Don Pasquale abre a programação da Terça Lírica em 2024 com membros da Companhia de Ópera do RS

Créditos da Foto: Vitoria Proenca
Créditos da Foto: Vitoria Proença

Uma das mais célebres peças do repertório bufo, a 64ª ópera de Donizetti terá apresentação no dia 12 de março, às 19h, no Palácio da Justiça. Entrada gratuita

No dia 12 de marçoMemorial do Judiciário do RS apresenta Don Pasquale, uma das mais bem-sucedidas obras de um gênero cômico conhecido como opera buffa. Para esta versão pocket, o curador da Terça Lírica, Flávio Leite, escalou membros da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul – CORS. Quem encarna o papel-título da ópera é o baixo-barítono Guilherme Roman. O sobrinho, Ernesto, será interpretado pelo tenor César Pereira. Norina, personagem feminina da trama, ganhará a voz da soprano Elisa Lopes. O barítono Vinícius Braga será o Dr. Malatesta, que acaba ajudando o casal apaixonado em seu plano para conseguir se casar.

Don Pasquale em três atos estreou em 1843, no Théâtre Italien (Paris) e foi a antepenúltima das mais de sessenta óperas que o autor escreveu. A ópera é uma comédia sobre um idoso que resolve casar com uma mulher muito mais jovem. Para lhe pregar uma peça, o amigo de Pasquale, o médico Malatesta, combina com a bela Norina, noiva de Ernesto, um casamento de mentira com o idoso.

Norina se casa com Don Pasquale e, após o casamento, transforma-se da meiga, gentil e casta senhorita que era em uma verdadeira megera que inferniza a vida do idoso.

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Expressionismo Alemão, A Serva Patroa, O Telefone e Acis e Galatea
A série de óperas em formato “de bolso“, montadas e apresentadas didaticamente, com entrada gratuita, nasceu há treze anos, com o intuito de aproximar o público do gênero. A novidade do projeto este ano é a participação da Companhia de Ópera do RS.

Fundada em abril de 2022, de forma surpreendente, a CORS tem lotado salas de espetáculos de Porto Alegre e do Interior em suas apresentações. “Criada de forma independente por um grupo de cantores locais, em um ano, a CORS ganhou sede no Complexo Multipalco Theatro São Pedro, tornou-se uma associação sem fins lucrativos, com estatuto e regimento interno próprios. Realizamos oito espetáculos, seis montagens de óperas apresentadas em seis cidades gaúchas, e todas com lotação esgotada nas bilheterias e reconhecimento da crítica especializada”, destaca Flávio Leite, que já fechou a programação do Terça Lírica em 2024:

14 de maio
Expressionismo Alemão – Canções de Berg, Schoenberg, Webern
Direção:
 Zé Adão Barbosa
Elenco: Camila Umpierrez (mezzosoprano), Jou Bennemann (soprano) e Maicon Cassânego (tenor)
Piano: Patrick Menuzzi

16 de julho
A Serva Patroa (Pergolesi)
Direção:
 Rosimari Oliveira
Serpina: Deizi Nascimento (soprano)
Uberto: Alex Barbosa (barítono)
Vespone: Augusto Barreto (ator)
Piano: Patrick Menuzzi

17 de setembro
O Telefone (Menotti)

Direção: Aurea Baptista
Lucy: Gaia Schenini (soprano)
Ben: Adolfo Amaral (tenor)
Piano: Patrick Menuzzi

19 de novembro
Acis e Galatea (Haendel)
Direção:
 Carlos Rodrigues
Acis: Oséas Duarte (tenor)
Galatea: Izabela Domingos (soprano)
Polyphemus: Fernando Wielewicki (baixo barítono)
Piano: Patrick Menuzzi

17 de dezembro
Especial de Natal
Direção:
 Flávio Leite
Elenco: Raquel Fortes e Andiara Mumbach (sopranos), Francisco Amaral (tenor) e Bruno Mezzomo (baixo)
Piano: Patrick Menuzzi

Sobre o curador
Pós-graduado pelo Conservatório Superior del Liceu, em Barcelona, e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Flávio Leite é co-fundador e presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul,  diretor pedagógico do Ópera Estúdio OSPA+CORS+TSP.

Com 20 anos de carreira profissional como solista, acumula um repertório, que vai desde Il Combattimento di Tancredi e Clorinda à Lulu, realizados nos principais palcos brasileiros e latino-americanos. Já foi Tamino em A Flauta Mágica; Ferrando em Cosi Fan Tutte; Don Ottavio em Don Giovann;, Conde Almaviva em O Barbeiro de Sevilha; Don Ramiro em Cenerentola; Tonio em La Fille du Regiment; Beppe em Rita; Camille em A Viúva Alegre; Soldado em A Menina das Nuvens; Pong em Turandot; Mozart em Mozart e Salieri; Chevalier de la Force em Diálogo das Carmelitas; Professor em A Raposinha Astuta; Anatol em Vanessa, e Der Flieger em Der Ozeanflug, entre outros, acumulando 60 personagens em 8 idiomas diferentes em repertório.

Com especial atenção às óperas brasileiras contemporâneas, fez as estreias mundiais de Dulcinéia e Trancoso, Ópera do Mambembe Encantado, O Menino e a LiberdadeO DiletanteO Perigo da ArteO EngenheiroA EstranhaO Quatrilho e A Paixão de Dante, e Viramundo – Uma Ópera Contemporânea e Matraga. Como diretor cênico, atuou em O Acordo PerfeitoO MorcegoO Maestro de Música e Cavalleria Rusticana.

Leite desenvolve, ainda, trabalho como camerista e solista em oratórios e obras sinfônicas com os principais regentes e orquestras brasileiras, além de ampla atividade pedagógica no Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas, e no Femusik, em Novo Hamburgo.

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Ficha Técnica
Don Pasquale (G. Donizetti)
Direção: 
Flávio Leite
Norina: Elisa Lopes, soprano
Ernesto: 
César Pereira, tenor
Pasqule: 
Guilherme Roman, baixo-barítono
Malatesta: 
Vinícius Braga, barítono
Piano: 
Patrick Menuzzi
Cenografia: Paula Schwartz
Iluminação: 
Veridiana Mendes

SERVIÇO
Terça Lírica – Don Pasquale
Quando:
 12 de março | Terça-feira | 19h
Onde: Palácio da Justiça do RS ((Praça Marechal Deodoro, 55 – Centro Histórico)
Produção: Bonella Produções
Entrada franca

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

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