Orquestra da Ulbra apresenta concerto Barroco no Domingo Clássico

07.08.22: Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta o concerto Domingo Clássico com Trio in Uno no Leopoldina Juvenil. Concerto em homenagem aos 50 anos da Universidade Luterana do Brasil. Foto Eduardo Seidl/DonaFlorCom

Com solos de Vladimir Soares e participação de Fernando Cordella ao cravo, espetáculo terá obras de Bach, Telemann e Vivaldi

O próximo concerto da Orquestra de Câmara da Ulbra será dedicado ao Barroco, com obras dos três principais nomes do período: J.S.Bach, G. P. Telemann e Antonio Vivaldi. Sob a regência de Tiago Flores, o espetáculo terá solos do flautista porto-alegrense Vladimir Soares. Radicado na Alemanha desde 2013, ele desembarcou recentemente na Capital Gaúcha para uma série de concertos e recitais nos meses de agosto e setembro. 

Destacado intérprete, Vladimir iniciou seus estudos aos 11 anos na Orquestra Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro; graduou-se em música pela UFRGS, conquistou diversas premiações e concluiu dois mestrados na Alemanha. 

Além dele, o concerto ainda terá a participação de Fernando Cordella, ao cravo. A programação ocorre no domingo (4/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.

PUBLICIDADE

O concerto inicia com duas músicas de G. P. Telemann: Sinfonia Espirituosa em RéM – TWV – 44:1 e Concerto em Fá M para flauta doce e orquestra – TWV 51:F1. Em seguida, a Orquestra executa Concerto para flauta doce e orquestra, BWV 1059, de J.S.Bach. Para encerrar, duas de Vivaldi: Concerto per archi em Sol menor, RV 153 e Concerto para flauta doce e orquestra, RV 439 – La note.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 
DOMINGO CLÁSSICO 
Data: Domingo (4/9) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos em bom estado.

PUBLICIDADE

PROGRAMA: 
G. P. Telemann: Sinfonia Espirituosa em RéM – TWV – 44:1
G. P. Telemann: Concerto em Fá M para flauta doce e orquestra – TWV 51:F1
J.S.Bach: Concerto para flauta doce e orquestra, BWV 1059
Antonio Vivaldi: Concerto per archi em Sol menor, RV 153
Antonio Vivaldi: Concerto para flauta doce e orquestra, RV 439 – La note
Solista: Vladimir Soares (flauta doce)
Participação: Fernando Cordella (cravo)
Regência: Tiago Flores

VLADIMIR SOARES
Natural de Porto Alegre, flautista e educador musical, Vladimir Soares iniciou seus estudos musicais em 1996 na Orquestra Villa-Lobos e graduou-se em música pela UFRGS, em 2010. Ainda no Brasil, Vladimir foi vencedor de diversos concursos para jovens solistas.

Mestre pela Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart (Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Stuttgart), Alemanha, Vladimir concluiu dois mestrados: Mestrado em Música de Câmara e em Flauta Doce, sendo que no segundo recebeu nota máxima e Láurea Acadêmica, fato que não ocorria na classe de flauta doce há 25 anos.

PUBLICIDADE

Vladimir tem se destacado como intérprete de flauta doce, e já atuou em concertos no Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Alemanha e na Inglaterra. Como solista, já tocou com as principais orquestras do RS e com a Sttugarter Kammerorchester (Orquestra de Câmara de Stuttgart), da Alemanha. 

Em 2019 realizou uma turnê pelo estado do Rio Grande do Sul com o concerto “Sonatas de Veneza”, que consistiu no lançamento do seu 1º. disco solo, intitulado “Anna Bon di Venezia”, gravado em Londres, em outubro de 2018, pelo selo Drama Musica.

FERNANDO CORDELLA

PUBLICIDADE

Fernando Cordella é considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. É coordenador da Oficina de Música Barroca e da classe de Cravo da Escola Municipal de Música de São Paulo e diretor artístico da Sociedade Bach Brasil.

Recebeu em São Paulo, o prêmio TOYP JCI como a figura mais expressiva no Brasil do ano de 2015, na categoria “Êxito Cultural”, e em 2011 o Premio Açorianos como melhor intérprete pelo disco “CRAVOS – de Frescobaldi a Mozart”.

Tem atuado como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior, em projetos com: Nathalie Stutzmann, Luis Otávio Santos, Peter van Heyghen, Olivia Centurioni, Roman Garrioud, Bart Naessens, Rodolfo Richter, entre outros. 

PUBLICIDADE

Pianista de formação, teve sua orientação com Dirce Knijnik e mais tarde na Universidade Federal do Rio Grande Sul com André Loss. No cravo, Nicolau de Figueiredo foi o seu principal mestre.

Os concertos da Orquestra de Câmara da Ulbra são realizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Eduardo Seidl e Cláudio Etges

PUBLICIDADE