5ª edição do Inclusão em Cena, festival de teatro para crianças e adolescentes segue até o dia 26 de novembro

O Teatro como ferramenta educacional volta a ocupar espaço na agenda escolar de Porto Alegre, neste ano com ações produzidas e pensadas para as condições de isolamento social ainda necessárias, na 5ª edição do Inclusão em Cena. O festival de teatro para crianças tem início na segunda-feira (16/11) com a semana de aulas virtuais em quatro Escolas da rede publica da Capital.

De 16 a 26 de novembro, 100% on line e gratuito, o Inclusão em Cena reúne oficinas e contações de histórias, com atividades traduzidas e interpretadas também na língua brasileira de sinais (Libras) as 4 escolas da capital, recebem em oficinas virtuais os professores Vika Schabbach, Thiago Pirajira, Janaína Pelizzon, Rita Spier e Bathista Freire. Eles ministrarão aulas diárias on line a professores e estudantes.

Essa imersão nas artes cênicas e na realidade de cada bairro onde as escolas estão inseridas é a base para as performances que os estudantes apresentarão, também digitalmente, entre 23 e 26 de novembro. As aulas e criações dos alunos incluirão textos, aprendizado de diferentes etapas do processo visual, apresentação de vídeos e imagens de espetáculos e performances de diferentes companhias e artistas como fonte inspiração e análise.

Já pensado para as atuais condições de isolamento, a 5ª edição do Inclusão em Cena vai permitir que essas comunidades conheçam e experimentem a linguagem da performance teatral e, por meio dela, o contato com as diferentes áreas que envolvem a prática. As aulas abordarão aspectos visuais (cenário, figurino, objetos, iluminação), cênicos (atuação, direção, dramaturgia) e gerenciais (produção) dessa atividade artística.

PUBLICIDADE

Os alunos terão contato com especificidades da linguagem cênica e da performance, experiência estética e conhecimentos suficientes para exercitar processos e técnicas de criação e montagem. O processo de aprendizagem inclui a discussão sobre a dramaturgia em textos e sua estruturação, a iluminação a partir das possibilidades que espaço oferece, contexto e materiais básicos, além de cenografia e figurino específico para a performance em vídeo. Um conjunto de conhecimentos que, além de educar, estimula formação de novos grupos e coletivos culturais amadores e profissionais na cidade.

Serviço

Por dentro do Inclusão Em Cena

PUBLICIDADE

Quando: de 16 a 20/11 aulas com os professores: Vika Schabbach, Thiago Pirajira, Janaína Pelizzon, Rita Spier e Bathista Freire. A semana de apresentações digitais ocorre entre 23 e 26/11

O Inclusão em Cena

Festival de teatro para crianças, Inclusão em Cena, acredita na cultura como forma de educação e catalisador para imaginação, aliando uma enorme capacidade para transmitir valores e educar, enquanto diverte.

PUBLICIDADE

​A contações de histórias (em vídeo estarão disponíveis no site do festival e será enviado para as escolas)

Quando: 26/11

Criaturas da literatura

PUBLICIDADE

Criaturas da Literatura é um espetáculo de teatro de sombras contemporâneo, da Cia Teatro Lumbra, para todas as idades, inspirado em histórias clássicas da literatura universal. Cada história é um convite a imaginar, transpondo-se para o fantástico mundo da leitura. A adaptação do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é centrado na viagem poética desse enigmático menino por diferentes planetas, onde conhece personagens e segredos da vida.

Ficha Técnica
Roteiro, dramaturgia, cenografia, iluminação, atuação, direção e produção: Alexandre Fávero
Roteiro, atuação, assistência de direção, cenografia e produção: Têmis Nicolaidis
Roteiro, produção, assistência de direção e técnica de palco: Fabiana Bigarella
Trilha sonora original: Gustavo Finkler
Figurinos dos sombristas: Daniel Lion
Criação e desenho de objetos de cena: Alexandre Fávero
Cenotécnica e realização: Cia Teatro Lumbra
Produção: Clube da Sombra

A Família Silva

PUBLICIDADE

Livremente inspirado no conto Lolo Barnabé de Eva Furnari

Essa é uma história da família Silva, uma família de brasileiros e brasileiras que viveram há muitos e muitos anos, no tempo das cavernas… Braco, Lucy e o pequeno Finfo, eram uma família muito inteligente e criativa, capazes de resolver a maioria dos desafios, mas na busca pelo conforto e melhores condições para viver, algo saiu errado… Será que você é capaz de entender o que foi que aconteceu?

Ficha Técnica: adaptação e atuação de Guilherme Ferrêra

PUBLICIDADE

O 5º Inclusão em Cena

Coordenação Geral: Fernando Zugno
Coordenação Produção: Laura Leão
Coordenação Programação: Duda Cardoso
Coordenação Administrativa: Daniela Ramirez
Coordenação Descentralizção: Adriane Azevedo
Produção: Thaís Gombieski
Professores: Bathista Freire, Janaína Pelizzon, Rita Spier, Thiago Pirajira E Vika Schabbach
Vídeos das oficinas: Thiago Lazeri
Assessoria de Imprensa: Agência Cigana • Cátia Tedesco
Projeto Gráfico: Dídi Jucá
Vídeos de divulgação: Eroica conteúdo • Caio Amon
Redes Sociais: Stephanie Evaldt
Tradução e Interpretação pra Libras: Gettlibras • Ângelo Collioni, Vanize Flores e Vinícius Martins

O 5º Inclusão em Cena é apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura. Conta com patrocínio da PMI Foods. A agente cultural é a Leão Produções. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE