Samira Calais lança livro na CCMQ nesta Sexta – 07/10

O que mais mudou no seu dia a dia durante a pandemia de Covid-19? Como a sua vida foi alterada? O que você começou a fazer que não fazia antes?

Nos últimos anos, desde que entramos em isolamento social em 2020, as rotinas mudaram drasticamente. Havia as pessoas que tinham medo do contágio por uma doença até então desconhecida e havia também aquelas que duvidavam da letalidade do vírus. O fato é que num país plural e desigual como o Brasil, as diferentes faces e cenas da pandemia não caberiam aqui neste parágrafo, seria necessário um livro.

Pensando nas situações cotidianas trazidas pela pandemia, em 2021 a escritora mineira Samira Calais lançou o livro “Cenas da Pandemia” (Editora Feminas – 72 p., R$40), que reúne crônicas e ilustrações que retratam as novas cenas que passaram a fazer parte da vida das pessoas com a chegada do isolamento. Com diálogos e crônicas que vão desde as dificuldades financeiras, os obstáculos das aulas online ou até os relacionamentos em tempos de isolamento, Samira Calais mostra, em um recorte de tempo, a realidade com um olhar despido de críticas, mas expondo as desigualdades sociais que a pandemia trouxe à tona. As ilustrações do livro são da artista porto-alegrense Bruna Miranda, que complementam a construção do cenário de distanciamento, traduzindo em imagens pessoas comuns em suas dores e conquistas em época de Covid-19.

Como o lançamento oficial do livro aconteceu no auge da pandemia, em março/2021, os primeiros eventos foram feitos online. Desde novembro de 2021 estão sendo realizados eventos presenciais de lançamento e a cidade de Porto Alegre, terra natal da ilustradora Bruna Miranda, foi carinhosamente colocada no roteiro.  

PUBLICIDADE

O evento acontecerá na Casa de Cultura Mário Quintana e contará com uma conversa sobre a produção de um livro sobre o isolamento, feito em total isolamento. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos com a autora Samira Calais e a ilustradora Bruna Miranda. A mediação ficará por conta da atriz porto-alegrense Paula Souza

Cenas da Pandemia – Um livro sobre o isolamento, produzido em isolamento
Data: 07/10
Horário: 18h às 20h (depois das 20h não é permitida a entrada)
Local: Casa de Cultura Mário Quintana – Mezanino
Endereço: R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre

SOBRE A AUTORA

PUBLICIDADE

Samira Calais é mineira de Conselheiro Lafaiete e vive em São Paulo desde 2011. Jornalista e escritora, é autora do livro “Cenas da Pandemia“, que foi indicado como leitura em matérias das revistas Cláudia e Raça e em sites como Catraca Livre e Hypiness. Já teve textos publicados nos “Cadernos Negros”, na Coletânea “Elas e as Letras” e em diversas antologias, revistas e blogs. É também cofundadora do Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá e já participou de eventos como a Flip de 2019 e a Bienal Internacional do Livro de SP de 2022. Este ano estará presente novamente na Flip, para divulgar seu livro “Cenas da Pandemia” e também para participar de eventos com o Coletivo Flores de Baobá.

SOBRE A ILUSTRADORA

Bruna Miranda é uma artista de Porto Alegre/RS, formada em Design de Moda e que atualmente cursa Arte Visual na UFRGS. Trabalha no Crocco Studio Design e fez parte da montagem da obra da artista Heloísa Crocco que participou da SP – Arte em 2022. Bruna faz ilustrações digitais, como as que estampam o livro, mas também desenha à mão, utilizando técnicas tradicionais.

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Anna Carolina Dias e autorretrato

PUBLICIDADE