Bebê Kramer, Teco Cardoso e Swami Jr. apresentam o álbum Dança do Tempo em show virtual e gratuito no dia 19 de agosto

A convite do Instituto Ling, os instrumentistas mostram o trabalho autoral que reúne acordeon, saxofone, flauta e violão

A convite do Instituto Ling, o acordeonista Bebê Kramer, o saxofonista e flautista Teco Cardoso e o violonista Swami Jr. se reencontram no palco para apresentar ao vivo as músicas do disco Dança do Tempo.

Lançado em 2019, o álbum é resultado de uma gravação inédita entre os três grandes instrumentistas da atualidade e é composto por doze temas, sendo onze de autoria dos músicos do trio, além de uma nova abordagem da composição Da Bahia ao Ceará, de Moacir Santos. A apresentação poderá ser acompanhada gratuitamente no dia 19 de agostoquinta-feira, às 20h, pelo canal do YouTube do centro cultural.
 
Bebê Kramer é acordeonista gaúcho radicado no Rio de Janeiro. Sua carreira solo iniciou com o álbum A Casa, de 2009, mas é permeada por parcerias com diversos artistas como Guinha Ramires e Alegre Corrêa com quem gravou, na Áustria, o disco Laçador. Com Yamandu Costa, gravou três trabalhos – um DVD ao vivo, com o qual excursionou pela China e Europa, um CD em duo e um programa de televisão para o canal Mezzo, no qual se apresentou como solista junto à Orquestra Sinfônica de Paris. Gravou ainda o disco Realejo, com Gabriel Grossi; o CD Como Manda o Figurino, com Toninho Ferragutti; Roda Gingante, com Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi, Leonardo Amuedo e Thiago Espírito Santo; Tocata à Amizade, vencedor do Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, com Yamandu Costa, Rogerio Caetano e Luis Barcelos e o disco Alessandro Kramer Quarteto, indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2018.
 
Teco Cardoso é saxofonista e flautista paulistano. Na década de 80, ingressou no Grupo Pau Brasil, com o qual gravou discos e fez turnês pela Europa. Nos anos 90, fundou, com o pianista Benjamim Taubkin, a gravadora Núcleo Contemporâneo, na qual desenvolveu a carreira de produtor musical. Contribuiu com o trabalho de Baden Powell e Moacir Santos. Como solista, lançou Meu Brasil, Caminhos Cruzados e Quinteto. Participa, como fundador e produtor, da Orquestra Popular de Câmara, ao lado de Benjamim Taubkin, e é solista convidado de inúmeros trabalhos instrumentais. Participou do álbum Ouro Negro, tributo ao maestro Moacir Santos e Jobim Sinfônico. Neste, tocou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de atuar como coprodutor, tendo sido premiado com um Grammy. Em 2009, ganhou o Grammy de Melhor Grupo de Jazz Contemporâneo com o disco Randy Brecker in Brasil.
 
Swami Jr. é violonista, baixista, arranjador, compositor e produtor. Sua facilidade para trabalhar com chorinho, jazz, música cubana ou música caipira o habilita tanto para acompanhar quanto para dirigir trabalhos. O manejo com o contraponto (fortemente presente no chorinho) e com a improvisação são matrizes do aspecto virtuosístico de suas peças instrumentais. O músico também se destaca em suas canções pelo aspecto melódico, letradas em sua maioria por artistas com quem trabalha. No disco Outras Praias (2007), costura diversas nuances com o violão sete cordas, mas também canta, toca o baixo fretless e assina as doze faixas do trabalho, dez delas em parcerias e duas sozinho. Sua experiência em turnês também o auxilia na rotina de criação, pois ele aproveita as horas solitárias nos quartos de hotel para compor. Foi assim que desenvolveu o álbum Mundos e Fundos (2011), que mescla a influência jazzística com o rearranjo de canções singelas.
 
Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa e curadoria e produção da Branco Produções.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – MÚSICA
Show com Bebê Kramer, Teco Cardoso e Swami Jr. apresentando o álbum Dança do Tempo
Dia 19 de agosto, quinta-feira, às 20h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling
Quem quiser receber lembretes para o show pode fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Pedro Abude

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.