Entre a fusão e a tradição: a cantora e compositora huancaiana Ailis Blue colabora com Tayta Bird em seu novo single “Huacon (Cap. 06)”

Créditos da Imagem: Divulgação

A renomada cantora e compositora Huancaí Darcy Orihuela, conhecida como Ailis Blue, revela seu último single do ano “Huacon (Cap.6)” em colaboração com a futurista artista folclórica Tayta Bird como parte do álbum “Pasos Warmy”, uma produção galardoado com o Fundo de Estímulo Económico à Cultura em 2021

A canção “Huacon (Cap.6)” surge como uma homenagem à dança da Huaconada de Mito, declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Nação pela UNESCO.

Ailis Blue, inspirada na riqueza cultural do Vale do Mantaro, funde sons tradicionais com elementos de jazz e electrónica contemporâneos, criando assim uma obra única e evocativa. Juntamente com a artista de folclore eletrônico Tayta Bird, desenharam um espectro que dramatiza o que esta dança representa; a força dos huacones, que são imagem de justiça, pureza e força diante da corrupção e do abuso de poder, esta canção também busca resgatar as tradições e manifestações culturais da região de Junín, utilizando esses sons com sonoridades alternativas.

Darcy Orihuela, vencedora do fundo Estímulos Económicos à Cultura em 2021, demonstra o potencial da música como veículo para revalorizar a identidade cultural e questionar os problemas sociais. O seu álbum “Pasos Warmy” é uma exploração profunda da memória ancestral, destacando manifestações culturais como a Huaconada, o Auquish, os Chinchilpos, o Huaylarsh e os carnavais, danças tradicionais que merecem ser revalorizadas através da música.

PUBLICIDADE

A música, como parte da nossa cultura, não é criada apenas para soar bem e gerar seguidores, ela vai muito além. Darcy, como vencedor deste estímulo econômico, mostra que a consciência, a história e uma política de prevenção podem ser geradas através das canções ligada aos nossos costumes e que questionar a normalização da violência contra as mulheres“, disse Javier Rojas León, Diretor de Cultura de Junín.


O videoclipe de “Huacon (Cap.6)” é uma obra-prima, mostra-nos o Huacon acordando em frente ao Vale do Mantaro, preparando-se para executar sua dança com o chicote na mão, simbolizando a figura que vem ao povoado para julgar e punir aqueles que fizeram o mal. Ailis Blue e Tayta Bird também representam essas figuras; a voz ancestral do protesto e o Condor, animal mítico que está sempre vigilante na cidade. “Ao som do meu chicote vamos limpar, somos os antepassados, vamos fazer as pazes” canta Ailis Blue.

Dirigido e editado por Carmen Montoya Parra, assistência de produção por Jean Pier Tovar Santivañez, direção fotográfica de Jorge Luis Suárez Macedo, arte e figurinos de nossa artista Ailis Blue.

Agradecimentos especiais a @yalosabes1 e @ariel_poulain.

A criação foi um processo colaborativo que destacou a diversidade de talentos no cenário musical. Darcy Orihuela liderou a pré-produção, estabelecendo as bases da peça musical.

PUBLICIDADE

Tayta Bird, renomada criadora de beats, contribuiu com seu vasto conhecimento, acrescentando camadas de profundidade e textura à música. Rob Planta, músico da Flipown, assumiu o papel de produtor musical, fundindo com maestria elementos tradicionais e contemporâneos. Michael Magan contribuiu com arranjos de orquestração eletrônica, acrescentando um toque diferenciado à composição.

Siga Ailis Blue no Instagram e no Facebook:
Instagram: https://www.instagram.com/ailisblue_
Facebook: https://www.facebook.com/soyailisblue

Siga Tayta Bird no Instagram e no Facebook:
Instagram: https://www.instagram.com/taytabird
Facebook: https://www.facebook.com/soyailisblue

Assista ao videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=13PpossxYzU

Informações para Imprensa:
Peterson Baestero

PUBLICIDADE