Noite dos Museus anuncia as instituições participantes da sua sexta edição

Evento volta a acontecer em formato presencial no dia 21 de maio, abrindo 20 centros culturais de Porto Alegre para visitação das 19h à 1h

Após dois anos sem evento presencial, o Noite dos Museus volta a movimentar as ruas e os espaços culturais de Porto Alegre. Confirmado para o dia 21 de maio, o projeto planeja a sua maior edição, com número recorde de museus e artistas participantes: serão 20 instituições abertas para visitação gratuita e em horário diferenciado, das 19h à 1h, que receberão cerca de cem atrações com apresentações musicais, performances e intervenções artísticas.

Para dar conta do público crescente, que chegou a mais de 100 mil pessoas na última maratona presencial em 2019, a organização do evento também ampliará o espaço de circulação ao ar livre, instalando dois palcos externos no Centro Histórico: um na Praça da Alfândega e outro em frente ao Museu da Brigada Militar. Algumas das ruas do entorno serão fechadas para o trânsito de carros, priorizando o acesso de pedestres e facilitando a movimentação a pé na região.

Entre os centros culturais participantes deste ano há cinco novidades. O Instituto Ling, que passa a ser uma opção para visitação na zona norte da capital; o Museu Militar do Comando Militar do Sul e o Palácio Piratini, ambos no Centro Histórico; além de duas instituições que receberão exposições especialmente para a noite: a Galeria do DMAE, no bairro Moinhos de Vento, que contará com uma mostra do Goethe-Institut, e a Fábrica do Futuro, no Quarto Distrito, que entra no circuito de visitação com uma exibição do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

PUBLICIDADE

Completam a lista 15 instituições que já haviam participado de edições anteriores: a Casa de Cultura Mario Quintana, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, o Farol Santander, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Julio de Castilhos, a Pinacoteca Aldo Locatelli, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS.

Durante todo o evento, as exposições em cartaz e os acervos dos espaços culturais poderão ser visitados com entrada franca. Os locais ainda receberão diversas apresentações artísticas envolvendo áreas como músicateatrodança e literaturaA programação completa e a relação dos artistas participantes serão divulgadas em breve.

Projeto está com inscrições abertas para voluntários 
O Noite dos Museus está selecionando voluntários que queiram ajudar a realizar a sexta edição do evento colaborando em diferentes áreas, como monitoria e produção. Para se inscrever, não é necessário ter experiência. Basta ser maior de 18 anos e ter disponibilidade de horário. Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail [email protected].

PUBLICIDADE

Medidas de combate e prevenção à covid-19
Considerando o cenário ainda de pandemia na data da realização do Noite dos Museus neste ano, a organização do evento planeja adotar medidas como controle de acesso e limitação dos espaços do público dentro dos museus para garantir o distanciamento, além de seguir os demais protocolos estabelecidos pelo município.

Sobre o Noite dos Museus
O evento estreou em Porto Alegre em 2016 e já reuniu milhares de pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada edição. Em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus. No mesmo ano, o projeto também lançou o portal www.noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura. Em 2022, o projeto abrirá a sede do Instituto Noite dos Museus, na região do Quarto Distrito. O local, com capacidade para receber até mil pessoas ao ar livre, conta com estrutura para abrigar eventos que unem arte, cultura, gastronomia, lazer, inovação e educação.

A sexta edição do Noite dos Museus é apresentada por Ministério do Turismo, Instituto Noite dos Museus e Instituto Ling com patrocínio master de Crown Embalagens, patrocínio de CEEE Grupo Equatorial Energia, copatrocínio de Empresas Randon e Banrisul, apoio de Lojas Colombo e Crediare e apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul. O evento é uma realização da Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Sexta edição do Noite dos Museus
Dia 21 de maio, sábado, das 19h à 1h
Gratuito

Espaços participantes

Casa de Cultura Mario Quintana
Centro Histórico-Cultural Santa Casa
Cinemateca Capitólio
Espaço Força e Luz
Fábrica do Futuro, com exposição do Museu de Arte Contemporânea (MACRS)
Farol Santander
Galeria do DMAE, com exposição do Goethe-Institut
Instituto Ling
Memorial do Rio Grande do Sul
Museu da Brigada Militar
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Museu da UFRGS
Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS)
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Museu Julio de Castilhos
Museu Militar do Comando Militar do Sul
Palácio Piratini
Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço Municipal)
Pinacoteca Ruben Berta
Planetário da UFRGS

Palcos externos
Praça da Alfândega
Em frente ao Museu da Brigada Militar

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Felipe Fraga / Divulgação Noite dos Museus

PUBLICIDADE