Edital para nova ocupação do espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo tem inscrições abertas até 5 de março

A iniciativa da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), chega à quinta das ocupações selecionadas mediante edital em 2021 e está com inscrições abertas para 2022.

O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo seleciona projetos de pessoas físicas do setor criativo, como artistas, artesãos, designers e outros para expor e comercializar trabalhos em área nobre do andar térreo da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

Viabilizado com recursos captados pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), junto ao Banrisul, patrocinador máster da instituição, o espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo destina uma ajuda de custo no valor de R$ 2 mil a cada um dos projetos selecionados. As inscrições são gratuitas e devem ser feita online, até 5 de março, conforme as disposições do edital

Concebido para fomentar a economia criativa e gerar fonte de renda emergencial para artistas e artesãos, ainda no cenário da pandemia, o espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo recebe propostas individuais ou coletivas. Cada ocupação tem duração de dois meses. Além da comercialização de trabalhos, com toda a renda para os proponentes, as propostas podem incluir mostras, oficinas e experimentos criativos diversos.

A seleção vai valorizar aspectos como a relação com as artes, cultura e economia criativa, inclusão social; sustentabilidade, colaboração; possibilidades de diálogo com o público; autenticidade, criatividade, ousadia, conceito, viabilidade e adequação ao espaço.

O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo oferece uma área envidraçada de 30 m², com mobiliário expositivo e iluminação adequada. O resultado da seleção será divulgado até 15 de março. Para outros esclarecimentos, os proponentes devem fazer contato pelo e-mail vitrineccmq@gmail.com.

GALERIA GAZZEBO

Quem encerra as ocupações do espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo selecionadas no ano passado é a Galeria Gazzebo, que pode ser visitada até 31 de março. Além da comercialização de artistas locais com diferentes linguagens e abordagens, a proposta envolve workshops e cursos voltados à profissionalização e autonomia de agentes culturais. Produção cultural, montagem, comunicação e redes sociais, poéticas artísticas, plano de carreira, multidisciplinaridade e reflexões colaborativas serão alguns dos temas abordados. Formada pelos agentes culturais Ana Paula Bertoldi, Anna Mattos, Daniele Alana, Guta Oliveira, Jordi Tasso, Luísa Fonseca e Marina Feldens, a Gazzebo se define como uma galeria de arte comprometida em construir um espaço multidisciplinar em meio às brechas e lacunas do sistema de arte de Porto Alegre.

Mais informações: https://cultura.rs.gov.br

Assessoria de Imprensa:
Ludwig Larré – ASCOM CCMQ

Foto:
Kevin Nicolai – Vitrine CCMQ abriu em maio do ano passado com o artesanato das mulheres indígenas do Complô Cunhã

Esse post foi publicado em Agenda, Casa de Cultura Mario Quintana, Cultura e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.