Primeiro concerto desta série será no domingo (14/4), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca, em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil
No dia 14 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280).
A apresentação de abertura da temporada 2024 será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e terá obras de Johannes Brahms, nascido em Hamburgo, na Alemanha, além de Arthur Barbosa e Heitor Villa-Lobos. A regência é de Tiago Flores.
O concerto inicia com Sexteto nº 1, Op 18, escrito em 1860 por Brahms para violinos, violas e violoncelos e que, posteriormente, ganhou transcrição para piano solo. A obra foi usada como trilha sonora pelo diretor francês Louis Malle no filme “The Lovers” (“Les Amants”, 1958). O segundo movimento é apresentado no episódio “Sarek” de Star Trek: The Next Generation, também aparece em “O Dia do Diabo”, episódio do Inspetor Morse, e no filme franco-austríaco de 2001, A Professora de Piano.
Em seguida, a Orquestra apresenta Scarpin Suite, composta em 2010, por Arthur Barbosa. A obra encomendada para ser usada como trilha sonora do espetáculo teatral “Sobre Saltos de Scarpin”, apresentado em Porto Alegre no mesmo ano. Violinista de formação, compositor e regente, Arthur Barbosa é envolvido com a música desde seus dez anos de idade e é violinista da Ospa desde 1998. Ocupa também o cargo de regente da OSPA jovem desde 2014. Natural de Fortaleza-CE, já morou na Argentina e no Chile, além de João Pessoa e Campinas. Suas obras têm sido executadas em diversos países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, entre outros.
O concerto se encerra com Bachianas Brasileiras n° 5, de Villa-Lobos. A peça integra uma série de nove composições escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Johann Sebastian Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Esta música terá solo da soprano Elisa Machado.
TEMPORADA 2024 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em duas séries de concertos: Domingo Clássico e Concertos Populares.
Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional. Entre os destaques, uma homenagem a Mercedes Sosa, em julho; concerto Barroco, em agosto; música regionalista gaúcha, em setembro; além de uma cortina lírica em outubro.
Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará shows já conhecidos pelo público, como Clássicos do Rock Gaúcho, no Araújo Vianna (7/4); Divas do Pop, com Vocal TAKT, no Teatro do SESC Canoas (26/5), Clássicos do Rock internacional (com Frank Solari e convidados + Especial Queen com Vocal TAKT), no Salão de Atos da Ufrgs (15/6), Vivaldi Elétrico e outros clássicos do rock, com Frank Solari , Teatro da AMRIGS (13/7); Beatles – Magical Classical Tour, no Araújo Vianna (25/8).
Ainda neste ano, a Orquestra apresentará Operita Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, em outubro, no Teatro São Pedro.
ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
DOMINGO CLÁSSICO |ABERTURA DA TEMPORADA 2024
Data: Domingo (14/4)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou de roupas em bom estado.
RETIRADA DE SENHAS 1 HORA ANTES DO ESPETÁCULO, POR ORDEM DE CHEGADA.
PROGRAMA
Johannes Brahms: Sexteto nº 1, Op. 18
I – Allegro ma non troppo
II – Andante, ma moderato
III – Scherzo – Allegro molto
IV – Rondo – poco Allegretto e grazioso
INTERVALO
Arthur Barbosa: Scarpin Suite
1 – Overture – Allegro
2 – Gavotte – Moderato
3 – Menuet – Allegro
4 – Marche – Allegro
5 – Gigue
Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 5
I- Aria – Adagio
II- (Dansa) Martelo – Allegretto
Solista: Elisa Machado (soprano)
Regência: Tiago Flores
Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação