PianOrquestra apresenta o espetáculo Dez mãos e um piano em live gratuita

Crédito: Renato Mangolin

Com elementos inusitados, como luvas e sandálias de borracha, o premiado grupo carioca explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, interpretando repertório que vai de Milton Nascimento a Beatles

O premiado grupo carioca PianOrquestra apresenta o espetáculo Dez mãos e um piano em live gratuita promovida pelo Instituto Ling no dia 28 de janeiroquinta-feira. O projeto, que tem direção artística do músico Cláudio Dauelsberg, envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado. Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, eles exploram as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra. A apresentação será exibida em plataforma virtual a partir das 20h. Para receber o link direto da transmissão, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
O repertório passa por obras de compositores brasileiros como Pixinguinha, Claudio Santoro e Villa-Lobos, chegando à cena pop contemporânea mundial com Beatles, Queen e Michael Jackson. Entre os nacionais, também entram na lista os mineiros Milton Nascimento e Toninho Horta, com os quais o grupo guarda história. “O PianOrquestra gravou músicas de Milton e Toninho Horta com abordagens completamente inovadoras. Em Cravo e Canela, de Milton, fazemos um funk dentro do piano; já em Manuel, o Audaz, de Toninho Horta, exploramos o piano como se fosse um violão, tocando suas 220 cordas com seis mãos”, conta o diretor.
 
Há mais de dez anos, a proposta pioneira do PianOrquestra encanta plateias pelo Brasil e o mundo. O trabalho é fruto de uma longa pesquisa acadêmica, com base nas técnicas de piano preparado e piano expandido popularizadas por John Cage no início do século. Aplicadas de maneira lúdica e criativa, resultam em um trabalho pioneiro na música popular brasileira,  explorando de forma inédita os elementos étnicos das raízes do país. As interpretações virtuosas não abrem mão da sensibilidade, delicadeza e lirismo, num repertório que contém samba, ciranda, repente, maracatu, entre outros ritmos brasileiros mesclados com influências mundiais contemporâneas.
 
Com sua qualidade e originalidade, o grupo vem impactando plateias e conquistando uma grande atenção do público e da mídia desde sua estreia em agosto de 2003. Foi considerado um dos dez melhores concertos do ano pelo Jornal O Globo, em 2016; recebeu a maior pontuação das 3 Américas para participar do Showcase Classical Next, na Holanda; e foi premiado pelo Rumos Itaú – Novas Direções. Em sua trajetória, tem realizado temporadas nas principais capitais do Brasil e do mundo, com destaque para apresentações no Festival International de Piano La Roque D’Anthéron (França), Rio Montreux Jazz Festival 2020, no teatro Concertgebow Amsterdan, na Holanda, e no moderno teatro Elbphilharmonie, em Hamburgo, na Alemanha, com lotação esgotada. A turnê ainda teve apresentações pela França, Suíça, Portugal e Espanha.
 
O projeto também tem recebido elogios na imprensa internacional. “Um espetáculo único, inovador, fascinante e de incrível liberdade cenográfica”, comentou o La Comète, da França. Os teatros europeus aplaudiram. “Foi mágico! Tem humor, virtuosismo, beleza, ousadia e inovação”, avaliou o Elbphilarmonie, de Hamburgo (Alemanha). Grandes nomes da música nacional ficaram surpreendidos com a performance do grupo. “Foi uma surpresa maravilhosa encontrar a PianOrquestra explorando as sonoridades do piano em todos os seus limites e extensões”, disse o compositor João Bosco.
 
PianOrquestra tem direção musical do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Veronica FernandesPatrícia Marinho Mol, do pianista Matheus Kern e da percussionista MAKO. Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown EmbalagensFitesa e America Tampas e curadoria e produção da Branco Produções.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA
PianOrquestra apresenta o espetáculo Dez mãos e um piano
Com direção musical do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Veronica Fernandes, Patrícia Marinho Mol, do pianista Matheus Kern e da percussionista MAKO
Dia 28 de janeiro, quinta-feira, às 20h
Gratuito, com transmissão ao vivo em plataforma digital
Para assistir, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br

 
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
 
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Esse post foi publicado em Agenda, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.