Artista carioca estabelecida na Alemanha há mais de 30 anos mostra no Instituto Ling um conjunto de pinturas e desenhos de cores vibrantes, incluindo quatro trabalhos inéditos criados nos últimos três anos. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, será aberta no dia 27 de fevereiro, às 19h, com entrada franca
O Instituto Ling abre seu calendário de exposições em 2024 recebendo a mostra inédita A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.
A inauguração será no dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 19h, com um bate-papo entre a artista e a curadora. Para participar, basta fazer a inscrição prévia e sem custo pelo site institutoling.org.br. A mostra é uma oportunidade para o público de Porto Alegre revisitar o trabalho de Cristina que, há mais de uma década, não tem uma exposição individual apresentada na cidade.
A pintura mais antiga exibida na galeria do centro cultural é Branco de Medo, de 1992, que abre a visita, com uma paleta de cor baixa e figuras de contornos difusos, que pertence a uma fase de investigação em modulação cromática da artista. A mais recente é a inédita Sopro, de 2023, que contém alguns antecedentes formais de sua obra, com composição e texturas.
O título da mostra remete à presença de elementos “sólidos” ou “gasosos” contrastantes. “Ele alude às mitologias do sopro que dá vida ao barro, ou mesmo ao vidro – material rígido translúcido resultante da transmutação de massa liquefeita soprada. Examinando a relação entre opacidade e transparência, a casa como signo de solidez contrasta com a imaterialidade do ar/sopro, cuja força pode tanto destruir como servir de alento, regeneração ou agente polinizador“, explica Daniela em seu texto curatorial.
A exibição poderá ser conferida com entrada francaaté o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h. Há também a possibilidade de agendamentos com mediação para grupos, sem custo, mediante inscrição pelo site www.institutoling.org.br/visite.
A mostra tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens.
Mais sobre a artista
Cristina Canale nasceu em 1961, no Rio de Janeiro, e atualmente vive em Berlim, na Alemanha. Iniciou seus estudos na década de 1980, na Escola de Artes do Parque Lage, na capital carioca, onde participou da icônica exposição coletiva Como vai você Geração 80? em 1984. Naquele período, a tendência na pintura era o neoexpressionismo abstrato, mas Cristina interessava-se por figuras e paisagens. Desde então, explora o vocabulário da pintura investigando texturas rasas, formas blocadas, campos cromáticos, nuances, sutilezas e contrastes entre porções de áreas de cor densas-sólidas e outras líquidas-transparentes.
Após firmar-se na cena brasileira como parte da Geração 80, recebeu, em 1993, uma bolsa atelier-residência do Estado de Brandemburgo, na Alemanha, e outra bolsa de estudos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na Academia de Artes de Düsseldorf. Expôs na 21ª Bienal de São Paulo (1991) e na 6ª Bienal de Curitiba (2011). Entre as suas exposições recentes, estão Entremundos, Paço Imperial, RJ (2014); The Encounter, Galeria Nara Roesler, Nova York (2021); Memento Vivere, Galeria Nara Roesler, SP (2023); e as coletivas Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos, OCA, SP (2017), Xenia: Crossroads in Portrait Painting, Marianne Boesky Gallery, Nova York (2020); e Crônicas Cariocas, MAR, RJ (2021).
SOBRE A CURADORA
Daniela Labra é curadora e professora e vive entre o Rio de Janeiro e Berlim. Doutora em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ, atua nos temas: arte brasileira, cultura visual latino-americana, performance, arte e política. Entre suas curadorias selecionadas estão Frestas – Trienal de Artes, SESC Sorocaba, SP (2017); museo de la democracia, nGbK, Berlim (2021); Ana Mendieta: Silhueta em Fogo, SESC Pompeia, SP (2023); Lygia Clark & Franz Ehrard Walther: Action as Sculpture, FEW Villa, Fulda, Alemanha (2024). Também colabora com organizações e instituições no Brasil e na Europa.
SERVIÇO
Exposição Cristina Canale – A Casa e o Sopro
Artista: Cristina Canale
Curadoria: Daniela Labra
Período de visitação: de 27 de fevereiro até 1º de junho
De segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br/visite
CONVERSA DE ABERTURA
Dia 27 de fevereiro, às 19h
Bate-papo com a artista Cristina Canale e a curadora Daniela Labra
Gratuito, mediante inscrição prévia pelo site institutoling.org.br
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação