Novos Velhos Corpos 50+ e a longevidade, idade e vulnerabilidade na dança e na vida

Dirigido por Suzi Weber, o projeto inédito mostra a performance de artistas com mais de 50 anos de idade, como a bailarina e coreógrafa Eva Schul. A apresentação ocorre no dia 5 de agosto, às 19h, no Centro Cultural da UFRGS

Centro Cultural da UFRGS recebe, a partir de 5 de agosto, um conjunto de ações do projeto Novos Velhos Corpos 50+. Combinando linguagens da cena com mídias visuais, a iniciativa abre espaço para o debate sobre longevidade, idade e vulnerabilidade na dança e na vida. A ação principal é uma instalação de videodança, cuja abertura, às 19h, terá performance presencial dos bailarinos e coreógrafos Eva Schul (74), Eduardo Severino (59), Mônica Dantas (54), Robson Duarte (60) e Suzi Weber (57). 

A ação levada pelo grupo para a universidade conta com a participação do diretor de fotografia Alex Sernambi, na criação dos vídeos, do diretor teatral Lisandro Bellotto, na instalação, e do músico mineiro Neném Menezes, queassina a trilha sonora. A iniciativa prevê, ainda, oficinas de dança e a realização de grandes projeções nas laterais de prédios do campus central da UFRGS durante a exposição.

Buscando criar um ambiente de imagens em torno do espectador e oferecer perspectivas poéticas que tensionam rótulos geracionais, Novos Velhos Corpos 50+ vai ao encontro da discussão sobre a velhice que vem ganhando espaço nos últimos anos. O projeto também aborda o período pandêmico, em que esse grupo social foi um dos mais afetados. A ideia é promover imagens de saúde, arte e esperança em ambientes urbanos. 

A maior parte dos vídeos foram criados no ano passado, ainda durante a pandemia, e finalizado este ano. Ou seja, é resultado de nossos corpos isolados, em nossas casas. Fizemos com o desejo de dançar, apesar dos tempos incertos, e sem saber se os teatros e escolas de dança reabririam. Então, os solos também são um sopro de esperança de se mover frente ao olhar do espectador, convidando-o para a dança”, conta Suzi.

SERVIÇO
Videodança Instalação e apresentação ao vivo de Novos Velhos Corpos 50+
Eva Schul, Eduardo Severino, Mônica Dantas, Robson Duarte e Suzi Weber
Abertura: 5 de agosto | Sexta-feira | 19h 
Visitação: até o dia 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Onde: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333)
Entrada franca

PROTOCOLOS
No intuito de impedir a circulação de Covid-19, o Centro Cultural da UFRGS convida seu público a seguir as seguintes orientações:
– Obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência no espaço. São recomendadas as do tipo N-95/PFF2 sem filtro e cirúrgicas. Importante: as máscaras devem ser usadas corretamente, cobrindo o nariz e a boca;
– Solicitamos a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19, físico ou digital;
–  Mantenha as mãos higienizadas. Disponibilizamos álcool em gel;
–  Respeite o distanciamento social.

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Créditos:
Alex Sernambi

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Roberta Amaral e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.