Segunda etapa do 30º Porto Alegre em Cena apresenta espetáculos internacionais e nacionais, homenagens a Zé Celso e Zé da Terreira, mostra de filmes e oficinas

Créditos da Foto: Queila Fernandes
Créditos da Foto: Queila Fernandes

Entre 13 e 24 de março Porto Alegre contará com novo período de efervescência nas artes cênicas com a chegada de grandes grupos e artistas do mundo, em apresentações, performances e cortejos

Depois de realizar uma primeira etapa em setembro de 2023, o Porto Alegre Em Cena conclui sua 30a edição oferecendo intensa programação entre 13 e 24 de março. O conceito curatorial proposto em 2022 está mantido: o Em Cena se consolida como um ‘porto provocação’, um ‘porto palco’ que coloca em cena o que fomos e somos, e o que podemos ser. Reafirma que estamos abertos para balanço, atentos ao que vem.

Graças ao retorno da Petrobras, aos novos patrocinadores, e ao empenho de uma equipe de curadores e produtores, o festival retoma seu caráter internacional e constrói parcerias para apresentar uma programação diversificada, consistente, política e, acima de tudo, poética. Serão oito espetáculos convidados, além de ampla programação paralela, em circuitos temáticos, mostra de filmes, atividades formativas e ponto de encontro. As vendas de ingressos iniciam na sexta-feira, 23 de fevereiro.

As atrações internacionais incluem artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Da África do Sul virá O Circo Preto da República Bantu, emmontagem que expõe o legado violento e vergonhoso dos zoológicos humanos, populares na sociedade ocidental entre os anos 1870 e 1960. A artista Albert Ibokwe Khoza investiga o efeito do olhar imperial e colonial sobre os corpos negros, como se manifesta hoje e como pode ser remediado. Já a performance multidisciplinar imersiva, interativa e futurística <Tx[@]be/t_a | |=* (Txabeta), é o terceiro capítulo de uma série de solos do cabo-verdiano Djam Neguin, que vem pensando sobre a identidade de seu país com olhar atento às insinuações dos avanços tecnológicos e do capitalismo degenerativo, um termo utilizado pelo autor. O Teatro de Los Andes, da Bolívia, retorna ao Em Cena com Un Buen Morir – del amor y otras iluminaciones, uma obra teatral repleta de surpresas e poesia. FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O, um trabalho em conjunto entre a Companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, e o Teatro de Los Andes, reforça esta linha curatorial.

PUBLICIDADE

O Coletivo Ocutá (SP) apresenta sua adaptação para o palco do romance O avesso de pele, de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2021. O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas, traz a história de Brenda Lee, chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/AIDS do Brasil. A peça venceu o prêmio APCA de Melhor Espetáculo Teatral de 2022.

Parceria entre o Porto Alegre em Cena e a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, buscando integrar artistas presentes na programação da 30ª edição, Área Suspensa é uma cartografia dançada das poéticas de relação dos corpos que habitam a cidade de Porto Alegre. A coreógrafa Gal Martins, da Cia Sansacroma, presente no festival em setembro de 2023 com o espetáculo Vala – Corpos Negros e Sobrevidas, assina a coreografia.

Outras importantes iniciativas foram pensadas para esta edição. Uma delas é o Circuito Evoé, em homenagem à trajetória de dois grandes artistas do teatro que nos deixaram em 2023: Zé da Terreira e Zé Celso Martinez. Para produzir essa montagem de rua durante o festival, serão realizadas oficinas ministradas por grupos teatrais de Porto Alegre e membros do Teatro Oficina, resultando em um cortejo teatral pelas ruas da cidade.

PUBLICIDADE

O Programa Educativo do festival apresenta seminário, bate-papo com artistas e oficinas.A grade de programação conta com uma mostra de filmes do Teatro Oficina e do grande mestre Zé Celso Martinez, com curadoria de seu companheiro de vida e de arte Marcelo Drummond, em parceria com a equipe do festival. As mesas de debates, nos dias 14 e 15 tratarão dos temas “Formas, modos e governanças dos festivais de artes cênicas brasileiros”, em parceria com a Funarte, e sobre o Teatro Oficina e a obra de Zé Celso Martinez Corrêa. O Ponto de Encontro terá uma programação especial no Espaço 512, com artes cênicas, música e atividades especialmente pensadas para reunir o povo do festival e o público que o acompanha.

O Em Cena na primeira etapa desta 30ª edição apresentou 19 espetáculos, em 22 apresentações. Em março, o festival apresentará 8 produções nacionais e internacionais, em 14 apresentações, totalizando 27 espetáculos e 36 apresentações. A produtora Voz Cultural, que esteve à frente das 29ª e 30ª edições, apostou em pontos estratégicos, como a criação de uma direção/curadoria coletiva, ampliando assim a participação da comunidade artística local.

Mais recentemente recuperou o aporte de grandes empresas patrocinadoras como a Petrobras, que apresenta o evento, e, por fim, inseriu novamente o festival no circuito nacional de festivais e nas agendas das mais importantes companhias que circulam pelo país com seus espetáculos. “São metas que fomos alcançando uma a uma, num trabalho coletivo que durou 18 meses e ainda vai seguir até junho, quando passamos o bastão para a próxima produtora selecionada no edital da Prefeitura para organizar a 31ª edição”, afirma Vitor Ortiz, um dos coordenadores gerais do projeto.

