiga de compositores do século XVII e XVIII como Bach, Haendel e Vivaldi.
Surgiu em 2017, mas sua história começou bem antes, em 1996, com o Coral Porto Alegre que após juntar-se a um grupo de instrumentistas passou a se chamar Porto Alegre Consort.
Programas expressivos fazem parte da trajetória do grupo como a realização dos projetos Bach Natürlich, com obras de Johan Sebastian Bach, especial de Páscoa com a apresentação da Paixão

Segundo São João também de Bach e o projeto Alte Musik com a interpretação da grandiosa obra O Messias de Handel e agora, o projeto Viva Vivaldi.

Regência:
Diego Schuck Biasibetti é violoncelista, gambista e regente.

Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer.
Foi violoncelista, solista, nas extintas Orquestra Unisinos-Anchieta e Orquestra Sinfônica da UCS. Gravou quatro Cds como violoncelista na orquestra do 18º, 19º, 20º e 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, sob direção de Luis Otávio dos Santos. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e regente do Porto Alegre Consort e Coral Porto Alegre.

Solistas:

Andiara Mumbach – soprano
Andiara Mumbach é bacharel em canto lírico pela UFSM, ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara.
Já atuou junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara Teatro São Pedro, Orquestra UNISINOS, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Camerata Antiqua de Curitiba. Integra os duos Folclore Lírico e Lachrimae, e os grupos Porto Alegre Consort e Sacra Harmonia.

Larissa Ramos – soprano
Larissa Ramos é Soprano docente em Música e Canto. Estuda Canto e Ópera com o Tenor Alan Fischer (EUA) e com a Soprano Elisa Machado (Brasil).
Agrega em seu currículo a Premiere Opera Vocal Arts Institute (POVAI); FEMUSC; Gramado In Concert; Saarburg Festival (Alemanha) e o Royal Opera House de Londres.

Angela Diel – mezzo-soprano
Angela Diel destaca-se entre as vozes brasileiras mais apreciadas no Brasil e no exterior. Segundo o crítico Guido Borgomanero, de Curitiba, “…possui uma bela voz, de timbre aveludado, bem calibrada, de puro metal, que não deixa de encantar e deleitar todos aqueles que têm a sorte de ouvi-la.”
Sua intensa atividade em recitais leva-a às mais prestigiosas salas de concerto do Rio Grande do Sul, seu Estado de origem, e de muitos Estados do Brasil além da Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, França, Chile, Bélgica, Luxemburgo, acompanhada por célebres pianistas, com ênfase para o repertório alemão e brasileiro.

Felipe Bertol – tenor
Felipe Bertol
 é Bacharel em Música (UFRGS), fez residência artística com Sofia Lourenço (ESMAE/Portugal), foi integrante do Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Foi solista na “Mass” de Leonard Bernstein e das óperas A Flauta Mágica, La Traviata e O Cavaleiro da Rosa. Cantou nas produções de A Viúva Alegre, La Scala di Seta, Bastien und Bastienne, Così fan tutte e Elixir do Amor. Cantou L’Étoile, Il Mondo della Luna, Ba-ta-clan e Viva la Mamma.

Ricardo Barpp – baixo-barítono
Ricardo Barpp 
é graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Finalista do VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas em São Paulo. Solista de óperas e concertos junto à Ospa, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra Unisinos Anchieta. Atuou na ópera cômica As Sete Caras da Verdade, de Nico Nicolaievsky e do Primeiro Festival de Música Antiga de Porto Alegre.

Preparação Vocal:
Gisa Vokmann

Tem grande experiência em trabalho com grupos vocais. Foi ministrante de oficinas de canto coral e técnica vocal pelo Brasil e Venezuela.  Tem formação em canto e piano pelo Conservatório de música de Blumenau (Brasil).
Recebeu diversos prêmios consecutivos em interpretação, além do voto popular e das primeiras colocações nos Festivais Internacionais de Coros em POA, junto aos corais TRT, 25 de julho, Mandrialis e AABB. Com o Coral Porto Alegre e Orquestra, sob a Regência de Ernani Aguiar, recebeu o Prêmio Açorianos 2000 (POA/RS), categoria CD Erudito: Novenas – Padre José Maurício Nunes Garcia. Atualmente trabalha junto ao Porto Alegre Consort como preparadora vocal e ensaiadora.

Programa:
Antonio Lúcio Vivaldi (1678-1741)
GLORIA RV 589 –
DIXIT DOMINUS – RV 594 (Salmo 109 Vulgata)

Informações para Imprensa:
Ester Chaves – Atmosfera Produtora

Fotos:
Lucia Moreira

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.