Fantaspoa é eleito um dos maiores festivais de cinema fantástico do mundo

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre foi listado pela norte-americana MovieMaker Magazine em sua relação anual dos mais relevantes festivais de cinema de gênero do mundo.

Imagem do filme Tóxico da edição 20

A publicação, que é uma das maiores referências da indústria cinematográfica, já havia destacado o Fantaspoa em 2018, com uma matéria exclusiva, e figurou o evento brasileiro em sua listagem de 2019. Trata-se de importantíssima chancela ao festival, apontando ainda mais o Fantaspoa como o mais importante festival de cinema fantástico da América Latina. O reconhecimento é uma demonstração clara da importância do fomento à cultura no País.

Segundo os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho, “os patrocínios recebidos foram essenciais para o desenvolvimento do projeto, sem os quais provavelmente o festival não existiria hoje em dia“. Apoiado por nove edições consecutivas, o Fantaspoa teve que ser financiado coletivamente em 2020 e, até o momento, sua edição de número 17 não tem patrocinador confirmado.

Único representante sul-americano na lista da MovieMaker, o Fantaspoa é o mais longevo festival de cinema de Porto Alegre. Devido à pandemia do Coronavírus, foi o primeiro grande evento fílmico do continente a ser realizado de forma inteiramente virtual e gratuita. Possibilitou, dessa maneira, que pessoas de todo o Brasil participassem, obtendo público recorde de mais de 70.000 espectadores.

A décima sétima edição do Fantaspoa será realizada novamente de forma virtual, no primeiro semestre de 2021. As inscrições para obras participarem do festival estarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2021, em http://www.filmfreeway.com/fantaspoa.

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Fantaspoa e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.