O Fantaspoa anuncia início das atividades da 17º edição

Pics Música e Cultura | O Fantaspoa anuncia início das atividades da 17º edição
Pics Música e Cultura | O Fantaspoa anuncia início das atividades da 17º edição

O Fantaspoa, tradicional festival de cinema realizado em Porto Alegre desde 2005, realizará a sua décima sétima edição em ambiente totalmente online

O formato, utilizado pela primeira vez pelo evento em 2020 devido à pandemia do COVID19, destacou o Fantaspoa nacionalmente, uma vez que possibilitou o acesso de sua programação em todo o país.

Mais longevo evento de cinema da capital gaúcha, o festival é dedicado exclusivamente a filmes fantásticos – ou seja, dos gêneros fantasia, ficção-científica, horror e thriller – e disponibilizará gratuitamente sua seleção na plataforma de streaming Darkflix entre os dias 09 e 18 de abril de 2021. A edição deste ano contará com mais de 130 filmes vindos de mais de 30 países de todo o mundo. Segundo os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho, “a programação, formada por títulos em sua maioria inédita na América Latina, reforça ainda mais o foco curatorial do Fantaspoa, que consagrou o evento como o mais relevante festival de cinema fantástico da América Latina”.

A ilustração da edição 2021 do Fantaspoa, criada pelo artista Renan Santos, se chama “Reflexo” e busca fazer referência aos dezessete anos do festival, através da imagem de um jovem no final da sua adolescência vendo uma visão distorcida de si. Na criação do lettering desta edição, Thalles Mourão, diretor de arte do festival, optou pelo texto, também refletido, dividindo as duas imagens, sugerindo a possibilidade de se ver o mundo de outra maneira por meio dos fantásticos filmes exibidos pelo Fantaspoa.

Antes do início do festival, serão realizadas 14 atividades de formação, todas acessíveis gratuitamente e online. Abordando temáticas relacionadas à sétima arte, os conteúdos, transmitidos em formato de lives, ficarão disponíveis até o final do evento nos canais de YouTube e Facebook do Fantaspoa. Entre os nomes escolhidos para as atividades, destacam-se Lourenço Mutarelli, ator, professor, dramaturgo e escritor, responsável pelo cultuado romance “O Cheiro do Ralo”, adaptado aos cinemas em 2006 e protagonizado por Selton Mello; a atriz Luciana Paes, cujo premiado trabalho inclui novelas globais e filmes prestigiados internacionalmente, como “A Sombra do Pai” e “O Animal Cordial”; o ator Silvero Pereira, que eternizou recentemente o personagem Lunga, no aclamado longa “Bacurau”, e interpretou Nonato na novela “Fina Estampa”; e Dane Taranha, jornalista, radialista, apresentadora dos programas “Dois da Tarde 89” e “89 Freak Show”, da rádio 89FM, e dos prêmios Grammy no canal TNT.

A edição de 2021 do Fantaspoa é um projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020.

PROGRAMAÇÃO

Palestras/lives: às 19h no canal do YouTube e Facebook
23 de fevereiro – A Caracterização no Cinema Fantástico, com Britney Federline
25 de fevereiro – A Nuvem Rosa: sci-fi, drama de casal, ou premonição?, com Luli Gerbase
02 de março – Faça Seu Filme (Quase) Sem Dinheiro, com Felipe Guerra
04 de março – Sangue cinematográfico: da manufatura ao uso em uma cena de efeito, com Kapel Furman
09 de março – O Gótico Feminino no cinema brasileiro dos anos 1950, Laura Loguercio Cánepa
11 de março – Curta-Metragem: da ideia inicial à cópia final, Fernando Sanches
16 de março – Lourenço Mutarelli
18 de março – Produção independente: da ideia ao roteiro, com Rafaella Costa
20 de março – Silvero Pereira
25 de março – Laranja Mecânica: os 50 anos do clássico de Stanley Kubrick, com Roger Lerina
28 de março – Luciana Paes
30 de março – O Poder da Imaginação – O rádio e o fantástico, de Orson Welles ao podcast, com Dane Taranha
06 de abril – Terror Feminista, com Cíntia Domit Bittar
08 de abril – Começando do zero: a criação de conteúdo audiovisual na internet, com Johnny Klein

Links do festival:
www.fantaspoa.com
www.facebook.com/fantaspoa
www.instagram.com/fantaspoa
www.youtube.com/fantaspoa

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE