Francisco, el Hombre lança Grandes Éxitos en Español, coletânea que celebra a trajetória da banda

Além de revisitar sucessos da carreira, a tracklist do disco ainda conta com a canção inédita “Hoy Muero Feliz”

Passado, presente e futuro se encontram no novo lançamento da Francisco, el Hombre. Como uma forma de celebrar o que viveram no últimos anos e o que está por vir nos próximos meses, LAZÚLI, Mateo Piracés-Ugarte, Helena Papini, Sebastianismos e Andrei Kozyreff acabam de lançar “Grandes Éxitos en Español“, uma coletânea de músicas em espanhol que marcaram a história do grupo. A tracklist possui, ao todo, 14 faixas, incluindo a inédita “Hoy Muero Feliz”, que conta com duas versões: uma gravada no México e outra no Brasil.

Letras em espanhol fazem parte do caminho do quinteto desde o começo. A identificação, primeiramente, veio pela origem mexicana dos irmãos Sebastianismos e Mateo, mas foi algo que a banda incorporou em sua identidade e se fez presente nos lançamentos do coletivo, incluindo o mais recente trabalho de estúdio. “CASA FRANCISCO nos influenciou no sentido de nos fazer olhar novamente para várias das nossas raízes culturais, resgatando e evidenciando mais uma vez a ponte entre Brasil e América Latina”, afirma LAZÚLI.



Nas composições presentes na seleção, “Hoy Muero Feliz” é responsável por abrir e encerrar o disco, e traz em seus versos a celebração das relações e a necessidade de demonstrar o amor no agora. A versão México é a primeira a ser apresentada. Captada no país, no Panoram Studios, ela carrega sonoramente elementos do rock local. Entendendo que cada público é único, o quinteto optou por gravar a mesma canção com um arranjo que fizesse mais sentido por aqui.

Cada cena tem suas diferenças e suas complexidades. Isso é uma coisa que aprendemos na estrada. A mesma música pode soar de jeitos diferentes a depender de onde a gente toque e ‘Hoy Muero Feliz’ é um reflexo disso”, comenta Sebastianismos.

Como o nome Grandes Éxitos en Español deixa explícito, o lançamento da coletânea é uma forma de reunir e reviver para o público canções em espanhol que viraram clássicos no repertório da Francisco, el Hombre. O projeto contempla as várias fases da banda e vai desde o primeiro EP, o La Pachanga! (2014), passa por Francisca La Braza (2018) – parceria com os cariocas da Braza –, os discos Soltasbruxas (2016) e CASA FRANCISCO (2021). Sem deixar de fora também singles importantes como “Baile Sudaca”, que conta com a participação dos chilenos da Moral Distraida. “Acho que lançar a coletânea traz uma energia renovada para essas músicas”, revela LAZÚLI.

Grandes Éxitos en Español chega em um momento que o conjunto está a todo vapor nas retomadas do shows, inclusive com turnês internacionais. Eles têm datas marcadas nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa – passando por Londres, Espanha, Alemanha e Portugal, quando tocam no Rock in Rio Lisboa. Aqui no Brasil, a Francisco, el Hombre tem presença confirmada em festivais como Criolina, em Brasília; Forró da Lua Cheia, em Altinópolis, em São Paulo; e no Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA “HOY MUERO FELIZ”:
Mexico Edit
Interpretada por:
Francisco, el Hombre
Escrita por: Juliana Strassacapa, Mateo Piracés Ugarte, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes da Silva
Produção musical: Pipe, Francisco, el Hombre e Leo Ramos
Teclados: Leo Ramos
Mixagem: Leo Ramos
Masterização: Chris Hanzsek

Brasil Edit
Interpretada por:
Francisco, el Hombre
Escrita por: Juliana Strassacapa, Mateo Piracés Ugarte, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes da Silva
Produção musical: Francisco, el Hombre
Teclados: Rodrigo Sanches
Percussão: Dominique Vieira
Gravado em: Estúdio Rootsans
Mixagem: Rodrigo Sanches
Masterização: Rodrigo Sanches

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Francisco El Hombre, Música, Trovoa Comunicação e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.