Felipe Karam lança o single “Água de Santo” no próximo dia 19 de agosto

Composição evoca uma africanidade ancestral em sua condução rítmica, com levada de samba partido alto somado a uma influência jazzística

O samba instrumental Água de Santo, que será lançado em 19 de agosto em todas as plataformas digitais, em formato single, foi escrito de forma coletiva por Felipe Karam, Max Garcia e Bruno Coelho, em meados de 2019. Porém, ao chegar no estúdio, em 2020, ganhou outra dimensão. A releitura em quinteto, com as influências jazzísticas do baixo elétrico de Miguel Tejera, da bateria de Dani Vargas e da guitarra de Antonio Flores, que, nesta música em particular, contribui também com sugestões de arranjos, somadas à brasilidade do violino de Felipe Karam e do violão de Max Garcia, resultaram na música de sonoridade autêntica que mais representa o trabalho autoral do violinista e compositor.

Água de Santo traz em sua essência características que representam uma africanidade ancestral no que diz respeito à condução rítmica de sua levada de samba partido alto brasileiro, lembrando as levadas de sambas de João Bosco, como Incompatibilidade de Gêneros e Ronco da Cuíca; traz, ainda, uma influência jazzística no que diz respeito à abordagem de improvisos sobre uma harmonia modal e uma levada com influência dos tambores do candomblé. A faixa foi gravada na Téc. Áudio, em Porto Alegre, em outubro de 2020, com produção musical e mixagem de Antonio Flores, masterização de Marcos Abreu e arte gráfica de Leo Lage.

PUBLICIDADE

Sobre Felipe Karam:

Natural de Porto Alegre, Felipe Karam é bacharel em Violino UFRGS (2002) e Mestre em Music Performance pela City University London (Londres-UK 2012). Também concluiu um “spring course”, no Centre Des Musiques Didier Lockwood (FR 2010), com o próprio, violinista consolidado na cena mundial do Jazz. Desde o início de sua trajetória, ainda em 1998, já sabia que queria fazer música popular ao violino. Com o Café Acústico, foi agraciado pelo Prêmio Açorianos (Melhor Grupo de MPB – 1999 e 2000) e vencedor do Festival de Música de Porto Alegre.

PUBLICIDADE

A partir de 2004, deu início à sua carreira internacional, dividindo-se entre Brasil, Inglaterra e Estados Unidos. As formações internacionais de maior destaque foram Pocket Caravan, (3 discos lançados em Londres-UK), Grupo Caratinga (1 disco/1 Press Award UK 2011 – Melhor CD de Música Brasileira) e o trio Brazilian Ensemble (Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012). Em 2018 lançou o seu primeiro disco solo autoral, “De Sol a Sol”, no qual arranja, compõe e interpreta, gêneros e ritmos da música brasileira e internacionais, ao violino de cinco cordas, fato peculiar na discografia brasileira. “De Sol a Sol” recebeu duas indicações ao Prêmio Açorianos de Música e foi selecionado no FEMUCIC 2019.

Em 2020 Karam foi reconhecido pelo Prêmio Trajetórias pela prefeitura de Porto Alegre, contemplado pelo prêmio FAC Digital RS, e com o projeto de educação musical Violino No Choro, pelo edital SEDAC 09/2020, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, pelo qual obteve reconhecimento nacional. Atualmente, prepara-se para o lançamento do seu novo disco autoral, “Água de Santo“.

Canais de comunicação do artista:

PUBLICIDADE

Site Oficial: http://www.felipekaram.com
Facebook: https://www.facebook.com/felipekaramviolinopopular/
Instagram: https://www.instagram.com/karamfelipe
YouTube: https://www.youtube.com/felipekaram

SERVIÇO:

O Quê: Lançamento do single Agua de Santo, de Felipe Karam
Quando: Dia 19 de agosto de 2021, quinta-feira
Onde: Plataformas digitais
Gênero: Livre | Classificação etária: Livre
Link Pré-Savehttps://onerpm.link/948660701428

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Arte de Leo Lage a partir de fotografia de Afrovulto

PUBLICIDADE