Festival Internacional de Folclore de Nova Prata conquista reconhecimento mundial

Em reunião tardia devido ao distanciamento social, o Comitê Executivo da Federation of International Dance Festivals (Fidaf) conclui as análises sobre 21 festivais realizados em 2019, em diferentes países, e a 15ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata (Fifnp) foi selecionada para receber o Best Festival Award.

A distinção é concedida por representantes de 28 nações e destinada a apenas quatro festivais ao redor do globo, anualmente. O anúncio foi feito durante a reunião do Comitê Executivo da FIDAF, na última semana, no Congresso Mundial da FIDAF. Adiado pela pandemia pela segunda vez em setembro, quando foi prorrogada para dezembro em razão da pandemia de forma virtual, o encontro chegou ao final de 2020 e reconhece o grande trabalho feito pelo festival gaúcho, em prol da dança, da arte e do folclore em 2019.

Naquele ano, o festival gaúcho, realizado por mais de cem voluntários desde 1998, sediou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da Fidaf Brasil. Feito repetido neste ano. No primeiro campeonato, presencial, sagrou-se a Companhia Nacional de Danças Bayanihan, das Filipinas.

Neste, quando competiram virtualmente 13 países, o eleito pelo júri internacional foi The Ryu Dance Company, da Coreia do Sul, entre os dias 5 e 6 de dezembro, quando o Finfp registrou cerca de 60 mil visualizações mundo a fora.

O Festival de Nova Prata, na serra gaúcha, é o único do gênero nas Américas a integrar o circuito mundial de festivais competitivos da Federation of International Dance Festivals (Fidaf).

Informações para Imprensa:
Agência Cigana

Esse post foi publicado em Agência Cigana, Agenda e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.