A primeira edição da Imersão Batucas deste ano será com o samba-reggae, um ritmo nascido na Bahia que tem cada dia mais admiradores mundo afora

Pics Música e Cultura | A primeira edição da Imersão Batucas deste ano será com o samba-reggae, um ritmo nascido na Bahia que tem cada dia mais admiradores mundo afora
Crédito da Foto: Diego Lopes

A oficina de percussão + vocal oferecida pelas Batucas já é um clássico e abre 2024 em um novo mergulho no “universo Batucas”. As aulas serão com Biba Meira, Julia Pianta e Raquel Pianta

O samba-reggae é um clássico aqui no Brasil e disso ninguém discorda. Nascido no Pelourinho, bairro famoso da capital baiana, pela iniciativa do maestro Antônio Luiz Alves de Souza, o Neguinho do Samba, na década de 1980, o ritmo ganhou o mundo e hoje está em todas as rodas e espaços de batucada, de carnaval e da música brasileira em geral.

Da união do samba e do reggae, como o próprio nome sugere, o ritmo alavancou carreiras como a do consagrado Olodum, grupo que tinha Neguinho do Samba como mestre de bateria na época, de Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Timbalada, entre outros, além de fortalecer a negritude como um todo, com seu suingue e elementos fortes da cultura afro. Por isso e por todo o encantamento desse ritmo, a Imersão Batucas Samba-Reggae promete abrir o ano em grade estilo no dia 26 de abril, das 18h30 às 20h30.

A ideia é trazer para as participantes o universo do samba-reggae e trabalhar algumas músicas, tanto na parte percussiva, quanto na parte vocal. “A Imersão Batucas é uma oficina pensada para ser uma experiência do que é ‘ser uma Batuca’. Com duração de duas horas, aborda tanto práticas percussivas, quanto experiências de canto” afirma Julia Pianta. O objetivo é que as alunas tenham um contato mais próximo com instrumentos como o surdo, o tamborim, o agogô, a caixa e o chocalho; além de se familiarizarem com questões rítmicas, de pulso da música e da conexão com o corpo.

O momento da prática vocal é ministrado pela musicista Raquel Pianta, e engloba tanto aquecimentos vocais – de respiração e corpo – como o aprendizado de uma canção para as alunas cantarem juntas. Sempre pensando as atividades para iniciantes na música, tanto os aquecimentos quanto as canções serão trabalhadas de forma acessível para todas. Já a parte percussiva fica aos cuidados de Biba Meira, referência como uma das grandes bateristas brasileiras, criadora das Batucas e integrante de muitos grupos de renome aqui e no Brasil, e Julia Pianta, regente das Batucas ao seu lado. A oficina se encerra numa grande celebração dos ensinamentos percussivos com a prática vocal, com todas tocando e cantando juntas!

Continua após a publicidade

Sobre As Batucas:
As Batucas vêm fazendo um barulho e tanto desde 2015! E não por ser uma escola de percussão/ vocal e pandeiro com centenas de alunas. Idealizada por Biba Meira, uma grande baterista brasileira que galgou seu espaço num cenário dominado por homens e pela relevância do seu trabalho como professora, a escola sempre se caracterizou como mais que um lugar de aprendizado musical. Aqui a premissa é contribuir, somar, participar, transformar, aprender, crescer, empreender, brincar. Todos esses verbos são conjugados pelas integrantes dessa escola feminina desde o ano de sua criação, por um viés inclusivo e sem preconceito etário.

SERVIÇO:
O que: Imersão Batucas: Oficina de percussão + vocal – ESPECIAL SAMBA-REGGAE
Quando: Dia 26 de abril, das 18h30min às 20h30min
Onde: No Estúdio das Batucas, na rua Miguel Tostes, próximo ao Hospital de Clínicas (o endereço exato é enviado por e-mail assim que a inscrição é confirmada)
Valor: R$ 100,00
Inscrições no Sympla: https://www.sympla.com.br

Informações para a Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Conteúdo Patrocinado