Orquestra da Ulbra abre temporada 2024 do Domingo Clássico

Crédito da Foto: Eduardo Seidl

Primeiro concerto desta série será no domingo (14/4), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280),  com entrada franca, em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil

No dia 14 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).

A apresentação de abertura da temporada 2024 será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e terá obras de Johannes Brahms, nascido em Hamburgo, na Alemanha, além de Arthur Barbosa e Heitor Villa-Lobos. A regência é de Tiago Flores.

O concerto inicia com Sexteto nº 1, Op 18, escrito em 1860 por Brahms para violinos, violas e violoncelos e que, posteriormente, ganhou transcrição para piano solo. A obra foi usada como trilha sonora pelo diretor francês Louis Malle no filme The Lovers” (“Les Amants”, 1958). O segundo movimento é apresentado no episódio “Sarek” de Star Trek: The Next Generation, também aparece em “O Dia do Diabo”, episódio do Inspetor Morse, e no filme franco-austríaco de 2001, A Professora de Piano.

Em seguida, a Orquestra apresenta Scarpin Suite, composta em 2010, por Arthur Barbosa. A obra encomendada para ser usada como trilha sonora do espetáculo teatral “Sobre Saltos de Scarpin”, apresentado em Porto Alegre no mesmo ano. Violinista de formação, compositor e regente, Arthur Barbosa é envolvido com a música desde seus dez anos de idade e é violinista da Ospa desde 1998. Ocupa também o cargo de regente da OSPA jovem desde 2014. Natural de Fortaleza-CE, já morou na Argentina e no Chile, além de João Pessoa e Campinas. Suas obras têm sido executadas em diversos países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, entre outros.

O concerto se encerra com Bachianas Brasileiras n° 5, de Villa-Lobos. A peça integra uma série de nove composições escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Johann Sebastian Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Esta música terá solo da soprano Elisa Machado.

TEMPORADA 2024 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em duas séries de concertos: Domingo Clássico Concertos Populares.

Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional. Entre os destaques, uma homenagem a Mercedes Sosa, em julho; concerto Barroco, em agosto; música regionalista gaúcha, em setembro; além de uma cortina lírica em outubro.

Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará shows já conhecidos pelo público, como Clássicos do Rock Gaúcho, no Araújo Vianna (7/4); Divas do Pop, com Vocal TAKT, no Teatro do SESC Canoas (26/5), Clássicos do Rock internacional (com Frank Solari e convidados + Especial Queen com Vocal TAKT), no Salão de Atos da Ufrgs (15/6), Vivaldi Elétrico e outros clássicos do rock, com Frank Solari , Teatro da AMRIGS (13/7); Beatles – Magical Classical Tour, no Araújo Vianna (25/8).

Ainda neste ano, a Orquestra apresentará Operita Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, em outubro, no Teatro São Pedro.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA 
DOMINGO CLÁSSICO |ABERTURA DA TEMPORADA 2024
Data: Domingo (14/4) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou de roupas em bom estado.

RETIRADA DE SENHAS 1 HORA ANTES DO ESPETÁCULO, POR ORDEM DE CHEGADA.

PROGRAMA
Johannes Brahms: Sexteto nº 1, Op. 18 
I – Allegro ma non troppo
II – Andante, ma moderato
III – Scherzo – Allegro molto
IV – Rondo – poco Allegretto e grazioso

INTERVALO

Arthur Barbosa: Scarpin Suite
1 – Overture – Allegro
2 – Gavotte – Moderato
3 – Menuet – Allegro
4 – Marche – Allegro
5 – Gigue 

Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 5
I- Aria – Adagio
II- (Dansa) Martelo – Allegretto

Solista: Elisa Machado (soprano)
Regência: Tiago Flores

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.