5ª edição do Inclusão em Cena, festival de teatro para crianças e adolescentes segue até o dia 26 de novembro

O Teatro como ferramenta educacional volta a ocupar espaço na agenda escolar de Porto Alegre, neste ano com ações produzidas e pensadas para as condições de isolamento social ainda necessárias, na 5ª edição do Inclusão em Cena. O festival de teatro para crianças tem início na segunda-feira (16/11) com a semana de aulas virtuais em quatro Escolas da rede publica da Capital.

De 16 a 26 de novembro, 100% on line e gratuito, o Inclusão em Cena reúne oficinas e contações de histórias, com atividades traduzidas e interpretadas também na língua brasileira de sinais (Libras) as 4 escolas da capital, recebem em oficinas virtuais os professores Vika Schabbach, Thiago Pirajira, Janaína Pelizzon, Rita Spier e Bathista Freire. Eles ministrarão aulas diárias on line a professores e estudantes.

Essa imersão nas artes cênicas e na realidade de cada bairro onde as escolas estão inseridas é a base para as performances que os estudantes apresentarão, também digitalmente, entre 23 e 26 de novembro. As aulas e criações dos alunos incluirão textos, aprendizado de diferentes etapas do processo visual, apresentação de vídeos e imagens de espetáculos e performances de diferentes companhias e artistas como fonte inspiração e análise.

Já pensado para as atuais condições de isolamento, a 5ª edição do Inclusão em Cena vai permitir que essas comunidades conheçam e experimentem a linguagem da performance teatral e, por meio dela, o contato com as diferentes áreas que envolvem a prática. As aulas abordarão aspectos visuais (cenário, figurino, objetos, iluminação), cênicos (atuação, direção, dramaturgia) e gerenciais (produção) dessa atividade artística.

Os alunos terão contato com especificidades da linguagem cênica e da performance, experiência estética e conhecimentos suficientes para exercitar processos e técnicas de criação e montagem. O processo de aprendizagem inclui a discussão sobre a dramaturgia em textos e sua estruturação, a iluminação a partir das possibilidades que espaço oferece, contexto e materiais básicos, além de cenografia e figurino específico para a performance em vídeo. Um conjunto de conhecimentos que, além de educar, estimula formação de novos grupos e coletivos culturais amadores e profissionais na cidade.

Serviço

Por dentro do Inclusão Em Cena

Quando: de 16 a 20/11 aulas com os professores: Vika Schabbach, Thiago Pirajira, Janaína Pelizzon, Rita Spier e Bathista Freire. A semana de apresentações digitais ocorre entre 23 e 26/11

O Inclusão em Cena

Festival de teatro para crianças, Inclusão em Cena, acredita na cultura como forma de educação e catalisador para imaginação, aliando uma enorme capacidade para transmitir valores e educar, enquanto diverte.

​A contações de histórias (em vídeo estarão disponíveis no site do festival e será enviado para as escolas)

Quando: 26/11

Criaturas da literatura

Criaturas da Literatura é um espetáculo de teatro de sombras contemporâneo, da Cia Teatro Lumbra, para todas as idades, inspirado em histórias clássicas da literatura universal. Cada história é um convite a imaginar, transpondo-se para o fantástico mundo da leitura. A adaptação do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é centrado na viagem poética desse enigmático menino por diferentes planetas, onde conhece personagens e segredos da vida.

Ficha Técnica
Roteiro, dramaturgia, cenografia, iluminação, atuação, direção e produção: Alexandre Fávero
Roteiro, atuação, assistência de direção, cenografia e produção: Têmis Nicolaidis
Roteiro, produção, assistência de direção e técnica de palco: Fabiana Bigarella
Trilha sonora original: Gustavo Finkler
Figurinos dos sombristas: Daniel Lion
Criação e desenho de objetos de cena: Alexandre Fávero
Cenotécnica e realização: Cia Teatro Lumbra
Produção: Clube da Sombra

A Família Silva

Livremente inspirado no conto Lolo Barnabé de Eva Furnari

Essa é uma história da família Silva, uma família de brasileiros e brasileiras que viveram há muitos e muitos anos, no tempo das cavernas… Braco, Lucy e o pequeno Finfo, eram uma família muito inteligente e criativa, capazes de resolver a maioria dos desafios, mas na busca pelo conforto e melhores condições para viver, algo saiu errado… Será que você é capaz de entender o que foi que aconteceu?

Ficha Técnica: adaptação e atuação de Guilherme Ferrêra

O 5º Inclusão em Cena

Coordenação Geral: Fernando Zugno
Coordenação Produção: Laura Leão
Coordenação Programação: Duda Cardoso
Coordenação Administrativa: Daniela Ramirez
Coordenação Descentralizção: Adriane Azevedo
Produção: Thaís Gombieski
Professores: Bathista Freire, Janaína Pelizzon, Rita Spier, Thiago Pirajira E Vika Schabbach
Vídeos das oficinas: Thiago Lazeri
Assessoria de Imprensa: Agência Cigana • Cátia Tedesco
Projeto Gráfico: Dídi Jucá
Vídeos de divulgação: Eroica conteúdo • Caio Amon
Redes Sociais: Stephanie Evaldt
Tradução e Interpretação pra Libras: Gettlibras • Ângelo Collioni, Vanize Flores e Vinícius Martins

O 5º Inclusão em Cena é apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura. Conta com patrocínio da PMI Foods. A agente cultural é a Leão Produções. O projeto é financiado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Esse post foi publicado em Agência Cigana, Agenda e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.