O Gaiteiro Que Desceu Da Caravela, Curta Metragem Com O Multi instrumentista Tales Melati

20210521013656

O músico Tales Melati percorre locais do Rio Grande do Sul, levando a sonoridade exótica da gaita de foles da expedição de Cabral. Um poderoso som que revela o elo perdido da música celta no Brasil

O Curta Metragem está participando do Festival Mostra em Curtas, onde há uma votação popular. As filmagens começaram durante a comemoração de Santiago da Compostela no Centro Espanhol de Porto Alegre em 2019, o curta começa com o músico se preparando para uma apresentação, na sequência percorre com seus instrumentos, outros locais do estado, como São Francisco de Paula, onde encontra o historiador e artista plástico, Valdecir Rigon.

As cenas de palco foram filmadas durante a o show “Fluxos” na edição do Unimúsica no Salão de Atos da UFGRS , com a participação de vários músicos como Hique Gomez.

Com um leve sotaque de quem nasceu no extremo sul, do Rio Grande Sul, Tales é pedritense, o que fica mais evidente nos diálogos com quem é serrano  ou porto alegrense, durante o curta, que fala um pouco dos instrumentos, da música, da história e de amizade.

Montagem: Felipe Alvarez de Toledo
Direção de fotografia: Pedro Clezar e Juan Quintáns
Cor: Daniel Dode e Arthur Bovo
Abertura e créditos: Gio Pereira e Zé Castro
Direção, roteiro e som: Juan Quintáns 
Link do curtahttps://www.youtube.com/watch?v=1RYG1FROgsw
Facebookhttps://www.facebook.com/musicasdemilmundos
Instagramhttps://www.instagram.com/tales_melati/

Informações para a imprensa:
Luciane Leal

Fotos: Rafael Casagrande

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Luciane Leal, Música, Obatalá Produções e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.