PUBLICIDADE

O 30º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Petrobras, com patrocínio master de BB Asset, patrocínio Itaú e Zaffari, apoio especial de Soprano, apoio de TVE e FM Cultura, AACCMQ, CCMQ, Theatro São Pedro, Multipalco/Gov Estado RS, Cinemateca Capitólio, CHC Santa Casa, Sated RS, Master Hoteis, Clube do Assinante e RBS TV. A coordenação e produção são da Voz Cultural e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, PUCRS, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Programação:
O Circo Preto da República Bantu
13 de março (quarta) – 19h
14 de março (quinta) – 19h – sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 50 min – Classificação Indicativa: 18 anos
Teatro Oficina Olga Reverbel

Fronte[i]ra Fracas[s]o
15 de março (sexta) – 20h
16 de março (sábado) – 20h – sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 90 min – Classificação Indicativa: 14 anos
Teatro Renascença

PUBLICIDADE

Área Suspensa
17 de março (domingo) – 20h
Duração: 40 min – Classificação Indicativa: Livre
Teatro Renascença

Un Buen Morir
18 de março (segunda) – 20h
19 de março (terça) – 20h – sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 60 min – Classificação Indicativa: 12 anos
Teatro CHC Santa Casa

Brenda Lee e o Palácio das Princesas
19 de março (terça) – 20h
20 de março (quarta) – 20h – sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 120 min – Classificação Indicativa: 12 anos
Theatro São Pedro

PUBLICIDADE

O Avesso da Pele
20 de março (quarta) – 20h – após o espetáculo, acontece debate com Jeferson Tenório, diretora e elenco do espetáculo. Mediação de Thiago Pirajira
21 de março (quinta) – 20h – sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 90 min – Classificação Indicativa: 14 anos
Salão de Atos da PUCRS

<Tx[@]be/t_a | |=* Txabeta
23 de março (sábado) – 19h
24 de março (domingo) – 19h – sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 50 min – Classificação Indicativa: 10 anos
Aviso: a performance utiliza luz estroboscópica
Teatro Oficina Olga Reverbel

30º Porto Alegre em Cena
13 a 24 de março de 2024
Ingressos de R$ 5,00 a R$ 60,00

PUBLICIDADE

Venda de ingressos a partir de 23 de fevereiro na plataforma Guichê Web: https://www.portoalegreemcena.com

E no Campus PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 – Saguão do Living 360° – Prédio 15 – Em frente à PUCRS Store (de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h).

Locais de apresentações:
Teatro Renascença – Av Erico Verissimo, 307
Teatro do CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n
Salão de Atos PUCRS – Av. Ipiranga 6681. Campus da PUCRS
Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085
Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco TSP – Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico

PUBLICIDADE

Ponto de encontro:
Espaço Cultural 512 – Rua João Alfredo, 512

Equipe da 30ª edição do PORTO ALEGRE EM CENA
Direção artística: Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira

Coordenação geral: Vítor Ortiz, Denise Viana Pereira e Michel Flores

Coordenador de Produção: Bruno Mros

Equipe de Produção: Antônio Duarte, Caroline Kiosseski, Cinara Mattos, Fábio Restori, Franciele Angelo Vitória, Eduardo Custódio, Geovana Oliveira, João Fraga, Juliana Bittencourt, Juliano Barros, Letícia Vieira, Maurício Moura e Vitória Rodrigues

​Programa educativo:
Curadoria Especial: Renato Mendonça
Coordenação: Bruno Salvaterra
Produção: Sofia Perseu

Comunicação:
Coordenação de comunicação: Bruna Paulin
Identidade visual e ilustrações: Mitti Mendonça
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Redes sociais: Juliana Palma e Gustavo Frota – Palma Conteúdo
Design: Librae
Site: Luiza Rabello
Fotos: Beto Rodrigues, Laura Testa e Cláudio Fachel

PUBLICIDADE

PMPA / SMCEC:
Prefeito Sebastião Melo, Vice-Prefeito: Ricardo Gomes, Secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre: Henry Ventura, Secretário-Adjunto: Clóvis André Silva da Silva; Assessora especial: Adriana Martins.

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio Premium: Petrobras
Patrocínio Master: BB Asset
Patrocínio: Itaú e Zaffari​
Apoio especial: Soprano

Apoio: TVE/ FM Cultura, Casa de Cultura Mario Quintana, Theatro São Pedro, Multipalco, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Sated-RS, Cinemateca Capitólio, Master Hoteis, Clube do Assinante ZH, RBS TV

PUBLICIDADE

Realização: Prefeitura de Porto Alegre/SMCEC, PUCRS e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução

Coordenação e Produção: Voz Cultural

Acompanhe o Em Cena nas redes:
Site: https://www.portoalegreemcena.com
Facebook: https://www.facebook.com/poaemcena
Instagram: @poaemcena

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE