Charles Monteiro, Maria Lúcia Bastos Kern e Paulo Gomes discutem a obra de Iberê Camargo e seu olhar sobre Porto Alegre

O bate-papo com os historiadores da arte poderá ser acompanhado gratuitamente no dia 14 de março, segunda-feira, às 19h, em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling

Instituto Ling recebe no dia 14 de marçosegunda-feira, às 19h, os historiadores da arte Charles MonteiroMaria Lúcia Bastos Kern e Paulo Gomes para debater a exposição Iberê e Porto Alegre – No andar do tempo, que estará em cartaz na Fundação Iberê a partir do próximo dia 12.

Na conversa, mediada pelo coordenador de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre Paulo Amaral, os especialistas analisam a obra de Iberê Camargo (1914-1994), considerado um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX, e a sua relação com a cidade que escolheu para viver. O bate-papo poderá ser acompanhado gratuitamente em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para acompanhar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
A mostra, que integra o calendário oficial das comemorações do aniversário de 250 anos da capital gaúcha, reúne 38 obras de acervo, entre pinturas e desenhos, propondo um passeio pelo olhar do artista por alguns locais significativos, como o Guaíba, a Cidade Baixa, a Catedral Metropolitana, a Praça da Matriz, a Ponte de Pedra, a Rua da Praia, a Usina do Gasômetro e o Parque da Redenção, além do pôr do sol.
 
A conversa faz parte de uma parceria inédita entre a Fundação Iberê e o Instituto Ling, que, durante este ano, receberá uma série de encontros com artistas e curadores que estarão na programação de exposições do museu, como Santídio Pereira, que participou do primeiro bate-papo, realizado em fevereiro.
 
SAIBA MAIS SOBRE OS PARTICIPANTES DA CONVERSA

Charles Monteiro é historiador da arte, pesquisador PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor adjunto nos cursos de graduação de História e de pós-graduação de História e de Letras (Escrita Criativa) da PUCRS. É autor dos livros Porto Alegre: Urbanização e Modernidade (EDIPUCRS, 1995); Porto Alegre e suas escritas: História e memórias da cidade (EDIPUCRS, 2006) e Breve História de Porto Alegre (Editora da Cidade, 2012). É coordenador do GT Nacional de Cultura Visual, Imagem e História no biênio 2021-2023, e do Núcleo de Pesquisa em Arte, Imagem e Cultura Visual, no Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.
 
Maria Lúcia Bastos Kern é professora aposentada pela PUCRS. Possui doutorado em História da Arte – Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne, 1981), pós-doutorado pela Université de Paris I (1988) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1995-96).
 
Paulo Gomes é artista, professor, curador independente e crítico de arte. Possui doutorado em Artes Visuais – Poéticas Visuais, pela UFRGS, com estágio doutoral na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e estágio sênior no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
 
Paulo Amaral dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) por três períodos: 1997-1998; 2003-2006 e 2015-2018. Foi curador, pelo Rio Grande do Sul, da Saison Brésil-France – 2005 (Ano do Brasil na França); presidente do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); diretor-representante, pelo Brasil, do Conselho Intergovernamental do IBERMUSEUS e membro da Comissão Avaliadora do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, vinculada à Biblioteca Nacional.
 
Esta programação é uma realização da Fundação Iberê Camargo, do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – ARTE
Conversa sobre a exposição Iberê e Porto Alegre – No andar do tempo
Com os historiadores da arte Charles Monteiro, Maria Lúcia Bastos Kern e Paulo Gomes e mediação Paulo Amaral, coordenador de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre
Dia 14 de março, segunda-feira, às 19h
Gratuito, pelo canal do YouTube do centro cultural (www.youtube.com/InstitutoLingCultural)
Para acompanhar, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Ruy Varella

PUBLICIDADE