Oficina de Artes e Bordado capacita mulheres de Montenegro e promove exposição artística com suas criações

Patrocinado pela Braskem, iniciativa tem 150 vagas e será realizada pelo Atelier & Escola Fernanda Nadal; as inscrições estão abertas

Um projeto para capacitar mulheres em vulnerabilidade social. Assim será a Oficina de Artes e Bordados, que acontecerá de 3 a 12 de novembro em Montenegro. São 150 vagas divididas em três oficinas de bordado em pedrarias. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/aWFw6MUuNyRhwGkq7, ou diretamente na Estação da Cultura de Montenegro. Podem participar mulheres a partir dos dezesseis anos, moradoras de Montenegro e região.

Essa iniciativa integra uma série de investimentos em ações sociais realizadas pela Braskem até o final de 2022 e que está impactando mais de 5 mil pessoas. Queremos promover o desenvolvimento sustentável, a economia circular e o crescimento socioeconômico das comunidades onde estamos inseridos. Com a Oficina de Artes e Bordados, reforçamos o nosso compromisso regional, gerando não apenas emprego e renda, mas oportunidades para essas famílias”, afirma o gerente de relações institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

Estão previstas dezesseis horas em cada oficina, combinadas com palestras sobre desenvolvimento sustentável e economia circular, que acontecerão durante as próprias formações. O projeto prevê ainda, no dia do seu lançamento, a entrega de kits de bordado, compostos por tecido, agulha, fio e pedrarias, às mulheres beneficiadas pelas oficinas, para que elas possam iniciar a criação das suas primeiras peças após a qualificação recebida. Além disso, receberão cartilhas com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dez pontos de bordado em pedraria, formas de arremate e utilização de sacolas plásticas para confecção de bordados.

PUBLICIDADE

Estou muito feliz por desenvolver este projeto, capacitar tantas mulheres para o mercado de trabalho e levar arte à vida de cada uma delas. Agradeço a Braskem por acreditar e confiar nesta ação. Com certeza será uma iniciativa de impacto sociocultural em Montenegro e região”, afirma Fernanda Nadal, fundadora da a fundadora do Atelier & Escola Fernanda Nadal.

Ao final do processo de formação, que acontecerá no dia 12 de novembro, das 09h às 12h, haverá uma exposição com as criações das alunas, para que permaneça na comunidade a arte desenvolvida por elas. Neste dia, serão entregues certificados para comprovação da formação recebida. E para o encerramento, haverá apresentações musicais com artistas locais. Oficina de Artes e Bordado tem o patrocínio da Braskem, será desenvolvida pelo Atelier & Escola Fernanda Nadal e produzida pela Amora Produções Culturais, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Atelier & Escola Fernanda Nadal atua desde 2004, criando e ensinando a arte de bordar em criativos projetos que envolvem o universo das artes visuais. Formou dezenas de alunos em todo o Brasil, em workshops e cursos em Ponta Grossa/PR, Curitiba/PR e São Paulo/SP. Realiza cursos online beneficiando mulheres brasileiras e em diversos países. Fernanda é idealizadora e professora do projeto social Bordado com Amor, que capacitou mulheres para o mercado de trabalho, e criadora do Clube de Bordado em Pedraria FN, primeiro clube de assinatura nesta área na América Latina. Em 2021, foi convidada para participar da Exposição “A Arte da Moda”, ao lado de nomes como Dior e Chanel, no Farol Santander, em São Paulo.

PUBLICIDADE

OFICINA DE ARTES E BORDADO
de 3 a 12 de novembro
Estação da Cultura de Montenegro (Rua Osvaldo Aranha, 2215 – Centro)
Público-alvo: mulheres a partir dos 16 anos de idade
Temática: bordado em pedraria
Vagas: 150 (50 por oficina)
Inscrições: https://forms.gle/aWFw6MUuNyRhwGkq7
ou diretamente na Estação da Cultura de Montenegro

Informações: (51) 9.8057-0832

FICHA TÉCNICA
Realização: Atelier & Escola Fernanda Nadal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo
Patrocínio: Braskem S.A.
Produção Executiva: Amora Produções Culturais
Vídeos: Lisi Kieling
Fotografia: Ana Chini

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE