Lipe Albuquerque e Marília Bianchini ministram oficinas de arte no Instituto Ling

Em fevereiro, o centro cultural recebe o ilustrador para ensinar a pintura em porcelana e a artista para mostrar técnicas de produção de papel artesanal

O Instituto Ling recebe em fevereiro duas oficinas criativas ministradas por artistas gaúchos. A primeira ocorre no dia 12sábado, às 14h30, com o ilustrador, cartunista e designer gráfico Lipe Albuquerque ensinando a pintura em porcelana. Utilizando bico de pena, os participantes poderão treinar o traço em exercícios livres e orientados pelo professor, aprendendo sobre o desenho manual em diferentes louças, como canecas e pratos.
 
Já no dia 19, no mesmo horário, a tarde será dedicada à criação do papel artesanal. No encontro, a artista Marília Bianchini compartilhará a técnica, utilizada em suas obras, que transforma fibras vegetais de diversas naturezas em papéis delicados e únicos. Na aula, que mistura teoria e prática, o público também conhecerá detalhes sobre a história do papel e aprenderá todas as etapas que envolvem a produção artesanal, fazendo uma folha a partir da fibra de bananeira.
 
As matrículas para cada atividade custam R$ 170, com todos os materiais inclusos. As inscrições podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural, na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

SOBRE OS ARTISTAS

Dono de um traço irreverente e criativo, Lipe Albuquerque trabalha há mais de 15 anos como cartunista e ilustrador. Seus desenhos já estamparam desde objetos de porcelana até tecidos e vestuário, passando pela produção gráfica e ilustração de figurino para o teatro. Em 2015, com Rodrigo Marroni e Leo Lage, recebeu o Prêmio Açorianos de melhor projeto gráfico com o disco Maravilhas da Vida Moderna, da banda Dingo Bells. Como artista visual, participou de diferentes exposições coletivas e individuais, incluindo a mostra organizada pela Embaixada do Brasil em Paris, Les Dessins de Lipe Albuquerque, em 2017. Em 2019, lançou o livro A História do Brasil, publicação com ilustrações que retratam de forma simbólica e inusitada os mais de 500 anos do país.

PUBLICIDADE


Marília Bianchini constrói sua poética investigando as relações estabelecidas entre processos fotográficos e processos artesanais. A artista trabalha com imagens fotográficas impressas em papéis artesanais de produção própria. Mestre em Artes Visuais pela UFRGS, instituição onde também cursou a graduação na mesma área, tem diversas exposições individuais em seu currículo, entre elas: Pátio-atelier, no Museu do Trabalho (2019); Matéria Paisagem, com curadoria Gabriela Motta, na Galeria de Arte Mamute (2017); e Elogio à transitoriedade, com curadoria Luiza Proença, no Santander Cultural (2013). Foi contemplada com o VI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria de melhor exposição coletiva (2010), indicada ao IV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria de artista revelação (2012) e premiada no Salão Jovem Artista do Grupo RBS (2008).


Ações de prevenção e combate ao coronavírus
Com objetivo de oferecer uma atividade segura a todos os participantes, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação para participar dos cursos. Os inscritos podem fornecer a caderneta ou cartão de imunização ou o certificado de vacinação oficial, que pode ser obtido no aplicativo Conecte SUS. Além disso, o Instituto Ling segue limitando o número de visitantes, exigindo o uso correto da máscara (e fornecendo o item se os clientes precisarem), disponibilizando álcool gel e estabelecendo distanciamento. O guia completo do centro cultural, que detalha os cuidados de prevenção e combate ao coronavírus, pode ser conferido em https://institutoling.org.br/
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – CURSOS DE ARTE
 
Oficina de pintura em porcelana
Com o cartunista, ilustrador e artista visual Lipe Albuquerque
Dia 12 de fevereiro, sábado, das 14h30 às 18h
 
Oficina de papel artesanal
Com a artista Marília Bianchini
Dia 19 de fevereiro, sábado, das 14h30 às 17h30
 
Endereço
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
 
Inscrições para cada curso
R$ 170, com todos os materiais inclusos
 
Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]
 
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Marília Bianchini, Lipe Albuquerque e Divulgação

PUBLICIDADE