Curso 100 anos de Música Popular Brasileira com Arthur de Faria

O compositor e jornalista Arthur de Faria ministrará curso no espaço de experimentação cênica do GRUPOJOGO

Os encontros acontecerão nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de julho (de segunda a sexta) e nos dias 01 e 02 de agosto (segunda e terça), sempre das 19 horas às 21 horas. (7 encontros)

O curso vai abordar os 100 anos iniciais da música popular brasileira, a partir de sua gênese, por volta de 1870 (com uma passada pela Modinha e o Lundu, que são manifestações anteriores) até os anos 1970. Serão estudados os maiores nomes de cada época, sejam compositores ou intérpretes (Chiquinha Gonzaga a Aldir Blanc, de Carmen Miranda a Elis Regina); a chegada e adaptação dos gêneros estrangeiros (polca, habanera, schottisch, bolero, jazz, rock, soul etc); o nascimento do maxixe, do samba em todas as suas variantes, a marcha, o baião, a bossa, a indefinível MPB.  

A abordagem e a comunicação no curso será sempre divertida e informal, ilustrada por áudios e vídeos, sempre em diálogo com o contexto histórico.

PUBLICIDADE

Voltada para todos os públicos, o curso é promovido pelo GRUPOJOGO e objetiva uma compreensão histórica da formação musical brasileira. 

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site https://www.grupojogo.com.br/oficinas

O investimento é de R$517,00 (confira no serviço as condições de pagamento).

PUBLICIDADE

“O curso traz um amplo panorama da música popular brasileira, com muitas audições musicais e contextualizações históricas, para que todos consigam mapear e entender como se construiu a música brasileira.” explica Arthur de Faria.

PROGRAMA DO CURSO
Aula 1 – As Origens da Música Popular Brasileira 
Aula 2 – A Época de Ouro (o samba moderno)
Aula 3 – Os Anos de Transição (baião e samba-canção)
Aula 4 – Bossa Nova
Aula 5 – MPB/Canção de Protesto/Samba-Jazz
Aula 6 – O Rock Brasileiro do Início ao Meio
Aula 7 – Tropicália / Os anos 1970

SOBRE O MINISTRANTE:
Arthur de Faria é músico, compositor e arranjador. Doutorando em literatura brasileira pela UFRGS, com ênfase na canção popular. Produziu 28 discos, dirigiu 12 espetáculos e escreveu 52 trilhas para cinema e teatro. Faz parte da Cia Ultralíricos, de Felipe Hirsch, desde sua fundação. Lidera a Tum Toin Foin, Banda de Câmara e integra o duo Música Menor com o argentino Omar Giammarco. Por 20 anos esteve à frente do Arthur de Faria & Seu Conjunto, com quem lançou seis de seus 14 discos e tocou em meia dúzia de países. Ministrou dezenas de cursos sobre música popular brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Curso 100 anos da Música Popular Brasileira
Ministrante: Arthur de Faria – jornalista e músico
Data: 25, 26, 27, 28 e 29 de julho (de segunda a sexta) e nos dias 01 e 02 de agosto (segunda e terça)
Horário: sempre das 19 horas às 21 horas.
Inscrições: https://www.grupojogo.com.br/oficinas
Valor: O investimento é de R$517,00 (o valor pode ser parcelado em até 12x. O parcelamento de compras está disponível apenas para pagamentos com cartão de crédito ou Apple Pay).

* Sua inscrição será efetivada somente após o pagamento. 

PUBLICIDADE