Curso 100 anos de Música Popular Brasileira com Arthur de Faria

O compositor e jornalista Arthur de Faria ministrará curso no espaço de experimentação cênica do GRUPOJOGO

Os encontros acontecerão nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho (de segunda a sexta) e nos dias 01 e 02 de agosto (segunda e terça), sempre das 19 horas às 21 horas. (7 encontros)

O curso vai abordar os 100 anos iniciais da música popular brasileira, a partir de sua gênese, por volta de 1870 (com uma passada pela Modinha e o Lundu, que são manifestações anteriores) até os anos 1970. Serão estudados os maiores nomes de cada época, sejam compositores ou intérpretes (Chiquinha Gonzaga a Aldir Blanc, de Carmen Miranda a Elis Regina); a chegada e adaptação dos gêneros estrangeiros (polca, habanera, schottisch, bolero, jazz, rock, soul etc); o nascimento do maxixe, do samba em todas as suas variantes, a marcha, o baião, a bossa, a indefinível MPB.  

A abordagem e a comunicação no curso será sempre divertida e informal, ilustrada por áudios e vídeos, sempre em diálogo com o contexto histórico.

Voltada para todos os públicos, o curso é promovido pelo GRUPOJOGO e objetiva uma compreensão histórica da formação musical brasileira. 

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site https://www.grupojogo.com.br/oficinas

O investimento é de R$517,00 (confira no serviço as condições de pagamento).

“O curso traz um amplo panorama da música popular brasileira, com muitas audições musicais e contextualizações históricas, para que todos consigam mapear e entender como se construiu a música brasileira.” explica Arthur de Faria.

PROGRAMA DO CURSO
Aula 1 – As Origens da Música Popular Brasileira 
Aula 2 – A Época de Ouro (o samba moderno)
Aula 3 – Os Anos de Transição (baião e samba-canção)
Aula 4 – Bossa Nova
Aula 5 – MPB/Canção de Protesto/Samba-Jazz
Aula 6 – O Rock Brasileiro do Início ao Meio
Aula 7 – Tropicália / Os anos 1970

SOBRE O MINISTRANTE:
Arthur de Faria é músico, compositor e arranjador. Doutorando em literatura brasileira pela UFRGS, com ênfase na canção popular. Produziu 28 discos, dirigiu 12 espetáculos e escreveu 52 trilhas para cinema e teatro. Faz parte da Cia Ultralíricos, de Felipe Hirsch, desde sua fundação. Lidera a Tum Toin Foin, Banda de Câmara e integra o duo Música Menor com o argentino Omar Giammarco. Por 20 anos esteve à frente do Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou seis de seus 14 discos e tocou em meia dúzia de países. Ministrou dezenas de cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai.

SERVIÇO
Curso 100 anos da Música Popular Brasileira
Ministrante: Arthur de Faria – jornalista e músico
Data: 25, 26, 27, 28 e 29 de julho (de segunda a sexta) e nos dias 01 e 02 de agosto (segunda e terça)
Horário: sempre das 19 horas às 21 horas.
Inscrições: https://www.grupojogo.com.br/oficinas
Valor: O investimento é de R$517,00 (o valor pode ser parcelado em até 12x. O parcelamento de compras está disponível apenas para pagamentos com cartão de crédito ou Apple Pay).

* Sua inscrição será efetivada somente após o pagamento. 

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.