O Bloco da Laje anuncia sua volta presencial aos palcos e às ruas em 2022 e recebe uma explosão de afetos do público

Os ingressos para o show Quatro Estações, dia 25 de junho na quadra da Banda Saldanha, teve ingressos esgotados em quatro horas e o grupo anuncia show extra dia 26

Muito querido e prestigiado na cidade, o Bloco da Laje construiu seus alicerces sobre o afeto, o lúdico, a brincadeira e a irreverência como forma de se expressar e de mostrar que a alegria é um potente agente transformador. Ao longo de sua existência, abriu diálogos, construiu pontes, encantou e fez história junto a outros coletivos artísticos e carnavalescos do sul do Brasil.

Após dois anos de isolamento social, desviando das agruras a que toda a classe artística esteve sujeita, seja pela pandemia, seja pela falta de apoio de políticas públicas, a Laje anunciou sua volta em um grande show, dia 25 de junho, e o resultado surpreendeu até os mais otimistas: os ingressos se esgotaram em apenas quatro horas.

Feliz da vida, o Bloco da Laje anuncia um show extra, dia 26 de junho, no mesmo local: na quadra da Banda Saldanha. Os ingressos estarão disponíveis na plataforma Sympla a partir das 12h de quarta-feira, dia 18 de maio.   

Nos últimos dois anos o coletivo prezou pela saúde e segurança de toda sua comunidade realizando apenas atividades virtuais. Lançamentos de músicas e clipes, festas e oficinas virtuais, maratona de lives sobre a sua história, não foram poucas as atividades que o Bloco inventou para não ficar parado e manter-se em segurança durante o período de isolamento social.

Todo esse cuidado vai agora transbordar em alegria pelo reencontro presencial no show “Quatro Estações“. O espaço escolhido, a quadra da Banda Saldanha, tradicional reduto da cultura popular da cidade, abre suas portas às 17h do dia 25 e às 15h horas dia 26 para receber todo o carinho do público.

Devido aos cuidados sanitários, o local, que garante uma boa ventilação sendo uma grande área ao ar livre, não funcionará em sua capacidade máxima. As foliãs e foliões que desejam fazer parte desse ritual de retorno já podem se organizar para garantir seu acesso, que conta com ingressos populares e solidários nos primeiros lotes.

A festa conta ainda com a presença de Djs para embalar esse dia histórico na vida do Coletivo e seus integrantes: público e artistas pulsando novamente juntos no ritmo do Bloco da Laje.  

O show “Quatro Estações” traz o repertório tradicional do Bloco num ritual de retorno que celebra a vida e a troca, marcando este recomeço. Canções como “Recanto Africano“, “Lá vem Gente“, “O que tu tem Cidadão“, “Pregadão“, “Deixa Brincar“, “Terremoto Clandestino“, entre tantas outras, prometem sacudir a quadra da Saldanha nas vozes, tambores, guitarras, chocalhos e corpos da Laje, com seus azuis, vermelhos e amarelos vibrantes.

A opção pelo retorno aos poucos, em shows pontuais como estes, é também uma medida protetiva para evitar uma aglomeração pública de grandes proporções, enquanto prepara os integrantes do Bloco e aquece os corações gradativamente para uma volta às ruas ao longo do ano e ao carnaval no ano que vem para a esperada 10° saída, que ficou suspensa em 2021. 

Sobre o Bloco da Laje
Ao mesmo tempo em que finca as raízes na terra, espalhando sua arte na rua, alargando fronteiras, carnavalizando a cidade, o Bloco da Laje voa alto e, lá de cima, vê em perspectiva, observa a cena e se lança no ar. O coletivo que nasceu com as raízes no teatro e que tem em sua essência essa arte como fio condutor, é hoje um dos mais representativos do sul do Brasil, com premiações, apresentações em grandes festivais e um grande público que o acompanha. Formado por indivíduos vindos das mais diversas áreas de atuação, o grupo construiu um trabalho autoral cênico, musical e carnavalizado. Show, teatro, reivindicação do direito da alegria, celebração da arte do encontro e da brincadeira, resistência, resgate do espaço público, da arte na rua, tudo faz parte, tudo anda junto na Laje.

Bloco da Laje Quatro Estações
Dias 25 (ingressos esgotados), às 20h30min e 26 de junho às 18h30min
A casa abre dia 25 de junho às 17h e dia 26 de junho às 15h
Banda Saldanha – Rua Padre Cacique, 1355

Ingressos para a apresentação extra do dia 26 de junho a partir das 12h de 18 de maio na plataforma Sympla:
https://www.sympla.com.br/show-extra–carninverno-2022-bloco-da-laje-o-retorno__1583143

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Elizabeth Thiel e Vini Angeli

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Bloco da Laje, Cultura, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.