Dirigido ao público infanto-juvenil, o espetáculo é uma jornada de entendimento, reflexão e valorização da cultura afro-brasileira
O espetáculo teatral “Negra, Sim!”, que estreia nos dias 25 e 26 de setembro próximo, no Clube Social Negro Seis de Maio, em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, pretende proporcionar ao público uma jornada de reflexão e valorização do ser humano, independentemente da sua cor ou origem étnica. É a afirmação necessária e urgente de reconhecimento da cultura afro-brasileira.
Escrita e dirigida pela produtora e atriz Silvia Maciell, a montagem do grupo Porão de Ensaio tem sessão no dia 25/09, às 15h (parte dos ingressos é destinado ao Quilombo Manoel Barbosa), e no dia 26, com sessões às 14h30min e às 16h30min. A entrada é franca, mas solicita-se a doação de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão repassados ao Quilombo Manoel Barbosa. No dia 25, a peça terá versão em Libras.
O projeto foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 10/2020 – Saberes e Fazeres Culturais – Município de Gravataí/RS – Lei Aldir Blanc.
Com linguagem acessível e uma narrativa que inspira e conecta, “Negra, Sim!” conta a história de uma mulher negra que teve a infância marcada pela dor da exclusão. Porém, por conhecer e se orgulhar da verdadeira trajetória dos seus antepassados, ela se torna uma adulta autêntica, que encoraja outras crianças negras a buscarem o seu espaço. É o convite que a peça proporciona o despertar de uma nova tomada de consciência, com correção de posturas e atitudes mais empáticas e respeitosas.
“Negra, Sim!” tem direção geral e dramaturgia de Silvia Maciell e direção artística e coreografia de Sil Maciel. No elenco, sete artistas dão vida à história da personagem central de forma leve e colorida, com danças, músicas e outras expressões culturais.
São eles: Carla Lopes, Felipe Conceição, Marco Júnior, Maria Lucilia, Renato Lima, Sil Maciel e Silvia Maciell. Os ensaios, que começaram em janeiro último, ocorreram, na sua maior parte, de forma virtual.
Integra o projeto, a realização de uma palestra com o antropólogo Iosvaldir Carvalho Bittencourt, como medida de prevenção ao racismo estrutural e a toda forma de preconceito. A palestra encontra-se disponível no Facebook e no YouTube da peça. “Negra, Sim!” atende aos propósitos da Lei 10.639/03, que obriga as escolas de ensino fundamental e médio a ensinarem sobre história e cultura afro-brasileira.
Sobre a diretora
Silvia Maciell é formada em Artes Cênicas pelo Teatro Escola de Porto Alegre (Tepa), graduanda do curso de Letras – Língua Portuguesa – Formação Pedagógica (Estácio de Sá/RS). É diretora, dramaturga, atriz, iluminadora, produtora, pesquisadora e educadora de teatro. Também atua como diretora adjunta nos grupos de dança-teatro Porão de Ensaio, Movimento Cênico (com 11 espetáculos premiados em festivais do Estado) e Unidos pela Arte. Já recebeu diversas indicações e premiações em eventos do Rio Grande do Sul, como Açorianos em Dança e Prêmio Aberje-Sul de Responsabilidade História e Memória. Integra a Frente Negra Gaúcha e o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude. É representante do segmento da área artística do Colegiado Setorial de Teatro do RS.
Sinopse do espetáculo
“Negra, Sim!” narra a trajetória de uma mulher negra que sente a dor da exclusão ainda criança. Como ocorre na maioria dos casos, o preconceito velado vem disfarçado de “brincadeiras”; porém, graças à educação que recebera de sua mãe e por conhecer e se orgulhar da verdadeira história de seus antepassados, a menina consegue crescer autêntica, deixando essas lembranças no passado. Ela passa a encorajar outras crianças negras a buscarem seu espaço nos lugares onde bem desejarem e as crianças não-negras a conhecerem a cultura de matriz africana, diminuindo o preconceito racial.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral e Dramaturgia: Silvia Maciell
Direção Artística e Coreografia: Sil Maciel
Direção de Produção: Silvia Abreu
Elenco: Carla Lopes, Felipe Conceição, Marco Júnior, Maria Lucilia, Renato Lima, Sil Maciel, Silvia Maciell
Figurino e Trilha Sonora: Sil Maciel
Cenógrafo: Grupo Porão de Ensaio
Músico: Marco Júnior
Costureira: Zerlei de Araújo Antunes
Iluminação e Operação de Som: Vinícius Fonseca Soares
Intérprete em Libras: Vânia Rosa da Silva
Palestrante: Iosvaldir Carvalho Bittencourt
Produção Audiovisual e Fotografia: Luis Ferreirah
Arte Gráfica e Mídias Digitais: Felipe Janicsek
Contadora: Marieri Gazen Braga
Acompanhe pelos canais de comunicação do projeto:
Facebook: https://www.facebook.com/NegraSimTeatro
YouTube: https://youtube.com/channel/UCH9889z1vIxII1vjzpJH4Fw
SERVIÇO:
O Quê: Estreia do espetáculo teatral “Negra, Sim!”
Onde: Clube Social Negro Seis de Maio (Rua Castilho Inácio Barcelos, 124, bairro Oriçó), Gravataí-RS. Apresentação presencial, atendendo aos protocolos sanitários ditados pela OMS e Governo do Estado do RS. Obrigatório o uso de máscara.
Quando:
Dia 25/09, às 15h. Com Versão em Libras.
Dia 26/09, às 14h30min e às 16h30min.
Duração: 1 hora
Quanto: Entrada franca. Ingressos limitados
Agende seu ingresso pelo email: negrasimteatro@gmail.com
Solicita-se a doação espontânea de alimento não perecível
Gênero: Espetáculo infanto-juvenil
Recomendação etária: Livre para todos os públicos
Projeto selecionado no âmbito do Edital de Chamamento Público nº 10/2020 – Saberes e Fazeres Culturais – Município de Gravataí/RS – Lei Aldir Blanc
Assessoria de imprensa:
Silvia Mara Abreu
Foto:
Luis Ferreirah