Conversa com Elaine Tedesco no V744atelier, no dia 11, coloca em debate a recente produção da artista visual Vilma Sonaglio

O espaço expositivo V744atelier promove no próximo dia 11 de novembro, quinta-feira, às 18h, um bate-papo com a artista plástica e professora Elaine Tedesco, que irá propor reflexões teóricas sobre a exposição “ViCeVeRSa…pode não ser o que é”, em cartaz no espaço localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, em Porto Alegre.

A conversa será mediada pela artista e doutora em artes visuais pela Ufrgs, Luciane Bucksdricker. A mostra apresenta trabalhos realizados no último ano e meio por Vilma Sonaglio, no contexto da pandemia. Ao todo, são apresentadas 18 obras com dimensões variadas, desde 100cmx100cm até 50cmx50cm.

A artista visual exibe três séries fotográficas que refletem, metaforicamente, seu pensar sobre este período de isolamento social. Trazem, também, questões de materialização do virtual: trabalhos criados para serem veiculados virtualmente são, agora, materializados, dando outro olhar para as obras. Conforme analisa Elaine Tedesco, “(…) essas fotografias recentes não parecem se preocupar com o tornar visível e sim com o visível ele mesmo. No espaço do que é deixado invisível para nós, tais imagens se abrem para contemplação”, reflete Elaine Tedesco. Segundo ela, “as fotografias recentes têm como base a volatilidade do registro digital e conformam-se no quadrado preto”.  

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e artista plástica com produção em fotografia, instalação e videoperformance, Elaine Tedesco vem acompanhando o trabalho de Sonaglio  há alguns anos. Ela se apoia no poeta e crítico Adolfo Montejo Navas para reforçar que “Qualquer um que trabalhe com a imagem fotográfica em suas múltiplas estratégias sabe que o que está oculto é maior do que o que se revela (…)“.

Idealizado pela artista visual Vilma Sonaglio, o V744atelier é um local para criar e expor arte contemporânea. Sonaglio pretende que o espaço abrigue exposições de artistas convidados, mas também serão aceitas propostas de criadores que estejam desenvolvendo sua pesquisa e produção em todas as linguagens, com relevância, na arte contemporânea. 

A visitação será de quarta a sexta-feira, das 14 às 17h, de maneira espontânea. Outros horários serão contemplados com agendamento pelo direct do Instagram V744atelier. Os visitantes devem seguir os protocolos de higiene, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento pessoal. Um espaço externo auxilia nos protocolos de segurança.

Sobre Vilma Sonaglio

Mestre em Artes Visuais  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vilma Sonaglio realizou exposições individuais e coletivas no Brasil, Alemanha e México. Como  principais distinções estão prêmio aquisição do Museu de Arte de Brasília, Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, Prêmio Salão de Arte Sacra Contemporânea. Foi indicada ao Prêmio Açorianos. Vive e trabalha na cidade de Porto Alegre.

Sobre Elaine Tedesco 

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e artista plástica com produção em fotografia, instalação e videoperformance. É professora associada no Instituto de Artes da UFRGS atua junto ao Departamento de Artes Visuais na área de fotografia e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. É professora associada no Instituto de Artes da Ufrgs e atua junto ao Departamento de Artes Visuais na área de fotografia e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Ela vem acompanhando o trabalho de Sonáglio há algum tempo.

Acesse e curta os canais de comunicação do V744atelier:

https://www.instagram.com/v744atelier
https://www.facebook.com/vilma.sonaglio
https://www.instagram.com/vilmasonaglio

SERVIÇO:

O Quê: Conversa com a artista e professora Elaine Tedesco sobre a exposição “ViCeVeRSa…pode não ser o que é”, da artista visual Vilma Sonaglio, com mediação da artista Luciane Bucksdricker

Onde: V744atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, Porto Alegre-RS

Quando: Dia 11 de novembro de 2021, sábado, às 18h.

A exposição está aberta à visitação de quartas as sextas, das 14h às 17h, de maneira espontânea. Outros horários serão contemplados com agendamento pelo direct do Instagram V744atelier.

Uso obrigatório de máscara e álcool em gel à disposição, assim como orientação para 2m de distância entre as pessoas.

Quanto: Entrada franca

Recomendação etária: Livre

Assessoria de Imprensa:
Silvia Mara Abreu

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Silvia Abreu e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.