Conheça Rita D’libra: A Drag Queen que vem ganhando destaque na cena cultural levando acessibilidade com a língua de sinais!

No dia 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais e no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo, mais de 70 milhões vivem com surdez no mundo

Na era do conteúdo, quem tem capacidade de desenvolver e produzir, se torna uma referência. Agora, imagine se além desse potencial, você somar inclusão e um estilo único, imaginou? Assim, nasceu a Rita d’Libra, uma criadora de conteúdo que soma sua formação acadêmica em pedagogia com o visual de DragQueen na missão de tornar cada música, cada espetáculo acessível aos surdos.

A inclusão fica por conta do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) para se comunicar e o humor, como a cereja do bolo! Rita já teve seu trabalhado reconhecido nas redes-sociais pela eterna Rainha do Baixinhos, Xuxa, e tem ganhado o Brasil com traduções de shows de artistas renomados, como: Glória Groove, Lia Clark, Gretchen, Ludmilla e Pablo Vittar. Além de trabalhos em sua terra local, a capital gaúcha, Rita já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Natal.

É gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido no Rio Grande do Sul a fora, levar acessibilidade ao público surdo, trazer a informação e entretenimento pra todos, é mais que um propósito pra mim e deveria ser para todos”, comenta a artista. A preocupação com a entrega faz de Rita uma artista diferenciada, com looks próprios e desenhados especialmente para cada evento e a empatia de usar suas mãos para permitir que surdos possam curtir cada espetáculo.

Percebo que cada vez mais os artistas estão preocupados em inserir a acessibilidade para todos, o que me deixa muito feliz e os parabenizo, e para aqueles que não fazem ainda, bóra lá seguir os bons exemplos” comenta
Rita.


Nas redes sociais somam-se mais de 18 milhões de visualizações em seus vídeos e neste ano, Rita concorreu na categoria “Drag do Vale” do Prêmio Biscoito 2022, prêmio que destaca artistas LGBTQ+ de todo o Brasil.

Rita d’Libra é uma persona criada pelo ator Lenon Tarragô, que desenvolveu todo o conceito como um grito de socorro em um momento muito peculiar em sua vida, o resultado tornou-se um propósito, Rita além de humanizar a vida de muitos, está cada vez mais envolvida com todo tipo de arte, seja nos shows, no teatro… Rita respira cultura!

Acompanhe Rita d’Libra em suas Redes Sociais:
Instagram: @ritadlibra
Tik Tok: @ritadlibra

Créditos da imagem foto palco: Mai Yandara
Créditos da imagem foto Glória Groove: Giulian Serafim

Informações para Imprensa:
Diego – SuperTransado

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.