Maestro Antônio Borges-Cunha celebra 70 anos com concerto no Palco Bell’Anima e Theatro São Pedro

Dentro das comemorações, Borges-Cunha apresenta seu lado compositor com o lançamento de três singles

Para celebrar os 70 anos do maestro Antônio Borges-Cunha, a Bell’Anima Produções Artísticas, com apoio do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, apresenta no dia 29 de outubroTheatro São Pedro, um concerto totalmente dedicado à sua produção. O espetáculo reunirá seus filhos Vagner e Moisés Bonella Cunha, que vem especialmente dos Estados Unidos para a homenagem; os pianistas Celso Loureiro Chaves Ney Fialkow; o percussionista Ernesto Fagundes e uma orquestra formada por 30 músicos, incluindo estudantes do curso de Música da UFRGS. No dia 22 de outubro, a apresentação ocorre no Palco Bell’Anima, localizado no Recanto Maestro, distrito de São João do Polêsine, região Central do Estado.

Integrando às comemorações dos 70 anos, Borges-Cunha estreia nas plataformas de streaming com três singlesWAAncient Rhythm e InstalaSom, composta em diferentes períodos de suas de sua trajetória. O primeiro single Ancient Rhythm, lançado no último dia 7 de outubro, foi gravado ao vivo na Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), com Orquestra de Cordas, quatro clarinetes e cinco percussionistas, sob regência de Harvey Sollberger em 16 de fevereiro de 1994.

Para o compositor e professor Celso Loureiro Chaves, “na obra de Cunha, Ancient Rhythm é como um lançamento de paradigmas, logo solidificados. Os recursos obtidos aqui – a música ritualizada, a violência sonora que se evapora no ar, o drama conquistado através da estrutura solidamente executada – passam a inundar as suas outras obras, construindo e dando forma a um estilo pessoal bem definido”.

WA para violão e percussão chegará às plataformas no dia 14 de outubro com interpretação de Paulo Inda (violão) e Samir Hatem (percussão). WA é uma palavra japonesa que significa harmonia, resultante do desejo de fusão e complementação de forças aparentemente antagônicas. Inda e Hatem atuam também como vocalistas, utilizando como texto dois haikais do poeta japonês Matsuo Bashô (1644-1694) e fragmentos de um Eugen Gomringer (1925), publicado em 1983. Wa foi composta em 2001 sob encomenda do violonista Fábio Shiro Monteiro.

No dia 28 de outubro é a vez de InstalaSom para flautas indígenas, ocarinas, flautas transversas, clarinete, trombone, piano e percussão. A obra foi gravada em agosto de 1989 por Marcelo Sfoggia, com a participação de Artur Elias Carneiro (zampoña e quena), Ana Lúcia Louro e Rodrigo Carraro (flauta transversal), Eldad Chapper (clarinet), Julio Rizzo e Herbert Moreira (trombones), Carlo Pianta (ocarina e percussão), Guenther Andreas Leyen e Gideon Babalola Idowu (percussão) e Dúnia Elias (piano).

InstalaSom foi concluída somente em 1989 pelo estímulo da artista plástica Maia Mena Barreto. Ela propôs a realização de uma instalação em que objetos fazem referência à sonoridade e à estrutura da música e vice-versa (objetos primitivos: porongos, barba-de-pau e ferro). No catálogo da instalação de Maia, escrevi que InstalaSom é mais que a integração entre música e artes plásticas. É principalmente a integração de culturas e valores aparentemente opostos. A cultura ocidental representada por instrumentos musicais de tradição europeia vai ao encontro da cultura primitiva, apresentada através dos instrumentos musicais indígenas e pelo material básico utilizado pela artista plástica”, conta o maestro.

E no dia 21aniversário de Antônio Borges-Cunha, será lançado em seu canal no YouTube (youtube.com/ACBorgesCunha) o clipe de Monólito, composição de 1980 para acordeon. Dirigido por Rodrigo Alencastro, o vídeo revela a intensa e solitária figura do maestro com seu acordeon, imerso em suas partituras e acordes. Monólito foi captado por Reveber Filmes, no Transcendental Audio, em 2021, e gravado e mixado por Leo Bracht.

UMA VIDA DEDICADA À MÚSICA

Por 20 anos, Cunha esteve à frente da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, e, por 17, da Orquestra Sesi/Fundarte. Paralelamente, até hoje, colabora com a formação de gerações de músicos e pesquisadores no Instituto de Artes da UFRGS, nos âmbitos da graduação e pós-graduação. O concerto que festeja suas sete décadas de vida, no entanto, foca em uma terceira faceta do artista, talvez menos conhecida: a de compositor. São 40 anos de produção, com obras que há um tempo não são apresentadas, e cujas gravações apenas recentemente têm sido disponibilizadas nas plataformas digitais. 

Refletindo sobre minhas origens, sobre o estilo de vida quase primitivo de minha infância, talvez meu interesse por sons e timbres desvinculados do contexto melódico tenha raízes na minha convivência diária e direta com a natureza e com os animais”, releva Antônio Borges-Cunha no encarte do CD “Pedra Mística” (2000), que registra algumas de suas obras autorais. Nascido em Bom Jesus, em 1952, Cunha iniciou-se no ofício da composição na década de 1980. Ao longo desse percurso, desenvolveu seu idioma composicional peculiar, integrando culturas e valores aparentemente antagônicos.

O concerto “Maestro Cunha 70 anos” inclui obras escritas em momentos distintos da trajetória do compositor, para diferentes formações: “InstalaSom” (1982-1989), para flautas de bambu, ocarinas, flautas transversa, clarinetes, trombones, percussão e piano; “Noturno para Chopin: in memoriam” (1999), para piano e acordeão; e “Tempo e Memória” (2015), para piano, acordeão, violino, bombo leguero e outros instrumentos de percussão. O programa encerra com a participação dos dois filhos músicos de Cunha, com a interpretação do “Concerto para violino e orquestra de câmara” (2005), de Vagner, tendo Moisés como solista.

Antônio Borges-Cunha participará ainda como compositor e maestro convidado da OSPA no dia 12 de novembro. O programa inclui a estreia da versão sinfônica de seu “Concerto para viola e orquestra”, tendo a instrumentista bielorrusa Darya Filippenco como solista.

SERVIÇO
Maestro Antônio Borges-Cunho em concerto – 70 anos de vida
SÃO JOÃO DO POLÊSINE
Palco Bell’Anima (Rua Oniotan, s/nº – Recanto)
Quando: 
22 de outubro | Sábado
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 100,00 (inteiro) e R$ 50,00 (meia-entrada)
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/maestro-cunha-70-anos/1741697

Ingressos na Loja Dullius (Estrada Recanto Maestro, 1889)

A bilheteria do Palco Bell’Anima abre somente no dia do show, a partir das 18h

PORTO ALEGRE
Theatro São Pedro (Rua Marechal Deodoro, s/nº – Centro Histórico)
Quando: 
29 de outubro | Sábado
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30 (galeria) e R$ 15 (meia-entrada) | R$ 50 (camarote lateral) e R$ 25 (meia-entrada) | R$ 70 (camarote central) e R$ 35 (meia-entrada) | R$ 90 (plateia) | R$ 45 (meia-entrada)
Ingressos antecipados: https://teatrosaopedro.rs.gov.br/maestro-cunha-70-anos

Na bilheteria do Theatro São Pedro: duas horas antes do espetáculo

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

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Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.