Exposição de Nuno Ramos tem últimos dias de visitação no Instituto Ling

A exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre, do artista plástico paulista Nuno Ramos, está em cartaz pelos últimos dias no Instituto Ling, em Porto Alegre

A mostra pode ser visitada gratuitamente, sem necessidade de agendamento, até o dia 18 de setembrode segunda a sábadodas 10h30 às 20h. Há ainda a possibilidade de visitas com mediação nas sextas e sábadosàs 16h e 18h, mediante inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Com curadoria de Tiago Mesquita, a exibição reúne a performance inédita que dá título à exposição, gravada no centro cultural e em diversos pontos da capital gaúcha, além de outras 11 obras: a instalação em áudio Carolina, o filme Iluminai os Terreiros e outros nove registros de performances apresentadas durante a carreira do pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor.
 
A performance registrada em Porto Alegre faz parte da série Aos Vivos, que Nuno iniciou em 2018, trabalhando com a palavra, o tempo presente e todas as suas contradições. Na performance, as atrizes Patsy CecatoNelly CoelhoMargarida Peixoto e o ator João Gabriel OM reproduziram o que uma equipe nas ruas, formada pelos artistas Lucas Sampaio e Betina Camara, capturou em diferentes situações e locais, como em uma sessão com uma cartomante e em uma visita a um cemitério.
 
Os bastidores da passagem de Nuno Ramos pela capital gaúcha podem ser conferidos em um documentário que está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling (https://www.youtube.com). Assinado pela produtora Eroica Conteúdo, o filme mostra as gravações da série de performances nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho deste ano e ainda traz depoimentos do artista e do curador.


Sobre o artista
Nuno Ramos nasceu em 1960, em São Paulo, onde vive e trabalha. Formado em filosofia pela USP, é pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor. Começou a pintar em 1984, quando passou a fazer parte do grupo de artistas do ateliê Casa 7. Desde então tem exposto regularmente no Brasil e no exterior. Participou da Bienal de Veneza de 1995, onde foi o artista representante do pavilhão brasileiro, e das Bienais Internacionais de São Paulo de 1985, 1989, 1994 e 2010. Dentre as exposições individuais que fez, destacam-se, em 2010, as produzidas na Gallery 32, em Londres, Inglaterra; no Galpão Fortes Vilaça, em São Paulo, Brasil; e no MAM — Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil.
 
Como escritor, publicou O mau vidraceiro (2010), Ó (2008), Ensaio geral (2007), O pão do corvo (2001) e Cujo (1993). Como cineasta, roteirizou e codirigiu com Clima, em 2002, os curtas-metragens Luz negra e Duas horas. Em 2004, roteirizou e dirigiu o curta Alvorada. Roteirizou e codirigiu com Clima e Gustavo Moura o curta Casco, também em 2004, e Iluminai os terreiros, em 2006. Recebeu em 2009, o Prêmio Portugal Telecom (hoje Prêmio Oceanos) de Literatura por Ó. Em 2006, ganhou o Grant Award da Bernett and Annalee Newman Foundation; o 2º Prêmio Bravo! Prime de Cultura, Artes Plásticas — Exposição; e o Prêmio Mário Pedrosa — ABCA — Associação Brasileira de Críticos de Arte. Em 2000, venceu o concurso El Olimpo — Parque de La memoria, para a construção, em Buenos Aires, de monumento em memória aos desaparecidos durante a ditadura militar argentina. Em 1987, recebeu a 1ª Bolsa Émile Eddé de Artes Plásticas do MAC/USP. E, em 1986, o Painting Prize da 6th New Delhi Triennial, Nova Délhi, Índia.
 
Sobre o curador
Tiago Mesquita é crítico de arte, curador e professor de história da arte. Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo, ele atua como crítico desde a década de 90 e já publicou em periódicos como Revista Fevereiro, Folha de São Paulo, Frieze (Londres), Novos Estudos Cebrap, O Público (Lisboa) e Quatro Cinco Um e nas revistas Novos Estudos, Soma e Reportagem. Como curador, organizou exposições de artistas como David Drew Zingg e José Bezerra. Publicou, entre outros, os livros Rodrigo Andrade: Resistência da matériaPaulo Monteiro: O interior da distância e Imagem útil, imagem inútil.
 
A exposição é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTE
Exposição Dito e Feito – Aos Vivos, Porto Alegre
Artista: Nuno Ramos
Curadoria: Tiago Mesquita
Período de visitação: de 15 de junho a 18 de setembro de 2021

Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Visitas sem mediação: livres, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Horários com mediação: sextas-feiras e sábados, às 16h e 18h, mediante agendamento prévio pelo site www.institutoling.org.br
Entrada franca

 
Os encontros com mediação são guiados pela equipe do programa educativo do centro cultural e podem incluir também uma visita às obras do acervo permanente de arte contemporânea do Instituto Ling.
                                                                                                                                          
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
 
Medidas de segurança e regras de visitação
– Uso obrigatório e correto de máscara (cobrindo boca e nariz durante todo o tempo da visita);
– Limitação do número de visitantes (se nossa capacidade reduzida já estiver completa quando você chegar ao Instituto Ling, aguarde no lado de fora a sua vez de entrar);
– Medição obrigatória da temperatura corporal (pessoas com a temperatura acima de 37,8°C deverão realizar duas novas medições. Caso a temperatura elevada se confirme, o acesso ao Centro Cultural não será permitido e a pessoa será orientada a buscar auxílio médico);
– Tapetes bactericidas nos acessos para limpeza dos calçados;
– Respeito à distância física de 2 metros (se estiver acompanhado, respeite a distância em relação aos demais visitantes);
– Guarda-volumes fechado (para segurança de todos, evite trazer mochilas ou malas);
– Higienização das mãos com álcool desinfetante (temos dispensers de álcool desinfetante instalados ao longo do prédio);
– Substituição de materiais impressos e folders da nossa programação e das exposições por QR codes (use seu celular para acessar);
– Sinalização informativa sobre regras de acesso e visitação (por favor, cumpra nossas orientações e solicitações);
– Dê preferência ao uso de escadas, deixando o elevador para visitantes preferenciais (cadeirantes, mobilidade reduzida, maiores de 65 anos e gestantes). Você vai perceber que, agora, um lado da escada sobe e outro desce. Por favor, siga a sinalização indicada para manter a distância indicada e evitar aglomerações;
– Reforço das equipes de limpeza para sanitização frequente nos espaços de circulação e em áreas de uso comum (banheiros, elevador, torneiras e corrimões).
 
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento com 40 vagas.
 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
 
Transporte coletivo: o transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.
 
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
 
Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar ações educativas para escolas. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Assessoria de imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Fotos:
Laura Aldana e Elizabeth Thiel

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.