A música aborda a melancolia e a solidão dos novos tempos, mas também traz respiro e esperança. O clipe foi produzido na pandemia com cada artista em sua casa.

Estamos desde março vivendo a pandemia da COVID 19. Inacreditáveis oito meses com as atividades culturais praticamente paradas ou obrigadas a se adequar a plataformas que nem sempre comportam a arte que propomos.

Mas os artistas resistem e reafirmam que a arte sobrevive a tempos pandêmicos ou obscurantistas ao longo de séculos e não é agora que essa realidade será diferente. A atriz, cantora e carnavalesca Kaya Rodrigues compôs com Thays Prado, instrumentista e compositora, Novo Baile, um delicado samba que traz em sua essência o lamento e a esperança de dias melhores. O clipe e a música terão lançamento no Spotify e YouTube no dia 8/11.

Para além das dúvidas acerca das possibilidades de se exercer a profissão nessa era pós covid-19, existe também um questionamento mais profundo que chega a colocar em cheque uma forma de viver. É difícil imaginar hoje as alegres imagens de cortejos artísticos pelas ruas da cidade. As máscaras, a purpurina e principalmente as multidões de foliões, que encantavam as ruas de Porto Alegre, parecem pertencer a um quadro antigo.

É da melancolia trazida por essa percepção que a carnavalesca Kaya Rodrigues faz poesia em Novo Baile, composta em parceria com Thays Prado, que trouxe a proposta de uma melodia inspirada em sambas antigos.

A música é um lamento esperançoso que conversa com a melancolia trazida pela sensação da vida estacionada. É a exposição de um panorama atual e busca dialogar com a figura dos boêmios que agora estão em casa, com aqueles que gostam de dançar, com os que gostavam de estar na rua e agora não podem mais“, afirma Kaya.

De maneira remota, artistas da cena cultural da cidade se somaram na composição dos arranjos, trazendo outras cores para a música: Olímpio Machado no violão, Isaias Luz no cavaquinho, Tomás Piccinini na flauta, Andressa Ferreira e Gutcha Ramil na percussão.

Todas as vezes que toquei cuíca ouvindo essa música chorei pensando nos momentos na rua“, diz Gutcha Ramil, uma artista que participa de inúmeros projetos de música popular e está em fase de finalização do novo trabalho das Três Marias, junto com Andressa Ferreira. A composição e trocas virtuais passam a ser uma realidade cada vez mais freqüente para os músicos, que se reformulam para permanecerem operando o seu ofício.

A escolha do domingo para o lançamento é uma deferência aos saudosos ensaios de pré-carnaval do Bloco da Laje que aconteciam nos domingos pela manhã na Redenção, bloco onde Kaya é puxadora desde a primeira saída em 2012.

O clipe, que conta com a direção de fotografia de Elizabeth Thiel, traz também uma homenagem simbólica aos amigos artistas e festeiros que tiveram que reaprender novas maneiras de viver. As imagens buscam ser um olhar por trás das paredes e mostram um dia típico dentro das casas de cada personagem, flertando com o campo onírico.

Nomes como Thiago Pirajira, Juliano Barros, Martina Fröhlich, Graci Lianx e Lizete Ferreira foram desafiados a revelar suas casas e dar rosto a essas personas que apesar de todas as mazelas atuais, insistem em dançar, respirar e homenagear um tempo de alegrias e afetos compartilhados na avenida.

NOVO BAILE – ficha técnica

Música
Composição e voz: Kaya Rodrigues e Thays Prado
Violão: Olímpio Machado
Cavaquinho: Isaias Luz
Percussão: Andressa Ferreira e Gutcha Ramil
Flauta: Tomás Piccinini
Produção musical: Olimpio Machado
Produção executiva: Alice Castiel/ Juba Cultural

Clipe
Direção e roteiro: Kaya Rodrigues
Co-direção e Direção de fotografia: Elizabeth Thiel
Montagem: Gabriel Faccini
Elenco: Graci Lianx, Juliano Barros, Lizete Ferreira, Martina Fröhlich, Thiago Piajira e Susana Frolich
Produção: Reina Produções
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Arte gráfica: Ananda Aliardi/ Anandices

NOVO BAILE – música e clipe de Kaya Rodrigues e Thays Prado
Lançamento dia 08 de novembro
Nas plataformas Spotify e YouTube

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

0