Flavia Moraes comenta o longa Amarcord, de Federico Fellini, no projeto Meu Filme Favorito

A cantora e atriz francesa Magali Noël interpreta a personagem Gradisca no filme
Crédito da foto: Cineteca di Bologna

Em sua terceira edição deste ano, o projeto Meu Filme Favorito recebe a diretora e cineasta Flavia Moraes para um bate-papo virtual com o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina

O tema do encontro, que acontece no dia 24 de junhoquinta-feira, às 19h, será o longa-metragem Amarcord, lançado em 1973, com direção do italiano Federico Fellini, e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1976.
 
Durante o evento online, o público poderá acompanhar as discussões, interagir com os debatedores e ainda acompanhar algumas das principais cenas do filme estrelado pela cantora e atriz francesa Magali Noël, que interpreta a inesquecível personagem Gradisca ao lado de grande elenco formado por Bruno ZaninArmando Brancia e Pupella Maggio. A obra conta ainda com participação de outros grandes nomes do cinema italiano, como o diretor de fotografia Giuseppe Rotunno e os compositores Nino Rota e Carlo Savina, que assinam a trilha sonora do longa-metragem.
 
Amarcord é inspirado nas memórias da infância de Fellini. Em romagnol, dialeto de Rimini, terra natal do diretor, o título significa “eu me lembro”. O filme se passa em uma pequena cidade costeira italiana, na década de 1930. Sob o domínio do fascismo, histórias e personagens se cruzam – como as manifestações públicas em homenagem a Benito Mussolini, a passagem do transatlântico Rex, a chegada de um misterioso emir e suas odaliscas, os filmes de Gary Cooper no cinema local, além das ações de diversos outros personagens, presenciados pelo jovem Titta, ao observar sua família, amigos, fascistas e mulheres sensuais.
 
Flavia Moraes, primeira realizadora brasileira a associar-se ao Directors Guild of America, foi premiada nos principais festivais do mercado audiovisual internacional, como Cannes, Clio, London Awards, The New York Festival e FIAP, além de ganhar três vezes o Prêmio Caboré, no Brasil. Na televisão, Flavia inovou o modelo de produção independente ao dirigir e produzir as minisséries Tô Frito (MTV, Band) e Galera Animal (TV Globo), desenvolvidas para a Nestlé, que inauguraram o conceito de branded content na TV brasileira. Dirigiu A Teu Lado Leve, capítulo da série Fronteras, produzida pelo realizador argentino Juan Campanella para a TNT, e documentários como Sou Meninos do Morumbi Dalai Lama no Brasil.
 
No cinema, dirigiu uma trilogia de filmes a partir da obra do escritor Luis Fernando Veríssimo, o longa-metragem Acquária, e o episódio que representou o Brasil no filme World Champion Stories, sobre a cultura do futebol em países vencedores de Copas do Mundo, chamado A Regra do Jogo. Radicada em Los Angeles desde 2016, a diretora se dedica atualmente a projetos autorais, cujo propósito inspire transformação e outras formas de olhar, como Mr. Dreamer, já lançado, e Visions in the Dark, em fase de finalização.
 
Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais. É curador do projeto Meu Filme Favorito.
 
Em encontros mensais com participação de diferentes personalidades culturais do Brasil, o projeto Meu Filme Favorito é destaque na programação cultural do Instituto Ling desde 2018. Durante a pandemia, a atividade foi adaptada para o ambiente virtual, expandindo o seu alcance. A programação tem realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – CINEMA
Meu Filme Favorito: Amarcord (1973), de Federico Fellini
Bate-papo ao vivo com a diretora e cineasta Flavia Moraes e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina
Dia 24 de junho, quinta-feira, às 19h, pela plataforma Zoom
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br


Para a experiência completa da atividade, o Instituto Ling recomenda que o público assista ao filme, disponível para locação nas plataformas Now e Vivo Play.

Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.