Trompetista carioca Aquiles Moraes e violonista gaúcho Mathias 7 Cordas interpretam Jacob do Bandolim em show gratuito do Projeto 10+10

Apresentação ocorre no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 20h, no Instituto Ling. A entrada franca para o público ocorre mediante retirada de senhas na recepção da casa, a partir de duas horas antes do espetáculo

O Instituto Ling recebe no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 20h, o trompetista carioca Aquiles Moraes, acompanhado do violonista gaúcho Mathias 7 Cordas, para interpretar um dos maiores expoentes do choro e o mais consagrado bandolinista do Brasil, Jacob do Bandolim (1918-1969). Este é o terceiro compositor homenageado na série de recitais que integram o projeto musical 10+10.  

Farão parte do repertório alguns clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas e Receita de Samba. A apresentação tem entrada franca e vagas limitadas, com distribuição de senhas a partir de duas horas antes do espetáculo. 

A programação – que estreou em julho e segue até o próximo ano – reúne obras de dez compositores brasileiros, interpretados por dez renomados grupos e artistas, em dez shows inéditos e gratuitos montados especialmente para o palco do Instituto Ling. A iniciativa já recebeu os shows do Trio Rebuliço, com os violonistas Mathias 7 Cordas, Neuro Júnior e Thiago Colombo homenageando João Pernambuco; e da pianista Olinda Allessandrini e o percussionista Douglas Gutjahr em homenagem a Radamés Gnattali.

PUBLICIDADE

Os próximos compositores homenageados serão Waldir Azevedo e Egberto Gismonti, que serão interpretados, respectivamente, por Elias Barbosa e Daniel Murray. As demais apresentações estão previstas para 2023, celebrando as composições de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Tom Jobim e Hermeto Pascoal. 

O projeto 10+10 tem apoio cultural do Instituto Ling e da Agraz e patrocínio de Pé de Apoio Produtos para Saúde, com curadoria e produção da Branco Produções e financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  

Sobre o compositor: 
O carioca Jacob do Bandolim foi um dos maiores nomes do choro e o mais consagrado bandolinista do Brasil. Músico inovador, é autor de clássicos do choro, como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba. Nos anos 60, montou o antológico grupo Época de Ouro, que continua em atividade até hoje. Jacob foi responsável também por levar o choro para além de suas fronteiras, inserindo no gênero diferentes instrumentos e atuando com orquestras.  

PUBLICIDADE

Sobre os músicos: 
Aquiles Moraes é trompetista carioca graduado pela Unirio, com o professor Nailson Simões. Iniciou seus estudos em 1998, junto à banda Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, aos 8 anos. Mais tarde, estudou na Escola Portátil de Música com grandes mestres do choro. É integrante do grupo Os Matutos, com o qual gravou dois discos, lançados em 2005 e 2020. Participou do documentário e do show homônimo Brasileirinho, ao lado de nomes como Silvério Pontes, Guinga, Joel Nascimento e Yamandu Costa. É integrante da Orquestra Furiosa Portátil, da Escola Portátil de Música. Gravou e se apresentou com diversos artistas, como Jorginho do Pandeiro, Maria Bethânia, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Zé Renato, Cristóvão Bastos, Bibi Ferreira, Ney Matogrosso e Hamilton de Holanda. Participou como professor de trompete do Festival Nacional de Choro de 2010 e das l, ll, lll, IV e V Semana Seu Geraldo de Música, em São Paulo. 

Mathias 7 Cordas é compositor e violonista gaúcho. Atualmente, é coordenador da Oficina de Choro de Porto Alegre. Em 2017, lançou seu disco de estreia, Falso Folião, e o disco Valentia, da cantora Nani Medeiros, ambos com composições próprias. Idealizador da Orquestra de Choro de Porto Alegre, venceu o Prêmio Açorianos 2020 na categoria Melhor Produtor Musical. Se apresentou ao lado de artistas como Ângela Maria, Luciana Rabello, Jorginho do Pandeiro, Pedro Miranda, João de Almeida Neto, Roberta Sá, Nina Wirtti, Grazie Wirtti, Luis Barcelos e Ronaldo do Bandolim. 

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA 
Trompetista carioca Aquiles Moraes e Mathias 7 Cordas interpretam Jacob do Bandolim 
Dia 8 de setembro, quinta-feira, às 20h 
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS) 
Entrada franca 
Haverá distribuição de senhas gratuitas no local, no dia do show, a partir das 18h 


A apresentação faz parte do projeto 10+10, que apresenta a obra de dez compositores brasileiros, interpretados por dez renomados grupos e artistas, em shows inéditos e gratuitos, montados especialmente para o palco do centro cultural. 

PUBLICIDADE

Classificação etária: Livre 
Duração: 60 minutos 

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Site Oficial: institutoling.org.br
Facebook: www.facebook.com/InstitutoLing
Instagram: www.instagram.com/Instituto.Ling
Twitter: twitter.com/@InstitutoLing
YouTube: www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700 
Email[email protected]

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Foto:
Silvia Roseana

PUBLICIDADE