Ki’mbanda e o Resgate das Origens Negras do Rock’n Roll

Créditos da Foto: Divulgação

Conheça a banda que une as raízes africanas ao Rock’n Roll contemporâneo, destacando a influência negra no gênero musical

A Ki’mbanda apresenta o AfroRock, uma mistura de rock e elementos africanos, resgatando as raízes negras do gênero. Apesar de parecer uma temática “religiosa“, o que se presencia é, na verdade, um ato de resistência cultural. A banda busca contar as histórias dos antepassados, reis, rainhas, de todas as nações africanas e sua Diáspora, incluindo o relato do povo que foi escravizado e suas consequências.

Este projeto não é apenas uma viagem musical; é uma jornada pela diáspora africana, destacando a riqueza das tradições e ressignificando a narrativa da música preta.“, explica o vocalista Krisx. Formada apenas por músicos pretos, traz no seu som a mistura de elementos do Candomblé, Umbanda e Afrofuturismo, unindo guitarras distorcidas com percussões, criando assim, uma sonoridade própria. O vocalista ainda ressalta que cada performance da banda é um “xirê“, uma festa espiritual para os Orixás, começando com Exú e culminando com Oxalá.

Além do resgate da cultura africana, a banda quer proporcionar a representatividade para que o povo preto possa se conhecer e se reconhecer através das músicas, ressignificando a história musical preta brasileira. É importante ressaltar que o rock também tem origens pretas, na fusão de estilos afro-americanos como rhythm and blues, country e gospel.

A Ki’mbanda é composta por Henrique Krispim (Krisx) como vocalista, Yves Remont como guitarrista, Rogério Luis (Menudo) como baixista, Marcos Guaruja e Anderson Kafe como percussionistas, e Dema Drummer na bateria. O projeto foi iniciado em 2019 por Krisx e Rogério Luís, e encontrou seu propósito como uma voz de resistência e enfrentamento necessário na luta contra o racismo em 2020, ano marcado por eventos de violência racial global.

Afronte“, o single mais recente dessa jornada musical, foi lançado em 16 de janeiro de 2024, trazendo uma fase mais swingada ao som da banda. O videoclipe oficial já está disponível no YouTube e nas plataformas de streaming.

Redes Sociais:
Intsagram: https://www.instagram.com/orikimbanda
YouTube: https://www.youtube.com/@orikimbanda
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7kPnWp3kiqew4RtJHpvNw0

Assessoria de Imprensa:
Tudo em Pauta – Comunicação Integrada

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.