El Escama mostra nude da alma em making-of do disco

Compositor mostra bastidores da gravação do seu disco de estreia com participação de Carlos Maltz (Engenheiros do Hawaii) e Cluster Sisters (Superstar)

O compositor paulistano El Escama lançou seu primeiro projeto autoral em julho de 2021. Produzido por Julio Anizelli no Plugue Estúdio, em Londrina-PR, o debut fonográfico tinha algumas regras curiosas autoimpostas pelo próprio artista como não repetir a formação da banda em nenhuma das suas 10 faixas e só convidar amigos para gravá-las, entre eles Carlos Maltz, baterista do Engenheiros do Hawaii nas canções Error e Amores Inúteis e as Cluster Sisters, destaque da primeira edição do reality show Superstar da Rede Globo, que deram cores aos vocais de Vale Um Segredo.



Algumas semanas após a estreia, o Instagram do artista foi “invadido” por vídeos semanais de poucos minutos, mostrando bastidores das gravações. Cada episódio destacava uma canção do disco, contando o processo de composição, apresentando os músicos e contando fatos curiosos e engraçados que ocorreram no estúdio.

Agora, todos os capítulos dessa saga estão reunidos em um documento único que estará disponível a partir das 19 horas do dia 26 de março, no canal do YouTube do compositor. Originalmente exibidos em pílulas curtas, o making-of completo tem 47 minutos co-dirigidos e editados por Gabriel Teixeira, também músico, que destaca até o poder sugestivo da imersão: “Foi um trabalho divertido de fazer. Tanto como aprendizado como também pra descobrir essa história que durou anos pro el escama e que, pra gente, vai durar uma hora. O making-of leva as pessoas pra dentro do mundo dele! Inclusive saio desse trabalho, morrendo de vontade de gravar uma música lá com o Julio (risos)!” 

Foto: Ricardo Marchetti

Segundo o autor das canções, revisitar as memórias teve um sabor especial: “Apesar do discos ter saído em 2021, a gravação durou alguns anos e nunca tinha assistido às filmagens. Foi emocionante relembrar isso tudo. Pra mim, o estúdio é o ápice de todo o processo criativo. Então é o ambiente onde me sinto mais feliz no mundo inteiro! Não existe a possibilidade de acordar em um dia de gravação e não ter vontade de ir até lá. É sempre um prazer! Acho que dá pra perceber que estou feliz nas filmagens, ao contrário da parte dos depoimentos, onde fico mais constrangido (risos)…”. 



Em tempos de vídeos curtos e pouca retenção de atenção, um material desses anda na contramão, mas para El Escama “isso é um prato cheio pra quem, como eu, é obcecado por ficha técnica, biografia das bandas e coisas do gênero. É mergulhar de verdade nos detalhes da produção. Abrimos as portas do estúdio e do meu coração. Ano passado, eu tinha dito que o disco era um retrato da minha alma. Esse making-of agora é a nude dela!”, conclui. 

Capa do disco pintada por Paulo Argollo

FICHA TÉCNICA EL ESCAMA – MAKING-OF 
Estreia: dia 26/03/2022 às 19 horas
Direção: El Escama e Gabriel Teixeira
Edição: Gabriel Teixeira
Imagens: Mírian Martini, el escama e Gisele Keiko
Fotos: Mírian Martini, el escama, Ricardo Marchetti, Luiz Augusto Rodrigues e Dario Zallis
Visuais: 
Marcel Neres

El Escama é um compositor paulistano de pegada folk-indie-pop-rock que lançou seu primeiro trabalho em 2021. O álbum homônimo apresenta dez músicas recheadas de letras sarcásticas e observações curiosas sobre peculiaridades e manias humanas.

Acompanhe El Escama:
Spotify: https://spoti.fi/3tIJYQn
YouTube: https://www.youtube.com/elescama
Instagram: https://www.instagram.com/elescama

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.