Mendelssohn e Bossa Nova no próximo Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra

Acompanhada por um naipe de sopros, Orquestra da Ulbra apresenta obras de Tom Jobim, Vinícius e Baden Powell no domingo (9/10), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca

O compositor alemão Felix Mendelssohn (1809 – 1847), importante representante da primeira fase do período Romântico, e alguns dos mais expoentes nomes da Bossa Nova integram o repertório do próximo concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra. Com regência de Tiago Flores, o Domingo Clássico será no dia 9/10, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.

Na primeira parte do programa, a Orquestra executa as Sinfonias para Cordas nºs 1 e 6 do compositor alemão. As obras foram compostas em um período de intensa atividade de Mendelssohn e trazem inspiração em Bach, Hendel, Mozart Bethooven e Weber, com características do romantismo inicial. 

Já na segunda parte do concerto, o grupo recebe o reforço de um naipe de sopros formado por flauta, clarinetas, trompa, trompete e trombones, além de bateria para apresentar músicas do gênero que nasceu no Brasil na década de 1950. Com arranjos de Alexandre Caldi, serão apresentadas Wave, Desafinado, Águas de Março e Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim; Se Todos Fossem Iguais a Você, de Tom e Vinícius de Moraes; Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinícius; e O Pato, de Neuza Teixeira e Jaime Silva.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 
DOMINGO CLÁSSICO 
Data: Domingo (09/10) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado.

PROGRAMA: 
FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY: Sinfonia para cordas nº 1, em Dó M
FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY: Sinfonia para cordas nº 6, em Mi bemol
TOM JOBIM: Wave
TOM JOBIM E NEWTON CARDOSO: Desafinado
TOM JOBIM: Águas de Março
TOM JOBIM E NEWTON CARDOSO: Samba de uma nota só 
TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAES: Se Todos Fossem Iguais a Você
BADEN POWELL E VINÍCIUS DE MORAES: Canto de Ossanha
NEUZA TEIXEIRA E JAIME SILVA: O Pato

Arranjos: Alexandre Caldi
Regência: Tiago Flores

Este concerto foi viabilizado com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Seidl

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Música, Orquestra de Câmara da Ulbra e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.