Edital para nova ocupação do espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo tem inscrições abertas até 5 de março

A iniciativa da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), chega à quinta das ocupações selecionadas mediante edital em 2021 e está com inscrições abertas para 2022.

O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo seleciona projetos de pessoas físicas do setor criativo, como artistas, artesãos, designers e outros para expor e comercializar trabalhos em área nobre do andar térreo da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre).

Viabilizado com recursos captados pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), junto ao Banrisul, patrocinador máster da instituição, o espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo destina uma ajuda de custo no valor de R$ 2 mil a cada um dos projetos selecionados. As inscrições são gratuitas e devem ser feita online, até 5 de março, conforme as disposições do edital

Concebido para fomentar a economia criativa e gerar fonte de renda emergencial para artistas e artesãos, ainda no cenário da pandemia, o espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo recebe propostas individuais ou coletivas. Cada ocupação tem duração de dois meses. Além da comercialização de trabalhos, com toda a renda para os proponentes, as propostas podem incluir mostras, oficinas e experimentos criativos diversos.

PUBLICIDADE

A seleção vai valorizar aspectos como a relação com as artes, cultura e economia criativa, inclusão social; sustentabilidade, colaboração; possibilidades de diálogo com o público; autenticidade, criatividade, ousadia, conceito, viabilidade e adequação ao espaço.

O espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo oferece uma área envidraçada de 30 m², com mobiliário expositivo e iluminação adequada. O resultado da seleção será divulgado até 15 de março. Para outros esclarecimentos, os proponentes devem fazer contato pelo e-mail [email protected].

GALERIA GAZZEBO

PUBLICIDADE

Quem encerra as ocupações do espaço Vitrine CCMQ + RS Criativo selecionadas no ano passado é a Galeria Gazzebo, que pode ser visitada até 31 de março. Além da comercialização de artistas locais com diferentes linguagens e abordagens, a proposta envolve workshops e cursos voltados à profissionalização e autonomia de agentes culturais. Produção cultural, montagem, comunicação e redes sociais, poéticas artísticas, plano de carreira, multidisciplinaridade e reflexões colaborativas serão alguns dos temas abordados. Formada pelos agentes culturais Ana Paula Bertoldi, Anna Mattos, Daniele Alana, Guta Oliveira, Jordi Tasso, Luísa Fonseca e Marina Feldens, a Gazzebo se define como uma galeria de arte comprometida em construir um espaço multidisciplinar em meio às brechas e lacunas do sistema de arte de Porto Alegre.

Mais informações: https://cultura.rs.gov.br

Assessoria de Imprensa:
Ludwig Larré – ASCOM CCMQ

PUBLICIDADE

Foto:
Kevin Nicolai – Vitrine CCMQ abriu em maio do ano passado com o artesanato das mulheres indígenas do Complô Cunhã

PUBLICIDADE