Lilian Maus ministra oficina de aquarela neste sábado no Instituto Ling

Aquarela da série Área de Cultivo, de Lilian Maus Crédito da foto: Lilian Maus

A artista visual estará no centro cultural na tarde deste sábado, dia 13 de janeiro, ensinando diferentes técnicas que combinam o uso de lápis de cor, máscara e tinta guache

A artista visual Lilian Maus estará no Instituto Ling na tarde deste sábado, dia 13 de janeiro, ministrando a oficina de aquarelaA Poética das Águas. Das 14h às 18h, a profissional, que também atua como professora no Instituto de Artes da UFRGS, proporá uma imersão no universo da pintura, utilizando diferentes técnicas que combinam o uso de lápis de cor, máscara e tinta guache à aquarela.

A atividade conta com exercícios práticos de criação individual e coletiva, com inspiração no livro A Água e os Sonhos, de Gaston Bachelard, além de conteúdos teóricos, com uma breve introdução à história da aquarela, trazendo informações técnicas sobre sua fórmula básica de composição e seus diferentes suportes e pincéis.

As inscrições para a oficina custam R$260, com todos os materiais inclusos, e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras). Para participar da atividade, não é preciso conhecimento ou experiência prévia.

MAIS SOBRE A MINISTRANTE:
Lilian Maus 
nasceu em Salvador/BA e vive entre as cidades de Porto Alegre e Osório/RS. É professora de Pintura do Instituto de Artes/UFRGS, onde coordena o Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas (PEHPA). Sua formação inclui os títulos de Doutora em Poéticas Visuais e Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte – PPGAV/Instituto de Artes da UFRGS. Graduou-se na Licenciatura em Artes Visuais no IA/UFRGS e no Bacharelado em Artes Plásticas, tendo realizado intercâmbio na Universitat de Barcelona (UB).

É artista visual representada pela galeria Aura (SP), Roberto Alban (BA), Murilo Castro (MG) e galeria Ocre (RS). Desde 2004, vem ministrando cursos e palestras e realizando exposições em território brasileiro e internacional, tendo recebido diversos prêmios nacionais (Funarte, MinC, Açorianos de Artes Plásticas, UFPE). Seus trabalhos em pintura (óleo, guache, acrílica e aquarela) e seus vídeos têm como tema a paisagem cultural e já foram exibidos, além do Brasil, nos EUA, Canadá, México, Japão, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Rússia, Espanha, Colômbia, Chile, Uruguai e Argentina. Suas obras fazem parte de acervos públicos e privados no Brasil e exterior.

Atuou como gestora do espaço artístico independente Atelier Subterrânea (Porto Alegre, 2006-2015). Organizou publicações como A Palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais (2013), em parceria com a jornalista Isabel Waquil; Subterrânea: notas entrópicas, Atelier Subterrânea (2010); o livro de artista Estudos sobre a terra (2017); o livro infantil Mar de Brincar (2021), em parceria com os biólogos Paulo Henrique Ott e Federico Sucunza; e o catálogo Lilian Maus – obras (2023).

SERVIÇO:
Oficina de aquarela A Poética das Águas
Com a artista visual e professora Lilian Maus
Dia 13 de janeiro, sábado, das 14h às 18h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Classificação etária: 12 anos

Inscrições
R$ 260 (o valor pode ser parcelado nos cartões de crédito)

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

SOBRE O INSTITUTO LING
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura e marcado , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.