Charles Monteiro, Maria Lúcia Bastos Kern e Paulo Gomes discutem a obra de Iberê Camargo e seu olhar sobre Porto Alegre

O bate-papo com os historiadores da arte poderá ser acompanhado gratuitamente no dia 14 de março, segunda-feira, às 19h, em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling

Instituto Ling recebe no dia 14 de marçosegunda-feira, às 19h, os historiadores da arte Charles MonteiroMaria Lúcia Bastos Kern e Paulo Gomes para debater a exposição Iberê e Porto Alegre – No andar do tempo, que estará em cartaz na Fundação Iberê a partir do próximo dia 12.

Na conversa, mediada pelo coordenador de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre Paulo Amaral, os especialistas analisam a obra de Iberê Camargo (1914-1994), considerado um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, e a sua relação com a cidade que escolheu para viver. O bate-papo poderá ser acompanhado gratuitamente em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para acompanhar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A mostra, que integra o calendário oficial das comemorações do aniversário de 250 anos da capital gaúcha, reúne 38 obras de acervo, entre pinturas e desenhos, propondo um passeio pelo olhar do artista por alguns locais significativos, como o Guaíba, a Cidade Baixa, a Catedral Metropolitana, a Praça da Matriz, a Ponte de Pedra, a Rua da Praia, a Usina do Gasômetro e o Parque da Redenção, além do pôr do sol.
 
A conversa faz parte de uma parceria inédita entre a Fundação Iberê e o Instituto Ling, que, durante este ano, receberá uma série de encontros com artistas e curadores que estarão na programação de exposições do museu, como Santídio Pereira, que participou do primeiro bate-papo, realizado em fevereiro.
 
SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES DA CONVERSA

Charles Monteiro é historiador da arte, pesquisador PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor adjunto nos cursos de graduação de História e de pós-graduação de História e de Letras (Escrita Criativa) da PUCRS. É autor dos livros Porto Alegre: Urbanização e Modernidade (EDIPUCRS, 1995); Porto Alegre e suas escritas: História e memórias da cidade (EDIPUCRS, 2006) e Breve História de Porto Alegre (Editora da Cidade, 2012). É coordenador do GT Nacional de Cultura Visual, Imagem e História no biênio 2021-2023, e do Núcleo de Pesquisa em Arte, Imagem e Cultura Visual, no Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.
 
Maria Lúcia Bastos Kern é professora aposentada pela PUCRS. Possui doutorado em História da Arte – Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne, 1981), pós-doutorado pela Université de Paris I (1988) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995-96).
 
Paulo Gomes é artista, professor, curador independente e crítico de arte. Possui doutorado em Artes Visuais – Poéticas Visuais, pela UFRGS, com estágio doutoral na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e estágio sênior no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
 
Paulo Amaral dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) por três períodos: 1997-1998; 2003-2006 e 2015-2018. Foi curador, pelo Rio Grande do Sul, da Saison Brésil-France – 2005 (Ano do Brasil na França); presidente do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); diretor-representante, pelo Brasil, do Conselho Intergovernamental do IBERMUSEUS e membro da Comissão Avaliadora do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, vinculada à Biblioteca Nacional.
 
Esta programação é uma realização da Fundação Iberê Camargo, do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Conversa sobre a exposição Iberê e Porto Alegre – No andar do tempo
Com os historiadores da arte Charles Monteiro, Maria Lúcia Bastos Kern e Paulo Gomes e mediação Paulo Amaral, coordenador de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre
Dia 14 de março, segunda-feira, às 19h
Gratuito, pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/InstitutoLingCultural)
Para acompanhar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Ruy Varella

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.