Noite dos Museus anuncia as instituições participantes da sua oitava edição e a reabertura da Usina do Gasômetro

Créditos da Foto: Marcelo Viola/PMPA

Evento fará a reinaguração do cartão-postal de Porto Alegre, fechado desde 2017, e incluirá novos espaços culturais da capital em seu circuito de visitação, como o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Instituto Caldeira e o Mercado Público. Serão 22 instituições abertas para visitação gratuita no dia 18 de maio, das 18h até a meia-noite, além de 11 galerias de arte

Evento que reuniu 185 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha em 2023, o Noite dos Museus prepara mais uma edição histórica para este ano. Além de reabrir para visitação gratuita e em horário inusitado todos os espaços que participaram da edição passada, o projeto fará a reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, e ainda agregará ao circuito o Museu da Cultura Hip Hop RS e o Instituto Caldeira, espaços ligados com a cultura urbana e a inovação, que reforçam o comprometimento do evento com o que é contemporâneo e relevante. Entre os novos locais está ainda o Mercado Público como o museu vivo de Porto Alegre – um local democrático e ecumênico por onde circulam diariamente pessoas das mais diferentes origens, classes sociais e raças.

Para a reinauguração da Usina do Gasômetro, o Noite dos Museus convidou o renomado fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold a criar uma exposição inédita para a ocasião. Fechado desde 2017, o espaço voltará a receber o público com a mostra imersiva MAZE, que reúne uma série de imagens autorais do artista, marcando sua estreia na cidade. A exibição será aberta ao público durante o evento e ficará em cartaz até o dia 28 de julho.

Essa sinergia da abertura da Usina do Gasômetro com o Noite dos Museus promete mais uma grande entrega para a nossa cidade, com a retomada tão aguardada de um equipamento cultural que sempre está na primeira lembrança de símbolos da capital“, avalia Henry VenturaSecretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre.

Para dar conta do público crescente, o evento ampliou, mais uma vez, o número de instituições participantes. Ao todo, serão 22 espaços abertos, com entrada francadas 18h até a meia-noite de 18 de maio, abrigando diversas manifestações artísticas, que vão da música ao teatro. Entre as novidades da oitava edição, também estão o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.

Fiel ao seu propósito de ressignificar nossa relação com a arte, com a cultura, com a cidade, com os museus e com o nosso patrimônio, o Noite dos Museus volta a reunir espaços incríveis da nossa capital esse ano, resgatando o contato do público com museus já muito conhecidos e incentivando a visita a instituições não tão populares, mas igualmente relevantes, que merecem ser prestigiadas“, destaca Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Uma outra novidade de 2024 é que o evento ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade, que também estarão abertas durante a noite especial, com uma programação diferenciada, que será detalhada em breve. Participam a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.

Artistas e monitores podem se inscrever para participar via edital
Os artistas participantes desta edição estão sendo selecionados através de editais públicos. Para as apresentações no dia do evento, há duas convocatórias: uma de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; e uma de música, em que é necessário o envio de repertório 100% autoral, dos gêneros instrumental, erudito e popular. Há ainda um edital de artes visuais que selecionará 30 obras fotográficas a serem expostas em uma fotogaleria de grandes dimensões, inaugurada na noite do evento, em um dos espaços participantes. Para compor a mostra, é necessário enviar trabalhos dentro da temática “Porto Alegre Natural – As cores vivas da capital“.

O evento também está com um edital aberto para seleção de monitores que queiram fazer parte da equipe de atendimento da oitava edição. Podem participar estudantes e graduados do ensino superior, que sejam maiores de 18 anos e residentes em Porto Alegre ou na Região Metropolitana, preferencialmente das áreas de ciências humanas ou sociais, linguística, letras e artes. As inscrições para todas as convocatórias são gratuitas e podem ser feitas pelo site noitedosmuseus.com.br/editais.

Para os artistas, o prazo para enviar as informações é até 15 de março, e, para os monitores, até o próximo dia 22.

A oitava edição do Noite dos Museus é uma realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, com planejamento e produção da Rompecabezas e financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

Créditos da Foto: For Real Company/ Divulgação

SERVIÇO
8ª edição do Noite dos Museus
Dia 18 de maio de 2024, das 18h até a meia-noite
Instituições participantes

Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha)
Centro Histórico-Cultural Santa Casa – CHC (Av. Independência, 75 – Centro Histórico)
Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico) com programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS
Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico) 
Galeria de Arte do Dmae (Rua 24 de Outubro, 200 – Moinhos de Vento)
Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 – Navegantes)
Memorial do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico)
Mercado Público de Porto Alegre (Largo Glênio Péres, 1 – Centro Histórico)
Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 55 – Centro Histórico)
Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 100 – Centro Histórico)
Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Rua dos Andradas, 498 – Centro Histórico)
Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga)
Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim) 
Museu de Anatomia da UFCSPA (Rua Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico)
Museu de Arte do Paço de Porto Alegre (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico)
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Museu Militar do Comando Militar do Sul – MMCMS (Rua dos Andradas, 630 – Centro Histórico)
Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n° – Centro Histórico)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico) 
Planetário da UFRGS Professor José Baptista Pereira (Av. Ipiranga, 2000 – Santana)
Usina do Gasômetro (Largo do Trabalho, 46 – Cais do Porto)

Circuito de galerias
Art100 Gallery (Av. Cristóvão Colombo, 23 – Floresta)
Casa da Estrela (Rua Camerino, 34 – Bairro Petrópolis)
Casa Baka (Rua República, 139 – Cidade Baixa)
Casa Musgo (Rua Vieira de Castro, 80 – Farroupilha)
Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)
Galeria 506 (Av. Nova Iorque, 506 – Auxiliadora)
Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365 – Floresta)
Galeria Espaço Cultural Duque (Av. Duque de Caxias, 649 – Centro Histórico)
Galeria Garagem de Arte Stockinger (Rua Luciana de Abreu, 450 – Moinhos de Vento)
Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647 – Petrópolis)
Instituto Zoravia Bettiol (Rua Paradiso Bianchi, 109 – Ipanema)

Editais públicos
Inscrições gratuitas pelo site noitedosmuseus.com.br/editais
Até 15 de março para editais de música, artes cênicas e artes visuais
Até 22 de março para edital de monitoria

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.