Clubinho da Kaká lança álbum musical voltado para primeira infância

Clubinho da Kaká – série de desenhos animados voltados para a primeira infância exibida pelo YouTube – agora também terá um álbum musical

Com 12 faixas que perpassam temas educativos do universo infantil, o disco será lançado no dia 10/08 e estará disponível em todas plataformas digitais. O trabalho é assinado pela produtora gaúcha Maria Viola, e as canções são interpretadas por Nalanda, cantora baiana radicada em Porto Alegre, conhecida por ter participado do programa musical Fama, da Rede Globo, e por ter dado voz a músicas que foram temas de novelas na mesma emissora.

As músicas apresentam uma grande diversidade de gêneros que, em conjunto com a ludicidade, contribuem para uma maior riqueza musical e cultural para as crianças. “A música que fala sobre as cores tem pitadas de axé sem perder a ternura infantil; a canção sobre as férias tem pinceladas de ska – ritmo bem praiano e que remete bastante ao calor da estação no Brasil. Já a música sobre vogais lembra um xote, com a doçura característica do gênero ensinando de forma leve”, explica Claudia Guarise Pacheco, produtora executiva e letrista da Maria Viola.

Relacionado a isso, a estratégia do projeto é desenvolver músicas que, mesmo infantis, não se tornem maçantes para os pais, pois a família em volta também faz parte do público. “Para nós é de extrema importância que as músicas não fiquem apenas na esfera “chiclete”, mas sim algo agradável de ser ouvido tanto por crianças quanto adultos”, continua Claudia.

Com abordagem educativa, o álbum traz as músicas da primeira temporada de desenhos animados do Clubinho da Kaká. Entre os temas, estão as cores, números, vogais, animais, corpo humano, sentimentos, amizade, hábitos saudáveis de alimentação e higiene, entre outros assuntos que auxiliam no desenvolvimento infantil. As canções chamam atenção para questões como respeito à diversidade, ao meio ambiente, as relações sociais e a formação de vínculos,buscando estimular a formação de senso crítico e reconhecimento de limites.

O Clubinho da Kaká é um projeto viabilizado por meio de financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com o patrocínio da Kappesberg.

Maria Viola

Localizada em Porto Alegre/RS e há onze anos no mercado de áudio publicitário, a Maria Viola já trabalhou para algumas das principais agências do país e para clientes como Heineken, Coca-Cola, Tramontina, John Deere, Panvel, Boticário e outros.  Atualmente, além de trabalhos publicitários é responsável pelo áudio de alguns curtas, projetos infantis e especiais. Prêmio Profissionais do Ano, Jaime Câmera e Colibri são algumas das premiações conquistadas ao longo dos anos.

Nalanda – Cantora Solo do Projeto

Nascida em Salvador, atualmente mora em Porto Alegre. A cantora e compositora participou da primeira edição do programa musical Fama, exibido pela Rede Globo.
Como finalista ficou em segundo lugar como melhor cantora e em 2005 lançou o seu primeiro CD, Nalanda do Samba. Com músicas em novelas,  Sensível Demais, composta por Jorge Vercillo, foi tema da novela Chocolate com Pimenta.

Claudia Guarise Pacheco – Produtora Executiva e Letrista

Formada em Publicidade e Propaganda na ESPM RS e com MBA em Gestão Empresarial e Criação e Produção de Narrativas Multimídias, entrou pra sociedade da produtora em 2018. Já atuou em áreas como direção de arte e redação em agências e há dez anos se dedica ao áudio publicitário, além de trabalhar como locutora e dubladora. Foi quem levou a produtora a entrar no Universo Infantil trazendo para empresa os primeiros projetos – onde já atuou como letrista, dublando personagens e cantando.

Rodrigo Ganso Allende- Produtor Musical/Letrista/Compositor/Arranjador

Formado em Publicidade e Propaganda na ESPM RS, o diretor musical da Maria Viola trabalha há 15 anos na produção de som para o mercado publicitário e também entrou pra sociedade da empresa há dois anos. Como compositor, tem cinco músicas no álbum Noturno da cantora Anaadi, vencedor do Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo em 2018, e parcerias com compositores de renome como o poeta Allan Dias Castro. Participou ainda de três edições do Festival de Cinema de Gramado com seu trabalho de composição de trilha sonora e desenho de som para filmes. Ministra oficinas/workshops de Jingles na ESPM RS desde 2006.

Matheus Hermann – Arranjador/Instrumentista

Músico e produtor musical, formado em Produção Fonográfica pela UNISINOS. Começou sua carreira tocando guitarra e aos poucos desenvolveu-se multi-instrumentista, que lhe proporcionou uma caminhada natural rumo a produção em estúdio. É guitarrista do Tributo Elis Regina – Camila Lopez e o Arrastão, e além de outros projetos musicais atua como criador, compositor e sound-designer para diversas produtoras de áudio de Porto Alegre desde 2016. Dentro de suas ocupações estão a criação, edição e mixagem de trilhas sonoras para cinema, games e publicidade, além de sound-design para animações como Bubu Fun, Oppa Keki e Hidro e Fluido.

Informações para a imprensa:
Dona Flor Comunicação

Sobre Alex Vitola 2915 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".