Instituto Ling terá sessão de cinema ao ar livre com live painting neste sábado, dia 12 de março

Evento gratuito contará com a exibição do curta de animação Guida, de Rosana Urbes, e intervenções da artista Giovana Birck sobre a tela de projeção

Projeto que desconstrói a sala de cinema tradicional, o Cine Ar volta a acontecer em frente ao Instituto Ling neste sábado, dia 12 de março, às 19h, unindo cinema a céu aberto com pintura.

evento gratuito terá exibição do curta-metragem de animação Guida, de Rosana Urbes, e intervenções ao vivo da artista independente Giovana Birck sobre a tela de projeção.

As inscrições já estão esgotadas, mas o público pode tentar garantir ingresso chegando ao centro cultural com 10 minutos de antecedência (conseguir um lugar dependerá da quantidade de presentes).
 
Lançado em 2015, o filme conta a história de uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista até que, um dia, sua rotina entediante é modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Premiada em diversos festivais no Brasil e no exterior, a obra fez sucesso entre público e críticos ao trazer reflexões sobre a retomada da inspiração artística e mostrar a arte como agente transformador.
 
Durante a sessão, o entorno do Instituto Ling será fechado para a passagem de carros. Em caso de chuva, o evento será adiado.

PUBLICIDADE

Sucesso de público e crítica, Guida recebeu premiações em festivais nacionais e internacionais
Crédito da foto: Reprodução

Lançado em 2019, o Cine Ar tem curadoria e produção da LORA, empresa de curadoria e experiência de cinema independente, que busca promover acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais expandindo a exibição cinematográfica para novos ambientes. Em sua primeira edição, a atividade contou com cinema e música ao vivo, unindo a exibição do filme húngaro Mindenki, de Kristóf Deák, com um recital do coro formado por 36 crianças cantoras do IPDAE, organização sem fins lucrativos localizada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Agora, o projeto traz uma nova experiência, que une a sétima arte com a pintura.
 
SOBRE A ARTISTA
Giovana Birck
 é artista independente, cenógrafa e estudante, integrante do departamento de produção cultural da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Atualmente, realiza pesquisas e desenvolve projetos de instalação, cor e luz, buscando manifestações que trabalhem juntamente à percepção do público.
 
Ações de prevenção e combate ao coronavírus
O Instituto Ling segue limitando o número de participantes em suas atividades, exigindo o uso correto da máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br.
 
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa e curadoria e produção da Lora.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – CINEMA
Cine Ar
Exibição do curta de animação Guida, de Rosana Urbes, com intervenção de pintura ao vivo da artista Giovana Birck
Dia 12 de março, sábado, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
As inscrições já estão esgotadas, mas o público pode tentar garantir ingresso chegando ao centro cultural com 10 minutos de antecedência (conseguir um lugar dependerá da quantidade de presentes)
Em caso de chuva, o evento será adiado

 
Guida (2014)
Direção: Rosana Urbes
Produção: Belisa Proença
Produção executiva: Thiago Minamasawa e Bruno Castro
Direção de fotografia: Fábio Yamaji
Edição de som: Ana Luiza Mendes
Trilha sonora: Ruben Feffer, Gustavo Kurlat
Edição: Belisa Proença
Duração: 7 min
Classificação etária: Livre
Animação / Cor / HD
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email[email protected]
 
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Eroica Conteúdo/ Divulgação

PUBLICIDADE