Palestra do antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. na mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”

20210522531058
Crédito: Felipe Janicsek

A presença negra no Litoral Norte é tema da palestra do antropólogo Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. nesta quinta, dia 13/05

O depoimento é um dos registros audiovisuais que integram o projeto que destaca personalidades e expressões artístico-culturais identificadores da Península.

Tem continuidade nesta quinta-feira, dia 13/05, a programação do projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” com a palestra do antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. Ele destaca a presença negra no Litoral Norte do RS, em especial a de descendência banto, e fala sobre o surgimento das congadas.

A transmissão ocorre pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook. A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior é jornalista, antropólogo, especialista em Literatura Brasileira/Ufrgs e Mestre e Doutor em Antropologia Social (Ufrgs). Integra o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos-RS (Iacoreq), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab/Ufrgs) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Osório.

Vale ressaltar que além de palestras e depoimentos de personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS, a mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” apresenta uma variada da programação artística, reunindo nomes nascidos naquela Região ou que se projetaram difundindo a cultura afro-açoriana. São eles: Marco Araujo & Banda, Marcello Caminha & Grupo, Zé Neto Souza, Gilberto Oliveira Trio, Santos de Casa, Ivan Therra & Grupo Folclórico Boizinho da Praia e Loma & Grupo Chão de Areia. As produções audiovisuais encontram-se disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).  


O PROJETO

O projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Estas manifestações culturais são: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant’Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana. Estas quatro manifestações encontram-se documentadas e disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

SERVIÇO

O QUÊ: Palestra do antropólogo e professor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr. na mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”.
QUANDO: Dia 13 de maio, quinta-feira, às 20h
ONDE: https://www.facebook.com/CoracaodeTamborPC
Mais informações: http://www.rotaacoriana.com.br
YouTubehttps://youtu.be/6CWLPsg0S_I

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Silvia Abreu e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.